Total de acessos

Teste

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Hoje em Dia: Vendas em queda em 2016, com juros altos e crédito restrito

O mercado imobiliário andou pra trás em 2015. O volume de vendas encolheu, o estoque de empregos na construção civil despencou e a confiança dos empresários minguou. E o ano novo já começa com a sensação de que os plantões de vendas de imóveis devem continuar às moscas, pelo menos até o segundo semestre

“A construção civil e o setor imobiliário caminham no ritmo da economia. O mercado reage aos estímulos que são dados. A demanda existe e o déficit habitacional do país de mais de 5 milhões de unidades é prova disso. Entretanto, o consumidor precisa de emprego, de financiamento e de uma economia estável para comprar. Da mesma forma, os empresários reagem ao estímulo dessa demanda. E, por isso, vislumbramos que 2016 também não será um ano fácil”, diz o vice-presidente da Área Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), José Francisco Couto de Araújo Cançado.

Segundo ele, com a inflação corroendo os salários, os juros nas alturas e o crédito escasso, empresários e consumidores estão em compasso de espera.

“Não se pode falar no número de lançamentos que acontecerão, pois eles irão sair do papel à medida que a economia voltar a caminhar. É difícil realizar lançamentos num cenário volátil e instável como o país está vivenciando”, afirma.

De acordo com o vice-presidente do Sinduscon-MG, tudo leva a crer que o primeiro trimestre deste ano terá ainda menos lançamentos que no igual período de 2015, quando já houve um recuo em relação a 2014.

Choque de realidade
“As construtoras retraíram os lançamentos em 2015 e esta é a perspectiva para 2016”, diz a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário (CMI/Secovi-MG), Cássia Ximenes.

Segundo ela, o ano passado foi como um choque de realidade. “As pessoas estão pesquisando mais. Só compraram porque precisaram, casaram, separaram ou tiveram filhos. A troca pela troca está esperando e deve continuar assim pelo menos pelos próximos meses”, avalia.

Para o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, Kênio Pereira, a falta de estabilidade na economia e a dificuldade na obtenção de crédito imobiliário continuarão a fazer com que o brasileiro deixe a realização do sonho da casa própria para depois.

(Hoje em Dia - Notícias - 15/01/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

8 comentários:

  1. E ose corvinhos? Sem os 6% como irão comer o fubazinho suado?
    Os Corvos criaram essa situação, agora, colham os frutos.
    Me lembro de quando precisava comprar um imóvel e os Corvos de manhã era um valor e à tarde era outro. "Se quiser" dizia o corvo.
    Não foram éticos, seguiram o deus Mamom, tudo pelo dinheiro.
    Colham os frutos corvos.

    ResponderExcluir
  2. PONTO DE VISTA APENAS: Nao existe existe essa demanda toda nao,existia muito especulador que se ferrou e comprou bolhudinho que virou bolhudao em virtude do FIADO.
    A demanda existente e na casa dos 80 a 120 mil.Passou disso e "encalhe na certa',brazuka nao tem renda.E quem tem dinheiro ja tem casa propria e paga e nao ira comprar outra pra ter dor de cabeça.
    EX: 3/4 do salario de 4 mil reais e imposto aqui na banania.Sobra 1600 ja que tudo que se compra tem 50% de imposto incluso.

    ResponderExcluir
  3. Sou da geração que viveu "decada perdida " milhares de profissionais que tiveram que mudar de area por nao encontrarem trabalho. Anos de investimento em estudos e dedicação jogado fora. Hiperinflação e td o mais. Achei que isto tinha virado pagina da história e jamais viveríamos novamente. Vejo que estava errado. Demos alguns passos pra frente e td indica muitos outros agora para traz. Acho que o metcado vai ficar um bom e longo tempo estagnado. Ha excelentes trabalhos na web sobre esta terrível bolha ( a evolução da bolha imobiliária no Brasil). Aconselho a leitura a todos para melhor compreensao dos fatos que estao ocorrendo. Lá podemos entendet o papel de alguns atores que plantam noticias na midia pra influenciar as pessoas. Enfim recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  4. Se são os corretores que avaliam os imóveis que tentam vender, não seria melhor começarem a reduzir os preços nas avaliações? Não adianta fingir que está tudo bem, ou culpar a crise. Imóveis com preços realistas serão vendidos, o restante vai ficar até a inflação ajustar o mercado. Se os corretores da bolsa de valores agissem como os de imóveis, as ações nunca cairiam, mas também não venderiam nada.

    ResponderExcluir
  5. ATENÇAO: PULEM FORA DESSE "TITANIC CHAMADO BRAZIL" OU AFUNDEM COM ELE.

    ResponderExcluir
  6. Quando o Levy assumiu o MF, confesso que fiquei esperançoso. A esperança está morta, entretanto. Vivemos sob o império da idiotia governamental. Com o governo que aí está fica muito difícil dizer quando (e mesmo "se") a economia brasileira sofrerá a necessária correção de rumo. Pelos sinais dados pelo governo neste início de ano, arriscou os Palpites de que a inflação passará de 10% e o pib encolherá de 2,5 a 3,5%, em 2016. Não acredito em recuperação nem em 2017 (no máximo, naquele ano, teremos crescimento 0, ainda com inflação acima do centro da meta).

    É da cultura do brasileiro (aquele povo que vê virtude na malandragem) não se portar racionalmente, em matéria econômica, e sempre buscar levar o máximo de vantagem (ainda que ilusória) em cada negócio. Acho muito difícil os proprietários de imóveis que não estejam muito pressionados reduzam significativamente os seus preços (quem faz isso está realmente precisando de dinheiro ou é construtora com ações negociadas em bolsa). O ajuste dos preços será promovido pela inflação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M2 A 1500,00 IRA VENDER,ACIMA DISSO IRA ENCALHAR...OU PADRONIZA A REALIDADE OU FICA ESTAGNADO,JA QUE A RENDA IRA DIMINUIR TAMBEM..OU PELA INFLAÇAO OU PELO DESEMPREGO EM MASSA.
      XEQUE-MATE...SOLUÇAO: SO MUDANÇA DE MODELO ECONOMICO PRA RESOLVER...E DESGOVERNO INSISTE EM NAO MUDAR,PRA NAO ABAIXAR IMPOSTOS AOS NIVEIS IGUAIS AOS EMERGENTES.50% IMPOSTOS,NAO EXISTE EM LUGAR ALGUM DO MUNDO.TODOS EMERGENTES TIVEREM PIB POSITIVO.SO AQUI E NEGATIVO,EXEMPRLO: PARAGUAY,MEXICO,VIETNAN,INDONESIA,PERU.COLOMBIA,CHILE....PAISES ONDE ESTAO INSTALADOS O IMPOSTO UNICO.MUITAS EMPRESAS DO BRASIL ESTAO INDO EMBORA AO PARAGUAY ONDE O IMPOSTO DAS EMPRESAS E APENAS 1% DO FATURAMENTO,ENERGIA/AGUA 90% MAIS BARATA,MAO DE OBRA 80% MAIS BARATA,PROCUREM SE INFORMAR SOBRE" A LEI MAQUILA - MODELO ECONOMICO PARAGUAYO"

      Excluir
    2. Vi ontem uma casa de 360m² por R$1200000,00 no BARREIRO. Putz! Olha a cabeça desse povo. Com essa grana eu moro em uma praia paradisíaca e ainda com grana no banco.

      Excluir