Total de acessos

Teste

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Infomoney: Imóveis não são bom investimento, atesta economista

"De que vale um tijolo posto, um imóvel construído, sem que aquele ativo traga retorno?” [...] De acordo com os últimos levantamentos, os imóveis já apresentam queda real em seus preços em todas as grandes capitais brasileiras. [...] historicamente, o retorno de aluguel sobre o valor do imóvel é de 0,5% ao mês. No entanto, atualmente, é bastante fácil encontrar proprietários aceitando aluguel bastante abaixo disso

O investimento em imóveis é um dos favoritos do brasileiro. Muitas pessoas acreditam, inclusive, que essa seria a única modalidade de investimento realmente segura, uma vez que “na pior das hipóteses, o investimento está lá, o tijolo está colocado”. “Mas de que vale um tijolo posto, um imóvel construído, sem que aquele ativo traga retorno?”, questiona o economista e assessor de investimentos da Atlas Invest Max Scatimburgo.

O assessor de investimentos comenta que o setor imobiliário cresceu muito na última década, no entanto, não é possível saber até quando esse patamar será mantido. De acordo com os últimos levantamentos, os imóveis já apresentam queda real em seus preços em todas as grandes capitais brasileiras.

Max explica que, historicamente, o retorno de aluguel sobre o valor do imóvel é de 0,5% ao mês. No entanto, atualmente, é bastante fácil encontrar proprietários aceitando aluguel bastante abaixo disso.

Na ponta do lápis
“Para colocar em exemplo práticos, simulando um ‘mundo perfeito’, onde não há vacância ao imóvel e para os investimentos financeiros não há riscos de credito ou volatilidade (o que pode-se notar em produtos de renda fixa), para termos um retorno líquido de 1% ao mês, basta um retorno 85% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) em algum produto isento de IR como as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)”, aponta o assessor de investimentos.

Contudo, Max explica que a economia é feita de ciclos. Há alguns anos, com a Selic abaixo dos 8% e a economia em crescimento, o cenário era diferente e muitos proprietários de imóveis tiveram excelentes retornos.

Porém, essa mesma crise pode trazer oportunidades para quem quer investir no setor, acredita Antonio Brown, sócio da XCare Investimentos. Brown aponta que muitas construtoras fazem, no momento, liquidações de seus imóveis, oferecendo descontos interessantes.

O assessor explica, contudo, que o dinheiro que pode ser usado para investir em imóveis não deve ser pensado para liquidez, uma vez que o mercado está devagar. Além disso, ele comenta a atual rentabilidade mais atrativa da renda fixa, no entanto, um imóvel comprado com valor abaixo do mercado também pode trazer rendimento interessante, na visão dele.

Fora isso, o investidor ainda contará com outras preocupações: observar as características do imóvel, procurar uma boa assessoria e lembrar todas as taxas e gastos que envolvem a aquisição de um imóvel, incluindo gastos com mobiliário e manutenção, por exemplo.

(Infomoney - Onde Investir - Renda Fixa - Notícia - 18/02/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

33 comentários:

  1. Já estou vendo as noticias deste site a 2 anos falam da bolha que os imóveis vai baixar , isso tudo é conversa fiada , entrem no site de classificados pra ver no Rio de janeiro os preços continuam bem altos só baixa o preços dos imóveis na planta o qual quem comprar Com desconto ainda corre o Risto da construtora falir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zona norte de São Paulo, Caieiras e Jundiaí não abaixou nada. Só baixam preço na planta, proprietário prefere esperar. Faz 02 anos que espero e nada...

      Excluir
    2. .
      E por que você acha que as construtoras não estão contratando mais, só demitindo? O preço na tabela é uma coisa, na compra é outra. As construtoras estão em desespero, mas não querem posar de derrotadas...
      .

      Excluir
    3. Chega la com metade do preço a vista e vê se eles não fecham negocio na hora!

      Excluir
    4. Mais é óbvio que não vai ter muita alteração em anúncio. Principalmente por parte de construtoras. Se adequarem os anúncios, o nível de distratos, será ainda muito maior. A bolha está no momento de haver queda na MESA DE NEGOCIAÇÃO, já os anúncios podem notar que não estão aumentando (RARÍSSIMAS EXCEÇÕES). quem insistir em não vai baixar, vai ver o seu imóvel sendo corroído pela inflação.
      Viva o rentismo. Hoje em dia dinheiro bem aplicado, por exemplo, uns R$ 500.000 rende mais de R$ 5.000 mensais. Quem vai querer tirar dinheiro pra investir em imóvel? Só se for doido.

      Excluir
    5. Respondendo ao 14.28 hs vai lá VC e manda 50% do preço rsrs rsrs sonhador cai na real ..imóvel não é batata que VC compra barato na roça

      Excluir
    6. Cidadao, o Brasil não se resume a rio de janeiro nao viu!!!! O país é bem maior do que vc pensa, faltou na aula de geografia foi?

      Excluir
    7. Anônimo 16:10, ou melhor senhor corretor ou senhor investidor. É por isso que vivo de aluguel com meu rendimento retornando o dobro do valor do aluguel. Detalhe o valor do rendimento é o valor do ímóvel. Problema de quem não quer baixar, não vai vender mesmo e vai perder dinheiro com aluguel que rende menos que rentismo.

      Excluir
  2. Moro no Rio e Janeiro e concordo com a anônimo 09:34. Os imóveis usados na Tijuca continuam com preços exorbitantes. Receio aguardar 10 anos e não encontrar imóveis com preços mais justos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Anônimo das 10:03. Não esqueça que apreçado acaba comento cru e pode ter uma baita indigestão.
      Lembra da letra de um famoso samba interpretado por Martinho da Villa?

      "É devagar
      É devagar é devagar devagarinho
      É devagarinho
      É devagar
      É devagar é devagar devagarinho
      Devagarinho é que a gente chega lá
      Se você não acredita você pode tropeçar
      E tropeçando o seu dedo se arrebenta
      Com certeza não aguenta
      E vai xingar

      (refrão)

      Eu conheci um cara
      Que queria o mundo abarcar
      Mas de repente deu com a cara no asfalto
      Se virou olhou pro alto
      Com vontade de chorar

      Sempre me deram a fama
      De ser muito devagar
      E desse jeito vou driblando os espinhos
      Vou seguindo o meu caminho
      Sei aonde vou chegar".

      Carioca gosta de sofrer o ano inteiro, seja com o calor infernal, pela falta de segurança na cidade, sistema de transporte precário etc.! Portanto, a desgraça vai chegar "devagar devagarinho" - para não doer tanto.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Corrigindo a mim mesmo, "apressado" se escreve com dois "s" e não com "ç". Desprezem minha burrice.

      Excluir
  3. As construtoras estão dando desconto de 40% por está bem próximo da falência ..

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, 2 anos inventando notícias!
    Se liga!!!
    Onde moro, tenho 5 exemplos de queda de preço!
    Ou de valorização mínima em relação ao imóvel no lançamento até a entrega.
    Essa valorização está abaixo da inflação de 1 ano, sendo que já passaram 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde VC mora na roça ou na baixada ..

      Excluir
    2. Legal, vou comprar uma cabana aí na roça que vc mora...

      Excluir
    3. Corvaiada tá nervosa. Paguem meus juros. Investimento em imóvel??? Nunca!!

      Excluir
    4. Moro no Rio , onde VC não tem grana e nem vai ter pra comprar aqui .

      Excluir
    5. Também moro no Rio e não sou otário para pagar preços altos e não ter saneamento básico adequado. (O Rio fede!)
      Moro no Rio, mas não sou burro a ponto de pagar caro e não ter segurança pública satisfatória.
      Moro no Rio e não sou idiota a ponto de pagar caro e desfrutar de um dos piores sistemas de saúde do Brasil.
      Moro no Rio, tenho dinheiro e não vou pagar caro para sustentar vagabundos metidos a espertinhos.
      Moro no Rio e sei que aqui não é a França, Inglaterra, Suíça ou Suécia. E bem sei que de maravilhoso aqui tem muito pouco ou quase nada.
      Isto é, moro no Rio - mas não sou imbecil!

      Excluir
    6. Só pelo que escreveste já dá para concluir que és, sim, um imbecil! O perfeito idiota que se aproveita do anonimato para escrever idiotice.
      O Rio é uma cidade fantástica. A sua natureza exuberante e única. Morar na Urca, em Ipanema, no Leblon, no Jardim Botânico ou na Lagoa e um privilégio.
      Só fala mal do Rio quem perdeu a capacidade de ser feliz. Pessoa azeda. Você deve ser uma pessoa azeda...

      Excluir
    7. Sou azedo não. Nem ando de mal com a vida. Moro na zona sul também - Jardim Botânico. Da minha varanda vejo o cristo de braços abertos todos os dias, só que de costas para mim - uma área verde lindíssima realmente. E por zona sul, para quem não é do Rio, entenda: um pequeno reduto onde chegaram alguns serviços - nem sempre de tanta qualidade -; ou uma junção de bairros de classe média média ou média alta rodeados de favelas; ou, ainda, alvo de constante cobiça de marginais falidos que procuram dar um "up" em suas bocas de fumo; Palco de inúmeros arrastões; etc.
      Para que você saiba, caro Anônimo das 22:30, minha capacidade de ser feliz é elevadíssima! E minha felicidade se potencializa quando percebo que não caí em armadilhas de vigaristas tais como o senhor/a, ou quando percebo que minha vida financeira é saudável e que sou inteligente o suficiente para saber que o Rio de Janeiro não é a maravilha que você afirma.
      Mas tudo bem... Carioca é assim mesmo: etnocêntricos até o último suspiro; desejam profundamente passar uma visão reduzida de uma cidade em que sua composição "urbana" é de 90% favelas sem qualquer tipo de infraestrutura, mais 9% de bairros com serviços razoáveis (zona sul) e 1% de bairros +/- organizados espalhados pela cidade. Além disso, o ego do carioca/fluminense é bastante elevado: nos achamos os últimos biscoitos do pote. Porém, para aqueles que vem de fora (e não são bobos), já devem ter percebido que por aqui o ego é muito alto, mas a competência muito baixa: um mix de arrogância, pedantismo e muita gíria com sotaque - que achamos que não temos!
      Enfim, Anônimo aí de cima ... Se acha tão ruim meu anonimato, por que posta também como anônimo? =/


      Passe bem!

      Excluir
  5. Corvo detected ou então inocente detected que acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, ANÚNCIO...
    Se acompanha mesmo as notícias, só neste site já foram diversos argumentos muito plausíveis explicando o contexto do rio.
    A bolha atualmente tá na fase do aluguel baixo. Brasileiro é meio burro pra aprender. Então leva tempo pra ver que dinheiro investido traz muito mais retorno que aluguel.

    ResponderExcluir

  6. .
    Esse economista estudou tanto tempo para chegar a essa conclusão só agora. A maioria de nós que nem somos economistas já sabíamos disso há anos.
    .
    Como é duro ler matéria de gente do mercado imobiliário que nem consulta este blogue...
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos estão percebendo só agora o que está acontecendo, achavam que era só uma fase esta estagnação, e aí começam a pesquisar e acabam por aqui, nem imaginam que a regulação natural do mercado levará anos a fio...

      Excluir
  7. Imóvel não é bom investimento. Nunca foi. Falta rentabilidade e falta liquidez.
    A vantagem do imóvel é que, em regra, ele conserva o valor do patrimônio familiar, a longo prazo, por causa, justamente, da falta de liquidez (a pessoa tem de estar muito determinada para torrar um imóvel) e do menor risco de perda do bem (mas a rentabilidade, na média, sempre foi ruim).
    O investidor até pode ganhar muita grana com imóvel, mas isso não é a regra (como muitos acreditaram). Precisa comprar na hora certa e saber o que comprar. Comprar apartamento ou terreno residencial em condomínio, por exemplo, é uma grande furada, por conta dos custos envolvidos.

    ResponderExcluir
  8. O cara não sabe nem escrever e quer dar aula aqui (Anônimo24 de fevereiro de 2016 09:34)! O preço anunciado é uma coisa, fechado garanto que não chega perto (ademais, a inflação corrói o preço). Em SP, até em áreas valorizadas, ninguém vende nada! (moro na Vila Mariana/SP) - e, antes que fale algo, sou do RJ (Flamengo) e tenho ap por lá. Aluguel caindo e apartamentos com placa de aluga-se por 6 meses e até mais! A exemplo do colocado acima, quem tem 500k e compra imóvel, no mínimo é burro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai trabalhar pra da merda e arrumar dinheiro pra comprar um apt no Rio. Duro não compra ..

      Excluir
  9. Muito corvo comentando....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corvaiada tá nervosa. Acabou a lagosta e tão comendo só coxinha. Ficam o dia inteiro sem fazer nada. Melhor mudar de profissão.

      Excluir
  10. Roceiro detected? Se você estivesse vendendo imóveis, não estaria aqui com um bando de lisos e roceiros (como você mesmo falou)!! Você estaria vendendo. Vai trabalhar, sem noção. Você aqui no blog lendo todos os comentários só demonstra o nível do desespero.

    ResponderExcluir
  11. Site dos pobres sem teto ..

    ResponderExcluir
  12. Kkk. Os roceiros estão tentando espantar os corvos de plantação.

    ResponderExcluir
  13. Muito corvo a toa na imobiliaria!!!!

    Vao estudar em livros...deixem a internet um pouco e tentem pelo moenos aprender algo de util pra se fazer na vida!!!!
    Se mesmo assim quiser ser ave, que pelo menos seja um corvo com algum misero conteudo

    ResponderExcluir