Total de acessos

Teste

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Exame: Depois do choro, construtoras tentam tirar proveito do FGTS inativo

“O Fundo funciona como um seguro em caso de desemprego. Se a pessoa utiliza o saldo do FGTS e é demitida, pode ter dois problemas: ficar sem dinheiro para sobreviver enquanto não se recoloca no mercado de trabalho e ainda arcar com a dívida do financiamento imobiliário. Por isso, é importante ter um dinheiro extra guardado ou aplicado”

Construtoras e incorporadoras de imóveis prometem intensificar campanhas de estímulo ao uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a compra da casa própria. O movimento ocorre depois de o governo ter autorizado o saque do saldo de contas inativas do Fundo para qualquer fim.

A MRV, por exemplo, lançou na última semana a campanha “FGTS Turbo”, que garante desconto de 3 mil reais no valor do imóvel, caso o cliente use o saldo do Fundo na compra.

“Ao usar o FGTS, além do nosso desconto, a pessoa economiza com juros, já que reduz o saldo devedor do financiamento”, diz Rodrigo Resende, diretor de marketing da MRV. “É uma ação importante para o público jovem, por exemplo, que está comprando o primeiro apartamento.”

Segundo a empresa, a decisão do governo influenciou na criação da campanha. “Os trabalhadores só podem sacar o saldo das contas inativas, que têm um valor baixo em relação ao total de recursos do Fundo, então o impacto disso no mercado é baixo. Por outro lado, a medida trouxe à tona a discussão sobre o que é possível ser feito com o saldo em contas ativas, o que é importante para nós”, afirma Resende.

Segundo o diretor, além da campanha, a MRV também produziu vídeos explicativos sobre FGTS e reforçou os atendimentos a dúvidas de clientes através de seu site. A ideia é orientar os consumidores sobre temas não muito comuns, como a possibilidade de amortizar o saldo devedor do financiamento com o FGTS a cada dois anos, por exemplo.

“A gente tem que fazer desse limão uma limonada”, completa Resende. “Dessa forma, contribuímos para que o sonho da casa própria seja realizado”. A campanha da MRV vai até 5 de fevereiro deste ano e participam cerca de 100 empreendimentos. A lista pode ser encontrada no site da companhia.

A Gafisa também está de olho nos trabalhadores que podem usar o FGTS na compra da casa própria. A empresa vai lançar, no dia 25 de janeiro, a campanha “Pronto, é seu”.

Especialista faz alerta
O especialista Marcelo Prata, fundador dos sites Canal do Crédito e Resale.com.br, lembra que o consumidor precisa analisar as ofertas das incorporadoras cuidadosamente antes de assinar o contrato.

“Se a empresa está oferecendo um desconto no valor do imóvel para você usar o FGTS na compra, você tem que ter certeza de que o valor é realmente menor. Tem que procurar anúncios antigos do empreendimento para ver quanto a incorporadora estava cobrando antes de aplicar o desconto. Assim como na Black Friday, algumas companhias podem elevar o preço do imóvel para depois dizer que aplicaram desconto”, diz.

Também é importante, segundo Prata, que a pessoa se certifique de ter um colchão de emergência antes de usar seus recursos do FGTS. “O Fundo funciona como um seguro em caso de desemprego. Se a pessoa utiliza o saldo do FGTS e é demitida, pode ter dois problemas: ficar sem dinheiro para sobreviver enquanto não se recoloca no mercado de trabalho e ainda arcar com a dívida do financiamento imobiliário. Por isso, é importante ter um dinheiro extra guardado ou aplicado”, afirma.

Outra recomendação é que a pessoa utilize o saldo do FGTS ativo para abater o saldo devedor do financiamento imobiliário, se for o caso, mas que reserve o saldo das contas inativas do FGTS, se houver, para pagar dívidas. Consulte quanto você poderá sacar das contas inativas do FGTS e veja 10 perguntas e respostas sobre o saque dos recursos do Fundo.

Quando você pode usar o FGTS na compra do imóvel
Para usar o FGTS ao comprar um imóvel, você não pode possuir um imóvel para moradia na mesma cidade, na região metropolitana ou nas cidades limítrofes.

Além disso, você tem que ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas.

Sobre o imóvel, o valor dele não pode ser superior ao limite do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que é de 950 mil reais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal. Nos demais estados, o valor é de 800 mil reais.

O imóvel deve ainda estar localizado na mesma cidade onde você trabalha ou onde reside há mais de um ano, nos municípios limítrofes a ele ou integrantes da mesma região metropolitana.

(Exame.com - Seu Dinheiro - 16/01/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

50 comentários:

  1. O desespero esta fora de controle. Todos sabem que esse setor caiu num abismo sem fim, não existe a mínima possibilidade de recuperação por um período de 10 anos.

    Que tal começarem a tentar sair do buraco, vendendo imóveis dentro da realidade de compra do povo brasileiro, talvez com 50% de desconto já consigo alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera o ultimo setor a se recuperar em uma economia estavel...mas aqui e um bananal..logo; levara decadas pra recuperar emprego. depois a renda e depoissssssss.. a compra do tijolo empilhado.Vai....veno...

      Excluir
  2. Tudo que sobe desce e dependendo do setor, a queda é num buraco infinito.

    E pensar que a poucos anos atrás, os Corvos e imobiliárias se sentiam Deses intocáveis, pisavam e zombava dos compradores, agora lambe lama pra ver se consegue uma vendinha. Se tenho pena, faz-me rir.

    ResponderExcluir
  3. Com os recentes eventos, vai haver um aquecimento do setor imobiliário.

    Vão precisar construir várias prisões.

    Agora vai. Podiam aproveitar alguns prédios construídos na planta. A metragem é a mesma das celas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima ideia. presidios pombais...kkkk

      Excluir
    2. E nao precisa decapitar ...e so jogar la de cima...

      Excluir
  4. enquanto isso no NYtimes:
    Death Toll of Brazil Prison Riot Rises to 25; Decapitations Are Seen.
    -120 mortes no ano..
    – febre amarela (38mortes em 120 casos)…
    mortalidade baixa, sqn… esse é o momento de comprar.
    Mas... chove matéria comprada por construtoras e Corvos Esfomeados tentando enganar a todo custo algum bobo.

    ResponderExcluir
  5. faz-mi ri. todo dia aparece essas noticia plantada em varios site tentando suja a imagem do setor imobiliario, mas para a trsitesa de voces, saiba que nao ta conseguindo. não nego que ouve uma pequena reducao no numero de venda, mas o mercado ja esta aquecendo de novo. Meus anos de experiencia no ramo mostra isso, foi assim em outras crise, até nos eua, a tal bolha foi superada rapidamente, imgagina aqui que nem existi bolha, foi um descompaso da economia que ja ta de volta nos trilho. bom a todos uma boa terça feita e excelentes compras, voltarei muito aqui só para mostra a voces o quanto eu tava certo e ri de quem nao aproveitou e comprou com desconto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De novo esse Corvo Xoooooo corvo, não adianta tu vim aqui todo dia tentar usar sua lábia para enganar as pessoas.

      Excluir
    2. Sempre vejo seus comentários, tentando iludir as pessoas de que a situação esta na pior, não adianta Sr. Corvo. Graças a esse Blog e outros, o brasileiro tá se informando melhor e não esta caindo mais no conto do corvo vigário. tente outra profissão, porque essa esta extinta. boa sorte kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Se você acredita no que fala, compre tudo e venda com muito lucro em 2018. Tenho a impressão que você mesmo não comprará nenhum imóvel. Vá estudar e se atualizar.

      Excluir
    4. quem tu acha que vai enganar com essa história enganoso, todos sabem que imóvel é um mico gigante nas mãos, já que é tão vantajoso, porque não compra prédios inteiros e vende pelo dobro do preço.

      Excluir
    5. Acho que nem é corvo, tá é só de zueira.

      Excluir
    6. Com certeza é Corvo sim. Ele vem com essa história todo dia, tentando alienar algum desavisado, tá na cara que é um corvo com muita lábia, ele só esquece, que as pessoas não são mais burras como antes, ninguém cai mais nesse golpe de bolhudo super faturado.

      Excluir
    7. Esta aquecendo sim...os distrados,inadimplencia,leiloes, desemprego,etc...aquecimento sera total..kkkk vai bombar muita gente pra ruaaaaaaaaaaaaa....kkkk

      Excluir
  6. olhem o corvo padrao se enrolando cada vez mais, inacreditável..

    Esquemas, depressão e ciúmes foram enredo de corretor até matar a mulher
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/01/1849963-esquema-ilegal-e-ciumes-foram-enredo-de-empresario-ate-matar-a-ex-mulher.shtml

    ResponderExcluir
  7. Moro no Rio de Nojeira... aqui tá tendo fuga dos cariocas... todos querendo sair dessa cidadizinha suja, fedida e violenta ao extremo.
    PQP !!!
    Banânia o país da piada pronta.
    95% dos cariocas ixxpertos não tem nem 10k no banco.
    É froids !

    ResponderExcluir
  8. Pessoal tá desistindo fácil dos tijolos.

    Tem que encarar 04 anos de obra e mais 35 anos de PMJ !

    Desse jeito não teremos lastro nas LCI´s.

    Corvos Esfomeados, o choro é livre kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. distratos
    Em 2016, 37,7 mil vendas de imóveis foram canceladas
    (45%)..
    portanto temos no estoque mais de 154k imóveis disponíveis… em 2015 os distratos estavam em 41%…
    Tem que ser muito otário para cair no golpe do Corvo Esfomeado.

    http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/01/epoca-negocios-em-2016-377-mil-vendas-de-imoveis-foram-canceladas.html

    ResponderExcluir
  10. Eu vendo triplequesssssssss com vista para o mar e 400m2... baratinho nem precisa de corvo para auxiliar a venda.

    Favor ligar 191 - falar com 9 dedos 171

    ResponderExcluir
  11. Acabando o dinheiro de verdade (moeda) e o dinheiro de mentira (crédito), estão voltando à formas primitivas de comércio, como o escambo.

    Aceitar carro na venda de imóvel é uma motumbada tão grande que dá até pena do propriotário.

    Já passou a pena.

    ResponderExcluir
  12. Crise financeira estimula permuta no setor imobiliário
    ……70% dos empreendimentos imobiliários da atualidade envolvem algum tipo de permuta.. em função da falta de recursos por parte das incorporadoras para fazer todo o pagamento em dinheiro. (mercado natural kuuuuuuuuuuaaaaaaaa)..

    http://www.atarde.uol.com.br/imoveis/noticias/1830943-crise-financeira-estimula-permuta-no-setor-imobiliario
    ..qdo as pessoas (familias) devem se livrar dos seus “ativos” para conseguir um imóvel temos o momento Minsky).

    ResponderExcluir
  13. Este cara fez fortunas com loteamentos clandestinos.

    Adeus Destrutoras, o castigo vem a cavalo.

    http://www.atarde.uol.com.br/imoveis/noticias/1830943-crise-financeira-estimula-permuta-no-setor-imobiliario
    ..qdo as pessoas (familias) devem se livrar dos seus “ativos” para conseguir um imóvel temos o momento Minsky).

    ResponderExcluir
  14. rendimento atual do FGTS.
    Como disse o Marcelo Prata, vão tentar aumentar os preços para depois dar descontos.

    ResponderExcluir
  15. Dória determinou que todos os aluguéis pagos pela prefeitura de SP devem ser reduzidos em 30% no mínimo.
    É o começo do fim da prepotência dos propriotários.

    ResponderExcluir
  16. Podem tentar enganar as pessoas srs. construtoras, mas não vao conseguir...

    FGTS é para outro tipo de emergência, imóvel é cilada, buraco... já foi o tempo que brasileiro caia no golpe de Corvos.

    ResponderExcluir
  17. Corvos sendo Corvos... tentando de todas as formas enganar o coitado que não tem dinheiro nem para as contas do mês... mas quer vender um Bolhudo a preço de Londres/Madri.

    ResponderExcluir
  18. Só poderia dá nisso, juntar políticos ultra corruptos que rouba tua cara e ainda sai dando risada, com essas Destrutoras tão corruptas e gananciosas.

    Não sinto pena alguma, podem pedir falência, o caso de vocês não tem jeito. Agora aos Corvos, sinto muito em informá-los, mas o fubazinho acabou, vai ter que sobreviver do bolsa família.

    ResponderExcluir
  19. Aposto que os Corvos até macumba tão fazendo pra tentar conseguir vender algum muquifo.

    Com certeza tão mexendo com magia negra da pesada, e mesmo assim não ta dando certo. Aceita Corvos que doí menos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tão usando magia negra das piores, tão fazendo Vodu... não duvido que tenha uma penca de bonecos sendo alfinetados essa hora para fazer os bobos comprarem seus pombais que não valem nada.

      Excluir
  20. DÚVIDA:

    Alguém sabe informar se a isenção de IR no ganho de capital, decorrente da venda de imóvel, no caso da utilização do valor para aquisição de outro imóvel também é válida para situação em que o indivíduo utiliza o valor para construção de um imóvel?

    Por favor Srs. Corvos não metam o bico onde não é chamado, deixe que as pessoas do blog me ajudem. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou corretor e sou especializado nessa area, se nao fosse tao presunsoso eu te ajudaria, mas pela sua mau educação fica a ver navio.

      Excluir
  21. Espera-se que em 2023 irá voltar para a mesma renda per capita de 2012. Até lá os pombais permanecerão subutilizados, ou seja Corvoaida se não baixarem o preço nada de venda.

    Mas se querem assim, morram abraçados as suas gaiolas de cimento seus gananciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente observação.

      estão pedalando agora pra 2020… em 2023 a população já parou de crescer… a janela dos corvos agora tem menos de 6 anos (2017 já tá fora) ou seja, até cego ver a burrada que é esses pombais bolhudos.

      corvos se explodam…

      Excluir
  22. Melhor coisa para o Brasil é a falência dessas Destrutoras Corruptas, e prisão perpétua para os diretores dessas empresas ladras, e claro, junto prendam todos os políticos corruptos, de preferencia no presídio de Alcaçuz, Pedrinhas ou de Manaus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governo não tem interesse na falência,pois o prejuízo terá que ser absorvido por ele.

      Excluir
  23. http://www.segs.com.br/demais/49030-conheca-os-riscos-de-comprar-imoveis-na-planta.html

    A compra de imóvel na planta apresenta mais riscos do que a aquisição do imóvel pronto, por isso, a AMSPA recomenda ao investidor que não tome nenhuma decisão por impulso no estande de uma incorporadora. “Podem ocorrer atrasos na obra, defeitos na construção, problemas estruturais, não cumprimento de promessas e, em caso de fraude ou se a construtora pedir falência, o comprador ainda corre de não ter o imóvel entregue. Então, como o próprio site da Caixa sinaliza, é justo que o comprador tenha um bom desconto no preço para correr o risco”, adverte Marco Aurélio Luz, presidente da entidade de defesa dos mutuários.

    E esses Esfomeados ainda querem roubar o FGTS do povo trabalhador, hoooooo raça mesquinha, o que é de vocês ainda tá guardado, vão sangrar muito corvos 666.

    ResponderExcluir
  24. Requisitos básicos para ser um CORVO ESFOMEADO 666.

    – Um bom corretor precisa ter pleno conhecimento técnico sobre os imóveis que se propõe a vender. Ou seja, deve saber os diferenciais de cada projeto e oferecer aquele que se encaixa melhor no seu perfil (renda, número de familiares, estilo de vida, etc.).

    – Compreender os fatores que influenciam o preço e a valorização do imóvel (região, metragem, andar em que o imóvel está localizado, etc.) e como funciona o crédito imobiliário.

    – Saber o que deve ser feito no âmbito legal (coleta de documentos, taxas, análise de crédito, etc.), para evitar complicações quanto a pagamentos e liberação de documentações.

    FALTOU SER MENTIROSO E CARA DE PAU COMO REQUISITO.

    ResponderExcluir
  25. Apesar da queda dos juros, os preços dos imóveis ainda devem cair de 2% a 3% em 2017, no terceiro de recuo seguido.

    Em dois anos, a deflação do setor foi de 14%, retornando aos níveis de 2012. Esse é um dos reflexos da deterioração da capacidade de compra de imóveis pelas famílias, que caiu 24% nos últimos três anos, segundo o JP Morgan.

    E esses Corvos ainda querem meter a mão no pouco FGTS que o trabalhador têm... ainda em que ninguém é mais bobo de cair nessa de valorização corvaiana de 30% a.a.

    Leia mais: http://oglobo.globo.com/oglobo-20773523#ixzz4VjVcBkUf

    ResponderExcluir
  26. Meu filho se eu tivesse dinheiro no FGTS, essa hora estaria tentando pagar as contas e fazer a feira do mês, não usando para sustentar folgado de Corvo 666, ainda mais nesses apertamentos velhos e cheio de mofo, vendem com preços surreais como se tivesse em Copenhague, Oslo, Estocolmo, Viena, Edimburgo, Nova Iorque, Londres, Madri, Montreal, Paris, Munique, Lisboa, Bruxelas.

    Só no delírio dos Corvos para comparar Rio de Nojeira a essas lindas cidades.

    ResponderExcluir
  27. “Segundo a corretora de imóveis Ilka Ramos, que trabalha em uma imobiliária que negocia imóveis de luxo em Jurerê Internacional, houve uma queda brusca de procura nesta temporada. Na região, os preços são altos: uma diária pode variar entre R$ 1 mil e R$ 20 mil.”

    Pessoalmente, prefiro um bom hotel. Se é pra gastar, que eu tenha conforto.

    ResponderExcluir
  28. Moro em um apartamento no Plano Piloto, alugado diretamente com o proprietário em 2013, após ver o anúncio nos classificados do Correio Braziliense (jornal de domingo). É um jeito um tanto quanto anacrônico, mas está sendo um ótimo negócio (para mim – valor do aluguel = 0,25% do valor anunciado do imóvel). Boa sorte em sua procura!

    Já para os Corvos Esfomeados, não tem jeito, vão ter que sobreviver com a cesta básica da prefeitura, se cadastrar no leve leite, acabou o fubazinho kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Corvos em desespero... FGTS sendo usado para pagar as contas e comprar alimento... e essa raça salafrária ainda querendo tirar proveito de quem pouco tem.

    ResponderExcluir
  30. Nem com leilões conseguem desovar esses pombais velhos e cheios de barata.

    E mesmo que todo brasileiro tivesse uma boa grana no FGTS, ele iria pagar suas dividas ou guardar para uma emergência.

    Ninguém em seu juízo perfeito usaria o FGTS, para se arriscar numa divida de 30 anos a juros a perder de vista, no qual, comprou 1 e pagou 5, nem um ignorante cai mais nesse golpe.

    Por isso deixou minha risada na cara dos Corvos Esfomeados, que nesse momento estão amargando e comendo as unhas dos pés para não morrer de fome, tchauzinho corvitos fofuchos

    ResponderExcluir
  31. Rindo da cara dos corvos até 2050 kkkklkk

    ResponderExcluir
  32. ATENÇAO:cASA DE ALTO PADRÃO vendendo em campo grande ms: Casa vale 850.000,00 mas faz por 600.000,00 é um titanic ou não é

    ResponderExcluir
  33. Realmente esse bananal não tem mais jeito, pra todos os lados tem sempre alguém querendo tirar vantagem, até o FGTS essas construtoras corruptas querem roubar, ainda mais com a conivência da pior espécie de políticos altamente perigosos. Só explodindo o bananal pra recomeçar do zero.

    ResponderExcluir
  34. Com a renda altíssima do brasileiro, dá pra comprar 1 tijolo por mês, se usar o FGTS, poderá comprar uma parede inteira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. O FGTS é uma empulhação para todo mundo. O único que se dá bem com ele é o próprio governo.
    Que as pessoas aprendam a se planejar e programar para situações de vida inesperadas.

    ResponderExcluir