Total de acessos

Teste

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Portal R7: Abecip prevê mais queda no financiamento imobiliário pelo SBPE

Essa previsão representa uma queda em relação aos cerca de 60 bilhões de reais previstos para este ano e menos da metade dos 113 bilhões de reais em 2014, pico histórico do setor

As sucessivas quedas no volume de recursos da caderneta de poupança farão com que a principal fonte de recursos para financiamento imobiliário se estabilize num patamar inferior ao atual, disse o presidente da entidade que representa o setor, Abecip.

"Acredito que o ponto de equilíbrio seja um volume de financiamento do SBPE ao redor de 50 bilhões de reais por ano", disse o presidente da Abecip, Gilberto Duarte.

Essa previsão representa uma queda em relação aos cerca de 60 bilhões de reais previstos para este ano e menos da metade dos 113 bilhões de reais em 2014, pico histórico do setor.

Segundo Duarte, o movimento reflete em parte os fortes resgates na caderneta de poupança desde o ano passado, dado que a aplicação tem proporcionado rentabilidade bastante inferior a que é oferecida pelo CDI, hoje ao redor de 14 por cento ao ano.

"Quando as taxas de juros começarem a baixar, creio que surgirão instrumentos de mercado que ajudarão a criar novos instrumentos para financiar o setor", disse Duarte.

A caderneta de poupança teve saída líquida de 5,380 bilhões de reais em março, segundo pior desempenho para o mês na série histórica iniciada em 1995, perdendo apenas para março do ano passado (-11,438 bilhões de reais), informou o Banco Central nesta quarta-feira. No primeiro trimestre, os saques líquidos somaram 24,050 bilhões de reais, sendo saldo negativo de 21,441 bilhões de reais via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

(Portal R7 - Economia - 12/04/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. Quando começa a doaçoes de imoveis hein?....ja que nao vende mesmo...ne?...Coisa de pais e povo falidos....

    ResponderExcluir
  2. Calma isto é só o começo!

    ResponderExcluir
  3. Tem gente financiando ainda????????
    Mãe do céu...
    Pra financiamento indexado não tem impeachmant, só travesseiro quente...

    ResponderExcluir
  4. Eu estava investigando alguns motivos do imóveis ainda não terem os preços baixos. Cheguei a conclusão que quem está mantendo o setor ativo são aqueles compradores que vão comprar o imóvel pela primeira Vez seguido ainda da oportunidade de financiamento relativamente fácil. Pois hj praticamente ninguém mais consegue pagar o imóvel enquanto ele está sendo construído como era feito no passado. Até mesmo devido aos preços elevados. Outra dado que a pesquisa mostrava era que cerca de 70% desses compradores acha que o preço está muito alto mas por ser o primeiro imóvel da pessoa ela fará todo o possível para pagar.

    Eu acompanho o mercado em Recife desde 2015. Vi vários imóveis triplicaram e até quadruplicaram os preços. Os corretores ainda insistem nos valores altos. Os preços só baixaram realmente rápido quando o governo cortar o financiamento ou chegar a quota de 50% ou menos. Pois aí equilibrariam os preços.

    Micael Nunes

    ResponderExcluir
  5. Desde de 2012 eu quis dizer.

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao vejo muita queda de preço. E quando ha desconto ou um preço menor ainda é muito caro para a realidade do brasileiro.
    As construtoras ainda estao resistentes a reduzir o preço dos imoveis, e o pior disso sao os corretores que dificultam na negociação, parecem ainda que nao aceitam a realidade.

    ResponderExcluir