Total de acessos

Teste

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Estadão: Preço médio anunciado dos imóveis tem queda real de 5,5% em 2016

A cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do País, também passou pelo mesmo movimento de desvalorização

Tanto no mês quanto no ano, o crescimento nominal dos preços foi inferior às projeções para a inflação, evidenciando desvalorização dos imóveis em meio à retração da economia brasileira. A inflação medida pelo IPCA deve ser de 0,41% em dezembro e de 6,40% em 2016, de acordo com projeções do Boletim Focus, do Banco Central.

Os dados indicam, portanto, que o preço médio [anunciado] das moradias fechou 2016 com queda real de 5,48%. A variação real, no entanto, só será conhecida após a divulgação do IPCA de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cidades
A pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) considera os anúncios na internet de casas e apartamentos em 20 cidades e regiões. Em sete localidades, o preço dos imóveis teve queda nominal em dezembro: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiânia, Fortaleza, Curitiba, Vitória e Contagem. As demais cidades tiveram valorização nominal inferior à inflação projetada para o mês. 

Já no acumulado do ano, quatro localidades tiveram queda nominal no preço das residências: Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia e Distrito Federal, o que evidencia uma situação mais crítica nesses mercados. As demais regiões registraram valorização nominal nos preços, mas nenhuma superou a inflação.

A cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do País, também passou pelo mesmo movimento de desvalorização. 

(Estadão - Notícias - Geral - 04/01/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

89 comentários:

  1. faz me ri. esse blog assim como varios outro, vive publicando a anos que os imovel caiu o preço, que ninguem vai compra mais, pura balela, imovel nunca nunca mesmo desvalorisa. o preço nao aumentou faz 1 ano, mais ja no meio desse ano os precos vai subi de novo. as pessoa vao se casa e tem que compra ou aluga, a populacao ta crescendo, os jovem ta saindo da casa dos pai, dai vao compra, voltaremos com força total, e os preco voltara ao mesmo patamar de valorisacão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara é um troll. Escreve com erros de português de propósito só para despertar animosidades. O responsável pelo blog deveria bloqueá-lo.

      Excluir
    2. Xooooooo corvo, não tem pão velho pra ti xooooo

      Excluir
    3. Como você é alienado.Vive de sonhos. Caia na real.

      Excluir
    4. Quem saiu da casa dos pais está voltando, pois não consegue pagar o aluguel ou as prestações do financiamento, como consequência mais um imóvel vago. conheço vários casos.

      Excluir
    5. XOOOOOOOO.....CORVO...vai estudar ohhhhhhh....

      Excluir
    6. Meu Deus quanto corvo tem hoje por aqui, xoooooo corvos, vão trabalhar, ops, esqueci, não tem serviço para a corvaiada esfomeada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Que isso, abriram as portas do presídio, tá cheio de Corvos Lazarentos aqui, xooooooo corvos, vão pedir esmola na porta do mercado.

      Excluir
    8. Não sou corvo como voces diz. Sou corretor, não preciso fica me jutificando pra voces. vou ate para de comenta aqui, por que o nivel de voces é bem tipo baile de favela, nao respeita ninguem, vao estuda, vao lê um livro, talves melhore esse mau humo de gente sem suceso

      Excluir
    9. kkkk, pelo jeito você é um sujeito muito estudado. estudou o quê para escrever tão bem como você? O sr estudou o quê? Sr. corretor compre agora (Agora é a hora, imóvel valoriza 30% ao ano) o máximo de imóvel que puder e ganhará muito dinheiro conforme a sua convicção. Seja feliz, mas se não acreditar no que fala compre somente em 2020, os preços provavelmente serão iguais ou menores que os atuais.

      Excluir
    10. Hoje em dia vender água no semáfaro da mais dinheiro que ser corretor de imóveis

      Excluir
  2. Realmente os preços dispararam em todo Brasil, especialmente com a copa e a Olimpíada no Rio.

    Fica difícil saber os preços reais de venda, pois a Fip-ZAP e o Imovel-Web não alteraram os valores.

    Aqui no Rio na zona Oeste ainda não caiu o preço mesmo depois da olimpíada, mas quando se consulta os valores ainda aumentam.

    Na zona Sul do Rio devem apresentar queda pequena por falta de área para construir.

    isto também deve ocorrer em outras cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A queda deve ser decorrente de : Preços irreais, distratos, em 2017 existe a previsão de mais de um milhão de empregados perderem o emprego, etc.

      Excluir
  3. pode fala o que fo, mas senao fosse o l.u.l.a melho predidente que o mundo ja teve... hj agente nao teria nossa casinha e nosso carinho 0km na garagem, nos nao deixamos ele de geito nenhum e que venha 2018 !!!!!!! pra cala a boca desses golpista que afundou o pai na lama com esse golpe e o povo sendo roubado por esses coxinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vem o troll de novo...

      Excluir
    2. Quem comprou um imóvel financiado, ainda não é dono, precisa pagar todas as prestações para poder passar a escritura, enquanto isso se não pagar perde o direito de continuar no imóvel que irá a leilão (Tem aumentado a retomada dos imóveis financiados devido a inadimplência)
      Em setembro, 31,4% estavam inadimplentes na faixa 1 do programa MCMV. Nas residências mais antigas, a prestação média mensal é de R$ 25.

      http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/11/inadimplente-pode-perder-imovel-do-minha-casa-minha-vida-diz-secretaria.html
      Pois é: o LILS realmente melhorou o nível de vida, possibilitou ao pobre financiar um carro novo, financiar imóveis, etc. Foi bom para as financeiras, quero ver se quem comprou terá condições de continuar a pagar as prestações.

      Excluir
    3. lave a boca pra fala do Lula, ele sim foi o melhor presidente desse pai, e é graça a ele que tu tem interneti pra ta comentando aqui agora, tu e um monte que ta aqui nunca vai aceita que os pobre agora tem casa e carro. lulinha 2018 rumo a vitoria

      Excluir
    4. Corvo detect e burro também. Vou jogar um livro na sua mão, vai ser infarto imediato kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Se não estudou direito, passou naquela base porque os professores estão com medo de reprovar, não adianta doar livros que eles, não perderão, seu tempo para estudar. o povo prefere pão e ....

      Excluir
    6. Tá explicado, Corvo é Petista... Sai fora c.a.r.a.l.h.o

      Excluir
  4. Só tonto pra acredita em site que "vende" aplicações. Não compre agora espere subi mais.

    fica ai acreditando nessas noticia inventada pra prejudica o seto imobiliario, desse jeito nunca vao compra sua casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outro corvo xooooooo corvo, hoje os corvos tão tudo malucos kkkkk

      Excluir
    2. Heiii corvo investe la Na Chom, lá sempre valoriza, Na Chom quero meu Na Chom.

      Excluir
    3. Xooooo corvo passa fome, vai vender balinha no semáforo, só assim pra ter fubazinho e não passar fome.

      Excluir
  5. Moro numa kitnet de 30m2 na santa efigênia - centro de SP. Sou inquilina a 10 anos, pago 950 + 300 de condomínio. Meu contrato vence agora em fevereiro, fui falar com a dona para diminuir o aluguel, sendo em vista que outros no prédio estão alugando por 600 a 700k. A velha disse que poderia baixar 50k, disse a ela que não aceito e não vou renovar. Agora, vou alugar outro num lugar melhor, e daqui 6 meses vou passar lá só pra ver que o buraco que ela aluga vai tá vazio, sendo comido pelos ratos e baratas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que velha lazarenta, não perca tempo, sai daí, com certeza tu vai conseguir alugar coisa melhor e por um bom preço.

      Excluir
  6. Na Chom eu quero meu Na Chom Na Chom, lá sempre valoriza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca entendi porque, sempre vejo esse comentário de Na Chom, alguém poderia me explicar o que significa Na Chom?

      Excluir
    2. Os corvos resolveram se unir e como não vendem mais nada, querem mudar o nosso pensamento sobre a realidade atual do mercado imobiliário. eles ainda não entenderam que se não abaixarem os preços, não venderão.

      Excluir
  7. Um cachaceiro de 9 dedos, está vendendo um triplquiisssssssss, numa vista para o mar azul, sendo 500m2, caso tenha interesse ligar pra 191 e falar com 171. obrigado

    ResponderExcluir
  8. esse site de noticia só pode ta sonhando... os preço vai aumenta e muito... momento de compra é agora... depois vai ta muito mais caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai cair mais em 2017, 2018, 2019 e 2020.

      Se o preço aumentar 1% e a inflação for dr 6% você acha que está subindo ou caindo o preço?

      Excluir
    2. Outro Corvo esfomeado xooooo raça feia, vou atirar chumbinho nesses lazarentos... hoje ta empesteado de corvos esfomeado

      Excluir
    3. Corvo mulambeiro, sai fora daqui xoooooooooo corvo

      Excluir
    4. Vai corvo...assuma que a bolha existe, sai da gaiola e seja feliz...tira esse peso do ombro...vai corvo....

      Excluir
  9. Tivemos altas expressivas em alguns segmentos, outros nem tanto, puxados pela selic baixa.

    Os planos minha casa minha vida tiveram alta demanda em razão dos subsídios do governo, mas imóveis antigos, por exemplo, ainda estão num patamar baixo.

    Muita coisa não subiu, apenas tiveram seus preços corrigidos, devido há anos de baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que sobe, desce e tudo que desce, sobe essa é a lei.

      Excluir
  10. Quem compra um imóvel p/resolver problema de moradia, SOLUCIONA UM PROBLEMA. Quem compra para investir ARRUMA UM MONTE DE PROBLEMAS.

    ResponderExcluir
  11. E vai cair ainda mais. O que tem de placa pra vender por aí. Alugar então nem se fala. tem ruas inteiras pra alugar.

    mas tem corvo esfomeado dizendo que ano que vem já te´ra valorização de 30% a.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitados, enquanto pensam que os preços irão aumentar não conseguirão vender mais nada. Se eu fosse comprar hoje a minha proposta seria uma redução de 30%, mas vou esperar mais porque acredito que a redução será maior.

      Excluir
  12. Em Rio Bonito RJ um terreninho 360 la no Roção do sem asfalto, saneamento distante do centro de comércios, gira em torno de 100mil prá lá.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai virar adubo e não vende... ou cemitério de desova... porque aqui virou rota do tráfico de drogas... cada marginal com fuzil... eu que não sou doido de encarar...

    Mas aposto que um corvo noiado vai tentar vender um terreninho pra eles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem bandido na área, não quero nem de graça e nem me pagando para ficar com ele. Será que o proprietário adquiriu confiando nas informações de quem vendeu( Quem quer vender e se livrar do imóvel, dá informações incorretas e omite os problemas.

      Excluir
  13. nao existe consenso sobre bolha...os estudiosos divergem sobre isso...portanto...nao é certo que existe ou existirá bolha...até porque a nossa realidade é bem diversa da dos EUA...e com certeza haverá aumento já no meio do ano e começo de 2018 os preços voltaram a subir com força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode não existir bolha, mas pagar R300.000 em 50 metros quadrados em um país fundido desses?
      Não sei qual a lógica usada para avaliação.
      Aliás, sei sim, era a laranjada. Os laranjas são a explicação.
      E com certeza, seu esquerdopata mortadela aqui não são os Estados Unidos mas os preços dos imóveis estão muito mais caros que lá. Primeiro mundo se for, piada no exterior...

      Excluir
    2. Entao compre uns 10 pombal e logo,antes que o preço aumente..kkkk...

      Excluir
    3. Lógica no mínimo estranha essa sua. Se hoje está esse acumulado de placas de vende-se e de aluga-se e recorde de distratos, então se subir "com força" vai acontecer o que?
      Realmente tenho que concordar, esse país não tem solução, não existe meio termo. O negócio é enganar o próximo e sugar o máximo. Corretores então nem se fala.

      Excluir
    4. Sr. Anônimo 11:12. A lógica que eu uso é a de anos de mercado imobiliário, já fiz milhares de vendas, só estamos passando por um período de estagnação, no qual já passou, e já começaram a subir os preços. Verás no meio do ano que as vendas aumentaram e o preço também. Quem não comprou, agora vai comprar mais caro.

      Excluir
    5. Fique esperando um consenso, quem sabe daqui a 10 naos será publicado um conforme você deseja.Seja realista.

      Excluir
  14. Ibge,Fipe,etc = Tudo fajuto..pra arapucar os boboes de plantao...kkk FIM DO BANANAL JA CHEGOU...Brazuela a vista...de todos e do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FIPE é uma entidade formada por quais segmentos? Se os componentes forem do setor imobiliário o que vocês acha que eles publicarão?

      Excluir
  15. Culpa do Golpe sofrido pela presidenta eleita honestamente Dilma. cade os bate panela, diseram que o salario ia subi, o desemprego cai, a violencia acaba e a saude de pais de primeiro mundo

    ResponderExcluir
  16. Entao os imoveis irão é subir kkkkkkkkkk 30% a.a. segundo o instituto Corvolandia Valorização eterna afffffffffffff

    ResponderExcluir
  17. Imóveis (quando tratado como investimento) devem ser analizados sob a ótica do retorno esperado pelo capital investido - nada diferente de qualquer outro investimento no mercado.
    Quando qualquer ativo/investimento sobe de preço, o único motivo ***sustentável a longo prazo*** é que se espera que os retornos sejam maiores/melhores em relação a outras opções no mercado (VP dos fluxos de caixa, considerando a taxa associada aos riscos inerentes).
    O retorno para o ativo imóveis é o aluguel e como se sabe, não há espaço para aumento dos alugueis no país a médio prazo por alguns fatores:
    - queda da renda média nos próximos anos
    - excessiva relação aluguel/(renda media)
    - excesso de oferta.
    -relação retorno(aluguel)/investimento(preço do imóvel)

    No passado todos estes indicadores eram muito melhores. Só para exemplificar, o aluguel correspondia em média a 1% do valor do imóvel. Retorno muito superior à maioria dos ativos portanto era esperado que os imóveis valorizassem acima da inflação.
    Hoje o retorno corresponde a aproximadamente 0,25-0,4%. Ou seja, retorno MUITO pior que a poupança.
    Como não é possível aumentar o numerador (aluguel) por limitações na renda média, o que será ajustado será o denominador (preço do imóvel).
    Qualquer pessoa de boa-fé que analisa os dados irá chegar a mesma conclusão: Haverá desvalorização real por vários anos até se corrigir a discrepância na relação retorno/investimento.
    Boa sorte Corvos do Bananal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante lembrar que o aluguel é renda e sobre ele incidirá um percentul que poderá atingir 27,5%. Se for o seu caso, aluguel de R$ 1.000,00 após pagar a imobiliária e o IR, sobrará quanto? (Qual investimento será pior que o de adquirir um imóvel e aluga-lo? Certamente você encontrará pessoas que desejam vender dizendo que o imóvel é um ótimo invetimento)

      Excluir
  18. Tudo é relativo! descontos é uma coisa, despencar é outra. Esquecem o CUBm² custo u. básico. a Localização (cada cidade) a exemplo aqui no interior não teve este impacto todo não.

    ResponderExcluir
  19. Batedores e Panela, seus golpistaaaaaaaaaa... vai la pedi ao temer, emprego, educacao, saude e emprego... aplicaram o golpe e agora ta pagando as consequemcias.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde nao absorvam esses comentários, nada vai melhor imóveis vão baixar muito de preço, crise total corretores parem de iludir as pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. algumas construtoras estão prestes a pedir recuperação judicial, devido ao elevado número de distratos. Os imóveis devolvidos, geralmente apartamentos pagam condomínios fato que aumentará as despesas. Exemplo um prédio que recebeu de volta 30 apartamentos, cujo condomínio é de R$ 600,00, parará mensalmente R$ 18.000,00 e no ano R$ 216.000,00 + IPTU. logicamente que irão tentar reduzir essa despes (Terá que desovar a preços menores). Se não entra dinheiro como irão pagar essa despesa?

      Excluir
  21. Parabéns ao governo incompetente e corrupto dos ptrlahas. Afundou o país na lama por anos.

    ResponderExcluir
  22. Nao, caiam em lábia de corretores de imóveis crise ,bolha imobiliária está ai é um fato real

    ResponderExcluir
  23. Estou a 4 anos guardando dinheiro pra comprar um apto. Mas os preços anos baixam, me sinto frustrada como cidadã, por pagar tantos impostos e ver que qualquer aperto tá mais de 300 mil. Quem sabe na próxima vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços não abaixam no papel, para dar a impressão para aqueles que compraram não estão perdendo, se fizer uma proposta oferecendo um preço menor com certeza irão aceitar.

      Excluir
  24. A lenda do corvo esfomeado é que imóvel valoriza 30% a.a. que é mais seguro que um cantinho no céu.

    ResponderExcluir
  25. Lembro que a imprensa fez alarde porque 'michelzinho', filho do presidente, é herdeiro de um imóvel de R$ 2 milhões no Itaim (SP). Sabe o que é isso? Um imóvel de pouco mais de 100 m²! Alguém tem dúvida que os preços ainda têm que cair?

    ResponderExcluir
  26. Os preçoa inda vão baixar muito, muito mesmo. O desemprego vai aumentar e logo logo estaremos na faixa dos 20 de desempregados, aumentando a violência. Quem tiver dupla cidadania vá embora e seja feliz num país de verdade, não nesse bananal fálido

    ResponderExcluir
  27. O mercado imobiliário está em crise total e os preços vão baixar mais ainda nao caiam em conversa de corretores de imóveis, bolha imobiliária está ai a crise está geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles sabem que a bolha imobiliária existe, porém se admitirem publicamente aí nem os menos avisados (aqueles que compram na planta, Não acreditam em distratos, etc.) irão adquirir.

      Excluir
  28. O que tem de corretor( Corvo 666) desesperado dando palpites. Ah!!! daqui a alguns meses irão voltar a supervalorizar....Se não fosse a ganãncia desenfreada desde 2007/2008 hoje não estaríamos com estes preços absurdamente altos.

    ResponderExcluir
  29. Nao, caiam na lábia de corretores de imóveis, bolha imobiliária, crise geral,e Nao acreditem em certos comentários o blog observador de mercado está certo

    ResponderExcluir
  30. Vc compra apt em zona nobre entre U$ 2000/3000 dólares o metro quadrado , tanto no Rio quanto em SP. Levando em conta, custo do terreno, impostos, preço dos materiais, mão de obra, etc , etc ,etc Não acho que essa queda será tão extraordinária assim. A não ser que uma catástrofe econômica ainda maior do que a que vivemos hoje ocorra. Já os bairros populares, esses sim, poderão sofrer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um imóvel com 100 m2 valerá 300.000 dólares (Dolar a R$ 3.19) totalizará quase 1 milhão de reais, se for aplicado com taxa de 1,1% ao mês resultará em quase R$ 11.000,00. O aluguel desse imóvel (0,4% /mês) não passará de R$ 4.000,00. O proprietário ainda pagará 27,5% de imposto de Renda e mais a imobiliária. Se não gOstar do local, simplesmente mude (Mobilidade), pois se vender terá que pagar corretagem.

      Excluir
    2. Mas o brasileiro ganha em dólar? kkkkk Cada coisa q a gente vê por aí...

      Excluir
  31. Tem que ver o seguinte: o custo de construção baixou? O preço dos terrenos nas zonas nobres e disputadas das grandes cidades caiu? Creio que a resposta a essas perguntas é um sonoro NÃO. Então o que acontece é o seguinte: não há compradores nesse momento, por causa da crise. Então, quem tem imóvel e precisa fazer caixa tem que reduzir o preço, vendendo abaixo do custo. Percebam que não é o custo que vem caindo, e sim o preço de venda. Uma situação onde se vende por menos do que o custo não pode perdurar por muito tempo. Além disso, poucos empreendimentos novos têm começado. Mas a população continua casando, tendo filhos, aumentando. Dessa forma, quando a economia se recuperar haverá um tremendo déficit habitacional. Os preços só caem definitivamente quando a demanda cai definitivamente. Nessa situação, não se constrói mais, pois os imóveis existentes já atendem com folga a demanda. Quando a demanda está apenas reprimida, os preços caem apenas temporariamente, e é esta a situação que vivenciamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A" parabéns para vc 14:20...o comentário mais coeso que já li aqui neste blog de mimimi...parabéns pela lucidez...

      Excluir
    2. Você tem razão, isso provavelmente começará a acontecer em 2020, até lá nada muda.

      Excluir
    3. Xooooooo corvos, três corvos 666 esfomeados tentando enganar trouxas... a nova profissão de vocês será vender balinha no semafáro.

      Excluir
    4. Vender abaixo do preço de custo? kkkk e ainda tem gente que elogia esses comentários.
      Vamos analisar sob a ótica do terreno e da mão de obra. Quando se tem uma demanda muito grande de construções, os donos de terrenos inflam os preços para ganhar mais. O mesmo acontece com a mão de obra. Quando falta pedreiro, mestre de obra etc no mercado, a tendência é aumento dos salários.
      Simplesmente lei universal da oferta e procura.

      Ai vem a crise, as construtoras começam a demitir milhares de trabalhadores e reduzem significativamente os lançamentos de obras. O que acontece? O trabalhador passa a aceitar menos para manter o emprego e começa a haver sobra de mão de obra no mercado. O mesmo com lotes, o proprietário para conseguir vender o lote tem que reduzir o preço.
      O que acontece? Redução do custo do m2.

      A demanda está e vai continuar reprimida. Gente comprando ap pronto com menor valor do que aquele que comprou na planta = distratos.

      Tem gordura demais pra queimar. Mesmo que as contrutoras reduzissem o preço pela metade ainda teriam lucro. Muitas estão quebrando por má administração, corrupção e por usar empréstimos de bancos para as obras achando que sempre o comprador iria pagar a conta.

      O Brasil não possui déficit habitacional, possui déficit mental e déficit de equilibrio na relação valor x renda média da população.

      Excluir
  32. Quanta falta de percepção da lei de oferta e procura... isso funciona em qualquer lugar do mundo. É assim no Japão (Local com metro quad mais caro do mundo) e com o Sudão (um dos mais baratos) Aliás, no antigo Egito já era assim.

    ResponderExcluir
  33. O blog observador de mercado é um blog certo ,nao caiam em lábia de corretores imóveis vão baixar muito ainda CRISE GERAL

    ResponderExcluir
  34. Crise Geral no mercado imobiliário, vão baixar muito os preços ainda ,é uma bolha imobiliária é fato

    ResponderExcluir
  35. ATENÇAO: TEM GENTE QUE BAIXOU PrECO PRA VENDER: Existe uma casa de 500metros e alto padrão que vale 900mil mas vente por 650 ,essa será vendida logo pois acordaram para o preco real em campo grande ms ( atissimo padrão)

    ResponderExcluir
  36. Quem sabr daqui 10 anos a construção civil se recupere, porque da forma que está, vão toda à falência.

    ResponderExcluir
  37. Prefiro pagar aluguel do que ser escravo de um financiamento de 30 anos, no qual compro um pombal de 50m2 e pago 3 por 1. Além do que no desemprego que esta esse bananal, a qualquer momento fico desempregado e logo perco o pombal pro banco, as pessoas estão deixando de ser trouxa.

    ResponderExcluir
  38. Tem vários Corvos aqui afirmando que os preços estão congelados e que já no meio do ano começara a subir kkkkkkkkkkkkkkk. juntaram um bando de desocupados de profissão duvidosa para semear mentiras aqui no blog, fala isso fofos para a crise e recessão de anos que o país esta afundado, dos mais de 12 milhões de desempregados com previsão de chegar a 15 milhões, vão sonhando, afinal de contas, quem vive sonhando, esquece a realidade em que vive.

    ResponderExcluir
  39. Fico abismado em ver comentários afirmando em valorização dos imóveis em 2017 ou 2018. A economia está deteriorada, não há renda nem perspectiva na oferta de empregos a curto prazo. A população está devendo financiamento de casa, carro e o funcionalismo público não recebe em dia. QUEM virá comprar os imóveis que irão valorizar ???? bah, tem cada criatura sem noção.

    ResponderExcluir
  40. E ainda tem gente que quer que o maior bandido do mundo, o Luladrão volte a presidência, o povo ignorante, depois reclama do país ta na lama

    ResponderExcluir