Total de acessos

Teste

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Agora São Paulo: Leilões de imóveis retomados sobem quase 600%

Em 2011, a Caixa Econômica Federal leiloou 2.357 imóveis resgatados por inadimplência. No ano passado, o número alcançou a marca de 15.881, um aumento de 574% em cinco anos

Ainda que os preços dos imóveis estejam em queda, conforme mostra o IGMI-R (índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial), que caiu 1,48% de julho de 2016 a setembro deste ano, a inadimplência de imóveis financiados tem aumentado.

Como consequência, cresceu também o número de casas e apartamentos tomados dos seus compra­dores e levados para leilão.

Em 2011, a Caixa Econômica Federal leiloou 2.357 imóveis resgatados por inadimplência. No ano passado, o número alcançou a marca de 15.881, um aumento de 574% em cinco anos.

“A legislação é favorável aos bancos e o processo de retomada de um imóvel para leilão é muito rápi­do”, afirma Marco Aurélio Luz, presidente da Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacên­cias).

“Por isso, oriento que ninguém espere ser notificado. Caso atrase uma parcela. Quando perceber que não conseguirá pagar a prestação, é melhor procurar o banco e tentar renegociar, além de constituir um advogado para se resguardar.”

“Mesmo se a notoficação já tiver sido feita, ou se o banco se recusar a receber as parcelas atrasadas, é possível evitar o leilão com uma ação judicial”, explica o advogado especializado em direito imobiliário Marcelo Tapai, do escritório Tapai Advocacia. “Mas a dívida precisa ser paga, esse compromisso não deixa de existir.”

Na justiça
A advogada Vera Lúcia dos Passos, 32 anos, pagou 50 prestações da casa na Vila Prudente (zona les­te). Mas dez parcelas se acumularam em atraso e o banco informou que colocaria o imóvel para leilão. “Entrei com uma ação judicial”, conta. “Paguei as parcelas e continuo honrando cada prestação, por meio de depósitos na Justiça”, diz. “Aguardo a audiência de conciliação.”
(Agora São Paulo - UOL - Grana -25/09/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Não sendo pessimista!! 2017 e 2018 eses numeros aumentarão ....
    Povo ta sem emprego... sem renda...
    Pior que quem ta empregado viu seu comprometimento financeiro aumentar para ajudar pais, irmãos ou filhos q perderam o emprego...
    Mercado imobiliário não será o mesmo por no mínimo 10 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso. A pior coisa que existe é negar a realidade...Vale lembrar que este ciclo de queda de preços dos imóveis vai durar até 2025 (ou ficarão estáveis lá...)

      Excluir
  2. Ainda mais que para comprar 40 m2 de 320.000 tem que ter 160.000 de entrada.
    Só os petralhas tinham esse dinheiro para lavar mas com a caneta pesado da justiça... acabou a laranjada.

    ResponderExcluir
  3. Os preços de imóveis em Leilão estão fora da realidade e você tem que custear:
    . 5% do leiloeiro
    . 7% da documentação
    . Processo para remoção do morador
    . Reforma geral por raiva destroem o imóvel ao sair (100% dos casos)
    . Dívidas de condomínio, etc..
    . Processos
    . Ações judiciais contra execução do imóvel.

    ResponderExcluir
  4. Restou comprar terreno pra construir:Vendo terreno fantastico na Lua, por 500,00 o m2..Em outro planeta, Marte por exemplo, havera viagem espacial pra visita ao empreendimento proximo ano, aguardemmmm...kkkkk
    Corvo Visão ao seu dispor...kkkkk...
    Brazuka é muito bonzinho...

    ResponderExcluir