Total de acessos

Teste

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Diário de S. Paulo: Crise e violência derrubam preços dos imóveis até no Morumbi

"O Morumbi acaba sendo prejudicado duplamente", disse o diretor da Embraesp, Reinaldo Fincatti. "Pela crise econômica, que reduziu o mercado imobiliário como um todo, e pela violência, que impacta diretamente nos preços."

Esse bairro da elite paulistana, antes refúgio de famílias abastadas, tem virado um depositário de placas de aluga-se e vende-se à medida que seu histórico de violência avança no noticiário.

Em uma volta pela pequena Rua Leonor Quadros, onde um carro foi incêndio com um corpo dentro, na madrugada do último dia 2 de novembro, o DIÁRIO contabilizou cinco casas a venda em um único quarteirão.

Mesmo cenário pode ser verificado na Rua Ribeiro Lisboa, onde crime parecido havia acontecido um dia antes. Nesse, a ação de motoqueiros, que primeiro disparam contra o porta-malas de um carro e depois ateiam fogo, foi toda gravada por câmeras de segurança de uma casa.

De acordo com dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), os casos de violência do Morumbi se traduzem em queda expressiva do valor dos imóveis ali localizados.

Para se ter uma ideia, o preço médio do metro quadrado no bairro era de R$ 7,2 mil em 2015 e caiu para R$ 6,7 mil no ano passado.Os números deste ano ainda não estão fechados, mas espera-se redução ainda maior.

"O Morumbi acaba sendo prejudicado duplamente", disse o diretor da Embraesp, Reinaldo Fincatti. "Pela crise econômica, que reduziu o mercado imobiliário como um todo, e pela violência, que impacta diretamente nos preços."

Quem anda pelas ruas do bairro percebe o medo nas atitudes dos moradores. Poucos saem às ruas, frequentadas apenas pelos funcionários que passeiam com cachorros. Um desses residentes, na condição do anonimato, contou que sua casa está para vender há cinco anos, sem que ninguém se interesse. "Enquanto isso, o preço despenca", afirmou.

Outra moradora, que igualmente não quis ter o nome publicado, contou que na sua casa estão proibidas até as lavagens de calçada. "Orientei meus empregados a jamais colocarem a cara para fora porque pode ser a oportunidade de assalto", disse. "Vivemos trancados como criminosos enquanto os verdeiros bandidos estão à solta."

Lançamentos também caem
Na mesma proporção em que caem os preços do metro quadrado no Morumbi, Zona Oeste, diminuem os lançamentos de imóveis novos no bairro.

De acordo com a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), em 2015 ocorreram 56 lançamentos por ali, com 7,1 mil unidades.Já em 2016, o número caiu para 38 lançamentos, com 5,1 mil unidades.

Embora diferentes, os números do Secovi (Sindicato da Habitação) também mostram redução significativa. De acordo com a entidade, em 2015 foram 25 lançamentos e no ano passado, nenhum.

Em 2017, de janeiro a agosto, segundo o mesmo Secovi, não houve nenhum lançamento de imóveis neste bairro de elite da Zona Oeste.

Estudos do Secovi mostram que o Morumbi, que abrange também os distritos de Vila Sonia e Vila Andrade, já foi o paraíso dos lançamentos de imóveis. Em 2014, por exemplo, foram 507, o que representou naquele ano 1,86% de novos empreendimentos lançados em toda a capital.

(Diário de São Paulo - Dia a Dia - 07/11/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. Para os moradores do Morumbi, eu falo de Belo Horizonte.
    Tenho parentes no Rio de Janeiro e essa é a realidade brasileira.
    Violência, crise, vergonha, malandragem e futebol e cerveja gelada.
    Está tudo dominado!
    450,00/M2 simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 450,00 ainda é muito bolhudo,pra quem não ganha mais nada,ou 4,5 reais por hora.

      Excluir
    2. Logo terão que comprovar o "roubo" e não a renda...kkkk...

      Excluir
  2. Agora culpam a violencia...daqui à pouco será a febre amarela,dengue, diabetes,caxumba..etc,etc... e os preços padrao nórdicos não ...kkkkk...200,00 o m2 acabado hein..kkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sá! Aqui em Pará de Minas, tem a décima primeira e a décima segunda praga do Egito.
      11 praga: Praga dos pernilongos da Zica, Dengue e outras doenças... são nuvens dessa praga que ninguém sabe de onde vem.

      12 praga: Águas turvas do Paraopeba. A água que tomamos é escura e chega a sair fumaça, como se fosse esgoto.

      Detalhe, as casas aqui tentam vender por 800.000 a milho grande.
      Povo sem noção gente kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Fonte:
      http://carteirarica.com.br/juros-compostos

      Façam simulação... o colega acima acertou... foi em cima cara.
      http://carteirarica.com.br/juros-compostos
      Fazendo uma simulação no site postado, em 12 anos o valor apenas dobrou, ou seja, 100%.
      Apartamento de 40 metros quadrados que eram vendidos por 15.000 em 2005... hj valeria 30.000.

      Não é achismo nem bolha , é matemática das mais simples.

      Eu sou cinquentenário e não sei fazer cálculos complexos, mas tenho o Professor GOOGLE.
      Vamos pesquisar meu povo...

      Excluir
  3. Ontem uma inquilina com comparsas mataram o proprietário de uma casa ....não pagaram o aluguel resolveram matar o dono ...imóvel é coisa séria estão desesperados querendo alugar pró primeiro psicopata que vê ..a coisa tá feia

    ResponderExcluir