Total de acessos

Teste

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Valor: Setor de construção não deve se recuperar em 2017, avalia Fitch

As dificuldades das construtoras em arrecadar recebíveis de projetos em curso e a redução significativa de liquidez também são vistas como grandes preocupações pela Fitch

O setor brasileiro de construção não deve se recuperar em 2017, mesmo com as iniciativas do governo para infraestrutura e para melhorar o ambiente de negócios, afirmou a agência de classificação de risco Fitch. A agência mantém em negativa a perspectiva para o setor no ano que vem.

“Acreditamos que as investigações relativas à [Operação] Lava­-Jato continuarão pesando na qualidade de crédito do setor brasileiro de construção no médio prazo. Por outro lado, esperamos mais transparência nos processos de licitação, na execução dos contratos e nas doações políticas”, afirmou Alexandre Garcia, diretor-­associado da Fitch.

A agência também vê os esforços das autoridades brasileiras para preservar as companhias sob investigações como positivo. Já aquelas empresas que não conseguirem acordos de leniência deverão sofrer multas mais pesadas e proporcionais aos seus tamanhos.

As dificuldades das construtoras em arrecadar recebíveis de projetos em curso e a redução significativa de liquidez também são vistas como grandes preocupações pela Fitch. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu seus financiamentos para empresas envolvidas na Lava­-Jato e para algumas exportadoras de petróleo, que são clientes importantes para as construtoras brasileiras.

A Fitch prevê que 2017 seja mais um ano de contração no consumo. “O portfólio de contratos a serem executados pelas principais empresas no Brasil caiu devido às crises política e econômica no país e aos baixos preços de petróleo internacionais.”

Segundo a agência, os preços de petróleo devem continuar afetando os projetos de construção e a renovação de pedidos internacionais. Uma importante parte da carteira de pedidos das construtoras brasileiras vem da América Latina e África, que dependem de exportações de petróleo.

(Valor Online - Empresas -  29/11/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. tadinho, 😔 tava confiante nisso para poder voltar a investir em imoveis e ganhar + de 30 a.a.

    ResponderExcluir
  2. Quem ganhou... ganhou, quem ñ ganhou ñ ganha mais... quem ganhou já está perdendo.. kkk
    Cara... se o Trump espirrar o dólar sobe, se ficar com dor de barriga sobe também... se brigar com a China, aí f.... eu... kkkkk
    Na Boa... o mercado está maluco... NINGUÉM sabe o que vai acontecer...deixa o pau quebrar!!!!
    Tô di Boa... já ganhei meus 30% a.a nós últimos 10 ANOS... KKKKKK

    ResponderExcluir