Total de acessos

Teste

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Investimentos e Notícias: Número de imóveis retomados que vão a leilão dispara em todo País

Somente no último ano, o número de imóveis retomados pelos bancos saltou para 80%. Dados da Caixa Econômica Federal, que detém mais de 70% do mercado imobiliário, demonstram que em 2015, foram retomados 8.775 imóveis. Já no ano passado, o número passou para 15.881. Em dois anos, 26,6 mil pessoas perderam suas casas

O atual cenário econômico deixou muitas pessoas em dificuldades financeiras e com isso aumentaram a retomada de imóveis por parte dos bancos. O desemprego ou a baixa na renda familiar fez com muitas famílias deixassem de pagar as parcelas mensais, vindo a perder seu imóvel por meio de leilão ou venda direta. Somente no último ano, o número de imóveis retomados pelos bancos saltou para 80%.

Dados da Caixa Econômica Federal, que detém mais de 70% do mercado imobiliário, demonstram que em 2015, foram retomados 8.775 imóveis. Já no ano passado, o número passou para 15.881. Em dois anos, 26,6 mil pessoas perderam suas casas.

Com a figura da alienação fiduciária, o banco não mais precisa ingressar com uma ação judicial para retomada do imóvel. Desta forma, não resta ao mutuário outra saída, senão o pagamento da dívida, antes da consolidação da propriedade em nome da entidade financeira.

Imóvel pode ser retomado a qualquer momento
No mercado, temos a falsa ideia de que um imóvel poderá ir a leilão apenas com a terceira parcela em atraso. Importante destacar que a lei não traz essa previsão, ficando a critério do banco estipular em contrato a partir de quantos dias de atraso ocorrerá a consolidação.

Para evitar essa situação, é primordial que antes de qualquer financiamento, a família esteja certa e segura das obrigações financeiras e de qual sua disponibilidade de recursos para destinar mensalmente às parcelas que serão assumidas. Ademais, a partir do primeiro atraso, é importante que o mutuário busque pela entidade financeira para tentar uma renegociação da dívida.
Uma vez que o imóvel vai a leilão, tem-se uma situação de risco para ambas as partes – aquele que poderá perder o imóvel, e o outro que tem interesse na arrematação ou compra.

Ao mutuário não há outra saída senão o pagamento da dívida ou ao menos, parte dela. Além disso, caso o leilão ocorra sem a intimação do devedor para pagamento da mora, é possível que o ato de arrematação seja anulado.

Faz-se importante destacar que o leilão está previsto no Código de Processo Civil e também em lei própria. A entidade financeira que optar por ele deverá cumprir com os requisitos necessários e expostos no ordenamento jurídico, sob pena de anulação do leilão, ou até mesmo, de indenização ao mutuário.

Ao terceiro interessado é de extrema importância levantar informações a respeito do imóvel e do seu edital. Não raras vezes a entidade financeira deixa de notificar o mutuário para pagamento da dívida, ou então, omiti informações relevantes do edital de leilão. Conhecer se o imóvel possui outras dívidas é imprescindível, uma vez que diversas despesas passarão automaticamente para o nome do arrematante no momento do lance, como por exemplo as dividas condominiais.

Deste modo, tem-se com a crise econômica momentos de perdas, mas também de oportunidades. Aos que buscam um financiamento imobiliário ou se encontram inadimplentes, importante destacar que a melhor resolução dos conflitos é buscar informações e acordos. De forma alguma o mutuário em atraso deve aguardar pelo leilão para então reivindicar pelo seu imóvel.

Ao terceiro interessado em investir em imóveis retomados, a busca pelas informações são ainda mais importantes, sob pena de responder por vícios e má-fé, de acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça que reputa ao comprador ou arrematante o dever de se informar acerca do imóvel de interesse.

(Portal Investimentos e Notícia - Notícias - 20/11/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Amigo meu comprou casa geminada por 400.000.
    Deu 160.000 de entrada...
    Restante para pagar em 35 anos...

    Paga 3.500 por mês.

    Casa de 70 metros quadrados...

    Já pagou 05 anos e o saldo devedor não alterou...

    Perguntei pra ele qual o valor dessa casa se fosse alugar?
    Respondeu: 1.000

    Falei pra ele que se ele tivesse aplicado os 160.000 e guardado 2.500 por mês e pagando 1.000 de aluguel, em 05 anos teria 560.000 ou seja, daria pra pagar a vista e ainda sobrava dinheiro.

    Falei pra ele que se ele me desse (de graça) as chaves para eu continuar pagando eu não queria.

    Portanto , é o cenário ora posto.

    Façam suas escolhas...

    Eu fiz a minha em 2013. Vendi meu ap, apliquei o dinheiro e fui para o aluguel.
    Graças a Deus, na hora que eu quiser , compro a vista.

    Só que gostei de morar de aluguel. Moro onde quero pago barato e continuo capitalizando.

    Já cheguei a meio milhão kkkkkkkkkk
    Mais 05 anos serei um milionário.

    Kkkkkkkkkk escolha certa, graças ao Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô nessa também, todo dia o povo fala pra mim comprar uma casa aí eu falo Deus mim livre kkkk,

      Excluir
  2. Não tenho pena de quem por pura ganância de querer ter um imóvel próprio, contribuiu com a bolha imobiliária, comprando em vez de alugar, pois tem muita gente que acha que é um absurdo alugar, diz que é jogar dinheiro fora, jogar dinheiro fora é comprar e não conseguir pagar, perde tudo e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Bem feito! Não pagou o banco tem que tomar mesmo. Que aprendam a não fazer financiamento de 35 anos que só existe na terra da banânia.

    ResponderExcluir
  4. Muito triste esse final...dos bananenses sem sem futuro algum...renda idem....

    ResponderExcluir