Total de acessos

Teste

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Valor: Queda na construção civil derruba indústria de aços longos

"Você pode estar chegando ao fundo do poço, mas não tem muita perspectiva de crescimento até 2018". [...] No primeiro caso, ele aponta a existência de um grande número de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, vazios como freios naturais a uma retomada do ímpeto das construtoras

Aos 63 anos, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, não tem dúvida ao afirmar que o setor vive "o momento mais difícil" de que ele tem conhecimento. Principal consumidor de produtos siderúrgicos do Brasil, de acordo com as estatísticas do Instituto Aço Brasil, o setor vive dificuldades tanto no segmento predial quanto no da construção pesada. E este último ainda fortemente abalado pelos efeitos da Operação Lava-Jato.

"Você pode estar chegando ao fundo do poço, mas não tem muita perspectiva de crescimento até 2018", analisa o economista Francisco Pessoa, da LCA Consultores. Parar de cair seria a melhor alternativa imediata para um setor que em 2016 amargou uma retração de 11,8%, de acordo com dados do IBGE, resultado só igualado, entre os grandes consumidores de aço, pelo segmento de bens de capital.

Pessoa avalia que as dificuldades para a recuperação mais acelerada do setor da construção estão distribuídas igualmente entre os seus dois segmentos, o de construção civil propriamente dita (edificações e instalações) e o da construção pesada, representado principalmente pelas obras de infraestrutura e montagem. No primeiro caso, ele aponta a existência de um grande número de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, vazios como freios naturais a uma retomada do ímpeto das construtoras. E no segmento de infraestrutura, o economista aponta a "crise fiscal absurda" como o grande limitador. "Tudo que pode fazer melhorar a construção está ruim."

Desemprego na construção
As estatísticas de emprego na construção refletem as dificuldades. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged) fornecidos pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), de junho de 2014 para junho de 2017 o total de empregados formais na construção caiu 32,3%, passando de 3,190 milhões para 2,159 milhões. No mesmo período, o total de empregos formais no país caiu 5,5%. Os dados, elaborados pela LCA, mostram que a queda na construção pesada, setor mais atingido pelos efeitos da Lava-Jato, foi maior. O total de empregos se reduziu em 37% no segmento, contra 29,9% da construção de prédios e instalações.

Nas estatísticas da produção de aço o principal reflexo do mau desempenho da construção civil aparece na produção de aços longos - vergalhões, barras, fio máquina e outros. De acordo com o Instituto Aço Brasil, até junho, enquanto a produção de aços planos, usados principalmente em setores como o automobilístico, o de eletrodomésticos, máquinas e equipamentos e outros, cresceu 17%, a de longos caiu 5,3%. Em junho a produção de planos aumentou 13,5% e a de longos caiu 11,3%.

Nos 12 meses até junho a produção de aços longos representou 38,8% do total de laminados produzido pelas usinas siderúrgicas brasileiras, contra 61,2% dos planos. Nos 12 meses encerrados em junho de 2016 eles representavam 42,4% do total produzido.

O economista Luiz Fernando Mendes, da Cbic, explica que é muito difícil definir o quanto de aço é consumido pela construção porque ele cresce ou diminui segundo as características da obra, sendo maior naquelas que utilizam mais estruturas metálicas na edificação, como os shoppings centers e os galpões industriais. De janeiro a junho as vendas internas de aços longos alcançaram 3,18 milhões de toneladas, representando 40,2% do total de laminados vendidos internamente.

Apesar dos indicadores ruins, o presidente da Cbic tem uma avaliação otimista quanto ao futuro, baseando sua análise nos fatos positivos como a queda da taxa de juros básica (Selic).

(Valor Online - Empresas - 23/08/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. Liga não senhores pois ainda tem muiiiiiita gordura para queimar.
    Aliás, vcs ganharam muito dinheiro na abastança petralha, agora é queimar reservas pq o inverno será rigoroso.
    A solução é simples. Metro quadrado a 500.00 de norte a sul e teremos a retomada, lenta, desse setor.

    ResponderExcluir
  2. Olha a Brazuela aqui geeeeeennnnteeee...FIM do BANANISTÃO CHEGOUUUUUUUUUU....

    ResponderExcluir
  3. O negócio e alugar/arrendar o brasil para os "chineses"... já era joça de terra....do nunca.

    ResponderExcluir
  4. Brasil se tornou terra das oportunidades.
    Se tiver a oportunidade de vender tudo, pra cair fora daqui...kkkk..

    ResponderExcluir