Total de acessos

Teste

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Construtora de ilusões: Pessoas que investiram e ficaram sem os imóveis

Se deparou com prédios abandonados, mato alto na frente, estrutura interna danificada. Assim como a maioria dos compradores da construtora, Greice estava à beira da depressão. [...] Nas mãos, um contrato de setembro de 2010 e que hoje, quase seis anos depois, ainda não foi cumprido

As economias e a casa que ganhou da mãe se tornaram o vazio da perda para Greice dos Santos, 33 anos. Vendedora em Criciúma, viu como oportunidade comprar um apartamento da Criciúma Construções no condomínio Jardim das Camélias, no bairro Ana Maria. Usou as economias que havia guardado para investir e depois alugar o apartamento. Como precisava pagar a prestação, deixou o aluguel e foi morar com a mãe em Balneário Rincão. Nesse tempo, recebeu a proposta para adquirir um imóvel no Ecovillage, condomínio residencial que teria 39 torres e uma estrutura interna para atender os moradores. Com o valor de uma casa que ganhou da mãe, Greice comprou outro apartamento da Criciúma Construções.

Na última segunda-feira, pela primeira vez, a vendedora foi até um deles. Pisou no Jardim das Camélias, mas não encontrou o que comprou. Se deparou com prédios abandonados, mato alto na frente, estrutura interna danificada. Assim como a maioria dos compradores da construtora, Greice estava à beira da depressão. Agora consegue ter discernimento que o erro não foi cometido por ela, mas nem sempre pensou assim:

– Na época que estourou, me senti culpada por ter feito um mau negócio. Continuo morando em um lugar um pouco pior, não tenho mais minhas economias. Hoje eu sobrevivo. Infelizmente, é assim que me vejo, sobrevivendo.

Sonhos destruídos
A situação do Jardim das Camélias é mais fácil de ser resolvida. Os moradores se mobilizaram para contratar uma nova construtora, que fará a obra. No Ecovillage, porém, o problema é maior. Não há qualquer perspectiva, ainda mais que uma nascente foi encontrada dentro do terreno:

– Meu maior sonho é ver pelo menos esse aqui (Jardim das Camélias) pronto. E quanto ao Ecovillage, espero no mínimo ter algo de volta (financeiramente).

Da janela da sala, o crescimento imobiliário de Criciúma já cobriu a vista que a aposentada tinha do pátio de obras. Por pelo menos cinco anos, Samira Thomé, 73 anos, morou junto com a família da filha, enquanto aguardava a entrega de dois apartamentos no Condomínio Supreme. Hoje, uma das torres está no oitavo andar, e a outra inicia. O esqueleto destoa da vizinhança, repleta de prédios novos.

Por sugestão de um corretor, ela trocou a casa de 240 metros quadrados e dois terrenos pelos apartamentos no condomínio, com a intenção de ficar mais perto dos filhos. O Supreme deveria ter sido entregue no final de 2013:

– A pessoa que comprou a minha casa não está pagando IPTU, a casa está no meu nome ainda, mas não posso voltar. Estou com o nome sujo na prefeitura. Penso que com 70 e poucos anos, não tenho mais que estar pensando no que fazer, deixei na mão de Deus.

O imóvel é um dos 48 que ainda não estão incorporados, ou seja, se a empresa for à falência, os terrenos podem ser usados para pagar os credores:

– Era para eu estar feliz porque meu marido nos deixou muito bem. O que eu tinha em Criciúma era fruto da luta de vida dele, que batalhou por aquela casa. Eu até peço perdão a ele pelo negócio sujo que eu fiz.

Na sala com poucos móveis, a pensionista de 55 anos tenta deixar as peças alugadas com cara de lar. O pagamento mensal é dividido com a filha mais velha, que é casada, e o espaço é compartilhado com a mais nova, de 13 anos. Nas mãos, um contrato de setembro de 2010 e que hoje, quase seis anos depois, ainda não foi cumprido. Para Neusa Maria da Silva Gonçalves, o sonho de trocar a casa em Torres (RS), por dois apartamentos em um condomínio em Criciúma se tornou um pesadelo.

O único bem que ela tinha herdado do marido, para deixar para os filhos, foi entregue para quitar as duas unidades do Ecovillage. Com a lentidão no início da obra, Neusa começou a procurar respostas.

– Eles iam dando desculpas, dizendo que o imóvel era muito grande e que tudo tinha que estar dentro da lei. Depois, falaram de uma nascente. Chegaram a levantar um bloco com dois andares apenas, e depois estourou tudo – relembra.

Nos primeiros meses, a Criciúma Construções contribuía com R$ 300 em aluguel, já que as duas unidades foram pagas à vista. A partir de maio de 2014, o repasse parou e os problemas se agravaram. Estourados os prazos para entrega das unidades, uma prevista para dezembro de 2014 e outra para junho de 2015, a luta agora é para incorporar o terreno. A associação dos credores do Ecovillage critica a demora na atuação do gestor judicial, que deveria atuar como um facilitador.

– Nossa intenção é resguardar a área, que não seja prejudicado caso venha entrar em falência. Eu perdi tudo. Na verdade eu entreguei o patrimônio que era parte dos meus filhos também, então eu me condeno muito disso, eu sofro bastante – lamenta.

(Diário Catarinense - Notícias - 17/08/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

24 comentários:

  1. " Por sugestão de um corretor...". Acreditou nessa raça e se ferrou. Sinceramente tenho pena dessa senhora, mas o corvo não teve . Depois essas medas querem ser respeitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que vai explodir no futuro: plano de previdência privada. Vão acreditando no gerente do banco...

      Excluir
    2. Será que foi o Stabile ? É bem o discurso dele.

      Excluir
  2. Comprar imóvel na planta? Nem morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na "pranta cria raiz", por isso chama-se Imovel.....voce fica imovel e sem dinheiro da "prantaçao" "intende"...nao tem pra onde correr...ainda mais com esse monte de bolhudos ai as traças....kkkkk valorizaçao de 30% aa.Otimo desinvestimeto por decadas....

      Excluir
  3. Comprei um imovel na planta em junho de 2014, e fiz o distrato em abril de 2015. Só perdi 31884,00 REAIS, por esta burrice, entre corretagem, TAC,e prestações.
    Ate que em fim, acordei antes, pois o prejuizo poderia ser maior.
    Pois, na época o valor do Ap. custava aprox. 278000,00, e hoje estão anunciando por 290000,00, quer dizer, quem comprou na época vai pagar mais caro de que quem está comprando hoje.
    Na época, eu avisei para o meu colega que comprou no mesmo prédio, e falou que eu não estava agindo certo em desistir, no entanto hoje está desesperado para fazer o distrato e se vacilar vai tomar o prejuízo maior que o meu.
    O meu erro ficou caro, porque perdi muito, pois os corretores amaldiçoados mentiram pra mim, dizendo que seria o melhor negócio da minha vida.
    Mas Deus é maior, pelo menos hoje estou mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Agora é pagar o pato ou você achou que daria o cano?😂

    ResponderExcluir
  5. Não temam, Termer tem à solução!😅

    ResponderExcluir
  6. Por isso que eu digo
    Ninguém precisa de corretor para atrapalhar vendas e compras, contrate um despachante por 200.00 que faz tudo.
    Eu fiz e ficou muito mais barato.
    Se meu imóvel tivesse nas mãos dos corvos, até hoje estaria imóvel kkkkkk kkkkkk
    Chupa Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Compre na planta, só que a planta era Mandioca...aí ai
    Tem uma hora específica para se obter sucesso nessa viagem, precisa acompanhar o mercado, o tempo de lateralidade (que são anos) e a proporção com outros investimentos, evolução do CDI, inflação, câmbio, etc...
    A última alternativa seria acreditar em corvos, pois SEMPRE é a hora, são vendedores sem ética, sem transparência, sem verdade...
    Se não tem vontade e nem tempo para isso, vai na Mandioca mesmo e esteja vivo para auferir seus lucros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que esperar ética de vendedor é querer demais. " Vender é a arte de enganar" .

      Excluir
  8. A terra do pau Brasilis é um campo fértil para se vender promessas, status e investimentos voláteis...
    Não é a toa que aplicaram o golpe da bolha, com venda falsas na planta concomitante com o alongamento do financiamento indexado para convencer muitos...de que, do dia para a noite,
    a grande oportunidade chegara, a procura através de financiamento se expandiu artificialmente ( distratos hoje) e triplicaram-se os preços.
    Agora, se não baixar preço, daqui a 5 anos a gente paga o que vocês pedem hoje...
    Obs: SEM financiar...

    ResponderExcluir
  9. Já disse aqui... todos os setores da econômia estão com resultados negativos... o de imóveis ñ seria diferente. Valores de imóveis em Leilão ñ podem ser considerados. Decisões judiciais em embargos à arrematação dizem que 'ñ quer o devedor fazer bons negócios em leilão'... Percebo que os imóveis que estão à venda com descontos altos são de pessoas q precisam vende-los por razões diversas... blá... blá... blá....já disse aqui tb... o assunto comporta aprofundamento sob várias vertentes e este blog ñ é o local apropriado... a grande maioria dos leitores, salvo exceções, entendem de plantação de milho... casa de pombos, corvos... kkkkkkkkk
    Já estou lendo as várias manifestações desqualificadas tecnicamente e preconceituosas.....
    Ahhhhhh... antes que eu me esqueça... Perguntem ao Donald trumph se imóveis são ou não são investimentos... ou perguntem a qualquer estudante de primeiro ano de economia.... O fato do investimento ser móvel (aplicações) ou imóvel, ñ lhe retira a natureza de investimento... Existem aplicações que o investidor ñ pode resgatar o dinheiro investido por 1/2/3 anos... nesse período o dinheiro investido está 'imovel'... kkkkk.... podem até registar, mas terá que pagar multas e etc.
    O fato de outras aplicações possuírem maiores rentabilidades do que o investimento em imóveis, não lhe retira a natureza de investimento. A não ser que vc possua 1 imóvel para moradia... ainda assim penso q seja um investimento... ou ñ existe $$ investido nele???
    Abraços a todos meus fãs... bons negócios... kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, você tem razão. Imóvel foi um Investimento, ótimo por sinal, entre 2006 e 2012. Nos 30 anos antes foi um péssimo Investimento, assim como agora o será por outros 30 anos. O que embrulha o estômago da maioria que comenta nesse Blog é a negação da realidade dos "atores" desse mercado, que seguem batendo na tecla de aumento iminente dos preços dos imóveis. Não vão aumentar um centavo acima da Inflação durante muitos e muitos anos. Por fim, cada um faz o que bem entende com o seu dinheiro, mas nesse contexto, fica claro que compra de Imóvel, só para moradia e mesmo assim, somente se o Comprador tiver muita restrição ao aluguel, que financeiramente hoje faz muito mais sentido. Um abraço!

      Excluir
    2. Ei Corvo analfabeto! Vc está querendo dizer então que um apartamento de 40 metros quadrados custar 200.000 reais é investimento?
      Vá virar concreto pois Vc não sabe nem quanto é 1+1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Deve estar se remoendo por dentro e torcendo para que a Dilmaburra não perca o mandato pq quando isso acontecer, o Doutor Temer vai entrar de voadora no minha casa minha trinca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e no bolsa família.
      Adorei os militares na Olimpíada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a esquerda mortadela deve tá rasgando o cu com a unha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chupa esquerda
      Chupa Guilherme
      Chupa Dilma
      Chupa bolha
      Chupa Quem investiu em MRV e TENDA pagou 200.000 e descobriu que não vale 30.000 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Delicia
      Rindo rios de felicidade
      E recebendo meus juros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk paga direito viu Guilherme enquanto Vc recebe 2,5% aa eu recebendo 9% aa em aplicações morando em uma cobertura pagando micharia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aluguel morrendo de felicidades

      Excluir
    3. Que descolamento da realidade ! Fã de um mané igual a vc? kkkkkk, Corvinho safadinho ! Ninguém nega que imóvel é investimento; o que ocorre é que trata-se de um péssimo é investimento.

      Excluir
    4. Poupança lixo tá rendendo mais que imóvel e tem liquidez diária! o tesouro tb tem liquidez diária mas tem que ser pelo IPCA enfim tem vários investimentos com liquidez diária é só estudar amigo eu tb invisto em imoveis e só estou tendo prejuízo com condomínio já baixei o preço e não consigo vender mas se eu vender não consigo comprar a casa que quero e tb não sei o que estes governantes vão decidir o ano que vem prq com as contas publicas neste desastre é bom não colocar todos os ovos em uma cesta só prq um governo desesperado pode tomar medidas desesperadas! e ter muitos imoveis em um país de politicas e economia de loucos é muito ariscado pra abandonar tudo e ir embora. Donanld Trump tem imoveis em uma país de economia e moeda forte o que ele tem no Brasil não é 0,1% do patrimônio dele!! Estas suas afirmações aí são tipicas de pessoas leigas que não acompanham nada de economia!Os preços dos imoveis vão cair sim prq o brasileiro não abe poupar e só vive de empréstimo e a cx sem dinheiro o mercado parou mas tb não decidem se tiram a demônia logo! O Brasil é muito bagunçado mas tem os juros mais altos do mundo e isso compensa e muito mas não pode ficar vacilando qnd bater o desespero!

      Excluir
    5. Vc é muito influente, Conhece até o Trumph. Parabéns ! Ele te aconselhou a continuar investindo em imóveis ? Corvinho de merda deixe de ser otário .

      Excluir
    6. Só te corrigindo Guilherme, há várias aplicações com liquidez diária sem IR que rendem o triplo do retorno com aluguel. Para as aplicações de médio e longo prazo (são as com maior rendimento) o dinheiro não fica "imóvel", fica valorizando 1,1 a 1,3% ao mês. Quem faz esse tipo de aplicação, tem ciência desse fato. Há uma gama muito grande de aplicações diversas.
      Já com imóveis, o seu capital fica de verdade "imóvel" e até pior está reduzindo. Pra quem então comprou na planta, o dinheiro "imóvel" perdido é de doer.

      Excluir
  10. Vc é o único representante dos Corvos, cara você é corajoso.

    ResponderExcluir
  11. Se ninguém comprasse imóvel na planta essa choradeira não estaria acontecendo...não comprem ilusão, não comprem na planta...sejam inteligentes meu povo.

    ResponderExcluir
  12. Não tenho dó nenhuma. Brasileiro só aprende no fundo do poço e levando ferro. Volto a repetir imóvel pode ser um investimento, mas a principal função é MORADIA. Para pessoas físicas (não jurídicas como construtoras etc), na grande maioria das vezes não é investimento. Vc compra um imóvel sabendo que na região haverá uma melhoria na infraestrutura (vias de acesso, comércio etc) e depois vende. Isso é investimento. Agora, comprar um imóvel sem nenhuma melhoria externa e querer vender com lucro de 30% ao ano isso é especulação.
    Tomara que essa crise concietize uma grande parte dos brasileiros sobre os imóveis.

    ResponderExcluir
  13. -O de imóveis não seria diferente...
    Onde estavas em 2012??????
    -O de imóveis piorou mais ainda..., não seria a colocação mais verdadeira e sensata pra quem se mete a sabido dos preços neste mercado predador?

    ResponderExcluir