Total de acessos

Teste

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Infomoney: "Ficou para trás a época em que comprávamos imóveis na planta"

Caso seja necessário utilizar o dinheiro com certa urgência, o proprietário do imóvel provavelmente vai ter que aceitar vendê­-lo por um valor bem inferior ao investido, principalmente em um momento de economia enfraquecida como o atual. Além disso, quem pretende comprar para depois que o imóvel ficar pronto ganhar renda de aluguel deve lembrar que o rendimento proporcionado pela locação chega a ficar abaixo do rendimento pago pela poupança

Considerado um investimento sólido e conservador, o mercado imobiliário tem mostrado um outro lado nem tão vantajoso nos últimos tempos, marcado por um cenário de crise política e econômica, assim como altos juros. Segundo Antonio Brown, assessor de investimentos da Xcare Investimentos, ficou para trás a época em que comprávamos imóveis na planta e víamos os preços subirem exponencialmente.

“Podemos comparar o mercado imobiliário com o mercado de ações, porque agora temos que escolher muito bem de quem estamos comprando, como vamos pagar e para qual finalidade compraremos um imóvel”, conta Brown.

Riscos
Com relação aos riscos de comprar um imóvel na planta, Brown cita o potencial de pagamento do comprador e a entrega do imóvel pela construtora. “São princípios que não podem ser negligenciados na hora de assinar o contrato. Temos que saber de qual construtora estamos comprando, sua saúde financeira, histórico de entrega de imóveis, além de qual o poder do investidor de pagamento de longo prazo, haja vista, as taxas de juros altas e a inflação vigente”, diz.

Brown também lembra que o investimento no mercado imobiliário não é sinônimo de liquidez, ou seja, não é possível rever imediatamente o capital investido. Caso seja necessário utilizar o dinheiro com certa urgência, o proprietário do imóvel provavelmente vai ter que aceitar vendê­-lo por um valor bem inferior ao investido, principalmente em um momento de economia enfraquecida como o atual.

Além disso, quem pretende comprar para depois que o imóvel ficar pronto ganhar renda de aluguel deve lembrar que o rendimento proporcionado pela locação chega a ficar abaixo do rendimento pago pela poupança. “Hoje um imóvel comprado por R$ 500 mil rende locado mensalmente e já descontado o imposto de renda, em torno de 0,4% ao mês”, explica.

O momento é delicado no setor imobiliário, e Brown lembra que aqueles que querem comprar agora devem pesquisar e aproveitar os grandes descontos oferecidos pelas construtoras. “Graças à crise que estamos passando, as construtoras estão fazendo feirões, promovendo descontos bastante agressivos”, conta.

Além disso, o assessor conta que também é possível colocar o seu imóvel no negócio, já que as construtoras estão aceitando imóveis nas negociações: “Você coloca o seu imóvel no negócio, não precisando ter que esperar para vender, e consegue comprar um imóvel melhor e novo”.

Dentre as alternativas de ganhar dinheiro com imóveis, Brown cita os fundos imobiliários, a gestão ativa de imóveis para locação e o crowfunding imobiliário. Apesar disso, explica que uma pesquisa prévia é fundamental, assim como, um auxílio especializado: “O importante é planejar, ser bem assessorado por um corretor de imóveis e fazer o seu planejamento financeiro de longo prazo. Assim, mesmo com a crise, podemos ter bons retornos no mercado imobiliário”.

(Infomoney - Onde Investir - Fundos de Investimento - Notícia - 01/09/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

18 comentários:

  1. Reportagem do DESESPERO!!!
    Começa até bem falando de imóvel na planta, como está ruim! Mas depois: "descontos agressivos", "0,4% de 500mil em aluguel", "bem assessorado porum corretor", #euacredito #sqn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa de corvo....depenado ja kkkkk...bica e assopra...Vih ..tenho que tomar vacina dia 10 ...vacina anti-corvo...kkkkk

      Excluir
  2. "O importante é planejar, ser bem assessorado por um corretor de imóveis ..." Prefiro ser assessorado pelo capeta. Coisa horrorosa essa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahha eu ri kkkkk

      Excluir
    2. Achei a reportagem até razoável. Só o último parágrafo que avacalhou tudo. Contratem advogados, é muito mais seguro e barato do que os 5 e 6% para os corvos.

      Excluir
  3. "Bem assessorado por um corretor de imóveis"??? Fico bem longe destes sanguessugas. Só em um país de vagabundos esquerdistas, onde a maioria quer ser funcionario público e mamar na teta do estado, há uma lei que obriga a dar 5% de um valor altíssimo para alguém que mal estufou fechar uma venda e orientar o preenchimento de papelada.

    ResponderExcluir
  4. Se a poupança rende 0,5% + TR (hoje +-0,25%), então seria 0,75% a.m., como que o retorno com imóvel seria inferior ao obtido na modalidade com liquidez diária, menor retorno e risco quase zero de investimento? Quem é que seria trouxa o suficiente para considerar imóvel um investimento nessa situação de aluguel de 0,5%?

    Com a baixíssima liquidez observada historicamente para imóveis (esqueça esse período de bolha, passou cara, não voltará até 2040 pelo menos), IR incidente, risco de calote e não recebimento do aluguel, taxas IPTU condomínio e manutenção e reforma, chance de não locar o imóvel e etc... não pode ser só isso.

    Se a poupança dá limpinho 0,75%a.m. sem risco e com o dinheiro lá líquido, o aluguel teria que ser, no mínimo, para equiparar esses riscos mais a imobilização de capital, no mínimo, eu disse, no mínimo, 1,0%a.m.. Mas na boa, algo como 150% do rendimento da poupança já começaria a atrair investitrouxas bricklovers para esse mercado novamente, traduzindo então, 1,15%a.m.

    O que está valeu a pena nos últimos anos foi vender o imóvel pelo preço bolhudão e aplicar o valor, por exemplo, no TD que estava pagando até 18% a.a., CDB/LCI/LCA e até a poupança mesmo. Não citei "valendo a pena hoje" pq é improvável vender qualquer coisa por esses preços bolhudos, mas quem conseguir parabéns, é só aplicar a grana, pegar uma porcentagem desse rendimento, por exemplo: poupança 0,75% a.m., outras modalidades 0,9% a.m. líquido, e pagar o aluguel, que seria hoje no máximo 0,4% do valor do bolhudo, embolsar a diferença e viver feliz com isso, nada de dívida nem parcelinha que cabe no bolso pelo resto da vida. Exemplificando, sendo conservador hoje em dia, vendeu o bolhudo por 250k, o aluguel seria 1,0k, o rendimento na porp seria equivalente a 1,875k e as outras entorno de 2,5k. Na pior das hipóteses sobraria 600 líquidos descontados I.R., não falando nos até 1,5k livrinhos por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa, eu tinha um terreno para construir, vende o mesmo para comprar uma casa, fiz as contas e desistir de comprar a casa e apliquei a minha grana, e estou morando de aluguel e a minha grana hoje descontado o aluguel e o ir mim rende algo proximo dos 1100 todo mes.

      Excluir
  5. Nem no inferno estão admitindo corretores de imóvel!
    Ou em português claro nem o capeta quer!😂

    ResponderExcluir
  6. Imovel hoje e perda de capital na certa.Corvos com a palavra...vai corvo....kkkk

    ResponderExcluir
  7. Depois que essa bolha se instalou ...ja conheci 08 paises, inclusive china..nao fiquei imovel e nem sem imovel...viajar e preciso...nao fique imovel em um "imovel pombal-gaiola"...que logicamente sera vendido por um corvo que adora suas gaiolas...kkkk

    ResponderExcluir
  8. Imóvel nunca foi um grande investimento, o pessoal casa esse caso completamente sazonal e fora da curva que ocorreu nos últimos anos na época da loucura imobiliária, e tenta projetar isso para o futuro, como se isso voltasse a ocorrer. Esqueça, acabou!

    Mas uma coisa é certa, imóvel se compra para morar, esse é o maior público, ou deveria ser. Para investir, o mercado financeiro é de longe muito superior, mesmo em aplicações conservadoras como poupança se tem rendimento acima do que se investir em imóvel.

    Agora, quem quer comprar para morar, realmente acho que possa existir oportunidades interessantes, seja diretamente com construtoras ou via leilão.
    Claro, isso pode variar de cidade para cidade, de estado para estado, agora é preciso ter o pé no chão. Vc não vai encontrar imóvel barato em área nobre, pode esquecer, área nobre é área nobre, já era caro antes mesmo da bolha, e provavelmente a maioria não tinha grana para morar nesses locais, e não vai ser agora que vai ter.

    Cara querer que o metro quadro por 2 mil no morumbi, alphaville? Se alguém está esperando que os valores de área nobre ficar na chon, realmente isso não vai acontecer.
    Agora, tirando as áreas nobres e de ricos e milionários, acho que o certo seria os preços voltarem aos patamares que era antes, entre 1200, 1600 até 1800 o metro quadrado, com uma boa localização ou coberto com uma infraestrutura aceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre disse isso aqui, 1200 a 2000 o m2 ...mas prEfiro em area nobre kkkkk ja que dinheiro dos nobres acabam, devido as despesas altas. Tipo Eike ...KKKK

      Excluir
    2. Ok, mas também não precisa ser 20.000 o m2

      Excluir
  9. Falou a mais verdade de todas.
    Eu construí uma casa de 140 metros quadrados e gastei 130.000.
    O terreno, comprei à meia com um irmão da minha igreja por150.000 para cada em um bairro tradicional em Pará de Minas, bairro São José.
    Total do imóvel em bairro nobre?
    $280.000.
    Preço dos Corvos safados?
    $800.000.
    ABRAM AS MENTES E SE LIBERTEM DAS ARMADILHAS DOS CORRETORES.

    ResponderExcluir
  10. Quem já construiu sabe da mentira e ludibriação praticada hoje.
    Daí muitos revoltosos, pois vêem a mentira escancarada a céu aberto, com joguinhos comerciais e dinheiro caríssimo com indexador, sendo direcionada aos consumidores, simulando uma confiabilidade impraticável e inexistente.

    ResponderExcluir
  11. Imóvel na planta é coisa de Brasil, não existe em qq país.
    O esqueminha dá certo quando a economia é estável,pois o Indexador não atualiza as parcelas, agora, acabou a farra, batata quente na mão...
    ...é por longos anos...

    ResponderExcluir