Total de acessos

Teste

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Estadão: Imóveis de luxo também estão parados. Melhora do mercado é mentira, afirma corretor


Circulam na praça inúmeras declarações sobre uma melhora na comercialização de imóveis na cidade de São Paulo. "Não é verdade", afirma um dos mais conhecidos e discretos corretores da praça, Marcelo Gurgel do Amaral. [...] Contaram uma grande mentira durante 10 anos, e todo mundo que acreditou acabou comprando imóvel a preços absurdos

Circulam na praça inúmeras declarações sobre uma melhora na comercialização de imóveis na cidade de São Paulo. "Não é verdade", afirma um dos mais conhecidos e discretos corretores da praça, Marcelo Gurgel do Amaral. Segundo sua avaliação, "o Brasil que navega com tranquilidade é o da chamada Faixa 1, moradia de necessidade. Ou seja, os imóveis do Minha Casa Minha Vida e outros programas na mesma vertente. O de luxo está parado". Aqui vão os melhores momentos da conversa.

Porque não saem negócios com imóveis de luxo?
As informações sobre crescimento econômico chegam com muita velocidade aos clientes mais ricos. Eles estão muito atentos e não querem colocar um mar de dinheiro em uma moradia até que as coisas fiquem mais claras, até os preços voltarem à realidade. E eles andam lá no alto. (Segundo dados do Embraesp, o metro quadrado médio no Jardim Europa bateu em R$ 24,8 mil em fevereiro. E no Itaim-Bibi, R$ 32 mil.

Quando é que acontece a venda de uma casa ou apartamento de alto luxo?
Por necessidade. Por exemplo, se o sujeito casa de novo, ou aumenta a família...

Ou seja, os imóveis de alto luxo, na capital, estão à venda por preços irrealistas
Um apartamento em SP não pode valer o mesmo metro quadrado de Paris nem o mesmo metro quadrado de Nova York. Hoje, se você quiser perder dinheiro, construa imóveis para ricos. É o pior negócio do mundo.

Quando vai melhorar?
O dinheiro grande vai voltar ao mercado imobiliário quando houver novamente segurança. Precisamos saber quem vai ser eleito presidente no final deste ano. Contaram uma grande mentira durante 10 anos, e todo mundo que acreditou acabou comprando imóvel a preços absurdos. O Brasil que não vai parar é o negócio dos imóveis para classes menos favorecidas, e iniciativas como loteamentos de primeira moradia, fundos investindo em armazenamento, onde a renda é razoável.

(Portal Estadão - Notícias - Geral - 31/03/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

28 comentários:

  1. Atualmente no Brasil, especialmente o mercado imobiliário criou uma denominação Bizarra:
    Milionários sem dinheiro, proprietários de imóveis passivos que não dão nenhum lucro, só despesa...

    Pobres com dinheiro, sem imóveis, morando de aluguel barato, morando onde quer... ligou o som alto, fui! Longe do trabalho? Fui!

    No Brasil Bizarro, eu me enquadro no segundo grupo, sem dívidas, com boas aplicações, excelente renda, porém pobre, pq não tenho coragem de pagar R$1.000.000,00 para pagar em um barraco na favela...

    Vamos aguardar onde isso vai dar... ajuda aí né corvos... vcs são os responsáveis para fazerem justas avaliações, como não irão fazer, eu não compro, vcs não vendem... resultado, corvos passando fome.

    ResponderExcluir
  2. Não devemos avaliar o mercado imobiliário apenas por causa desses quatro anos que está ruim.E nos últimos cinquenta anos ou mais que sempre foi um mercado firme e bom. Imóvel é um bom negócio em qualquer parte do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que apenas no Brasil o imóvel é era tratado como investimento, hoje não mais a não ser por quem tem interesse em vender.

      Em outros países e mesmo em nossos vizinhos Argentina, Paraguay, Bolivia, etc não existe essa denominação.

      Veja que na Argentina o m2 de apartamentos novos de padrão elevado nos grandes centros comerciais não fica por mais de R$ 18.000,00 Pesos Argentinos ==> o que equivale a R$ 3.000,00 reais. Basta pesquisar em sites de imóveis.

      Excluir
    2. Meu jovem 04 de abril 10:07

      Você está falando de Tóquio ou França? Portugal ou Canadá? Dubai?

      Pesquisa ai corvo se nos anos 60, 70, 80 e 90 tinha essa farra de lavagem de dinheiro em imóveis... pesquisa...

      A Caixa não era irresponsável como foi nos anos PTralhas...

      Eram austeros e só emprestavam quem tinha condições de pagar...

      Criaram uma bolha e ela está aí... só não ver quem não quer ou é corvo manso.

      Condomínios inteiros antes de serem construídos já estavam totalmente vendidos com garantia da Caixa e não importava se depois iria tomar inadimplência e sofrer prejuízos...

      Agora é aguentar o que virá porque o Tsunami está a caminho, nem atingiu os barracos na Bananasil.

      Excluir
  3. As pessoas pelo que me parece estão acordando ou sem dinheiro mesmo,tem casa aqui em SBC fazem 6 anos com plca de vende-se e nada,só não baixam os preços pelo motivo de pura especulação querendo achar um trouxa de plantão.Odeio pagar aluguel mas acho melhor sangrar um pouco que se enforcar.Sem essa de achar que só quem não pode comprar acha caro,tenho grana o suficiente para comprar á vista,mas não vou mesmo,o justo é pra todos.Que enfiem no rabo esses imoveis com preços milionários e se possível que pensem nos seus familiares que precisem de moradia.se toquem acabou não da mais esses preços abusivos.

    ResponderExcluir
  4. “era” um bom negócio em qualquer parte do mundo. o mundo mudou e investir em imóveis hoje é ter a certeza de pagar caro pra perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Se ele acha que somente o MCMV faixa um está vendendo, ele está muito enganado. A inadimplência é grande até nesta modalidade.

    ResponderExcluir
  6. Impressionante como ainda tem corretores de plantão neste blog, que tem a cara de pau de aconselhar investimentos em imoveis, e em sua mediocridade, e falta de estudo, vomitam que no resto do mundo também é assim, agora eu te pergunto: vc ja viajou para exterior?
    não precisa me responder que ja sei a verdadeira resposta....
    Para que viaja e sabe, imovel não é mais investimento, e sim gerador de custos de manutenção. Na Europa, a população vem diminuindo e como ja dito aqui inumeras vezes, os poucos jovens que há, não tem interersse em comprar nada, e sim em locar, não vejo nem aqui na bananada , jovens querendo ter muitos filhos , portanto para quem ficaram esta infinidade de imoveis construidos.
    Outro mentira que latem, é que investimentos financeiros não estão rendendo nada, kkkkkkkkkkkkkk
    è piada neh? temos o maior juros reais do mundo mais de 6% reais ao ano acima da inflação.
    isto em investimentos conservadores
    PARA OS CORVOS DE PLANTÃO, O TESOURO DIRETO ESTA PAGANDO EM TITULOS PREFIXADOS COM RESGATE DE JUROS SEMETRAIS A BAGATELA DE 10% AO ANO. ENTÃO O QUE É MELHOR TER UM IMOVEL QUE COMPROU NA DECADA DE 80 POR 50 MIL, ACHA QUE VALE HOJE COM BIDE ROSA 1 MILHÃO, OU TER UM MILHÃO RENDENDO POR MES 8400,00 SEM FAZER NADA.
    quer outra maxima, com este valor voce compra um lote no melhor condominio de sua cidade, e constroi sua mansão ( cadeia para resto da vida) para ostentar, e depois pode achar que vale 2 milhoes kkkkkkkkk
    Outra maxima, que a maioria que aqui contesta a burrice que é comprar imovel, tem recursos liquidos para viajar, comer bem, aproveitar do aluguel quase de graça, e isto causa uma inveja do caraiiiiiiiiiiii, na verdade querem que a gente compre e cometa a mesma burrada que eles cometeram e fiquemos todos na merda tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação aos Juros excelente sua observação.
      Vejam que até mesmo o CDB puro já é interessante, pois, CDB está em 6,5% e a inflação em 2,5% logo GANHO REAL DE 4,0%.

      Excluir
  7. Em algum momento, devido importancia do mercado imobiliario na geração de empregos, o credito imobiliario irá voltar, bem provavel que com essa medida entre 2020 a 2025 acontecerá nova valorização dos imoveis, esse ciclo terá seu fim apartir de 2035 quando a população brasileira deixar de crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc 10:01... Telefone fixo vai voltar a valorizar... automóveis irão valorizar muito mais ainda... computadores irão valorizar, smartfones irão valorizar também viu corvo. Barracos nas favelas que hoje valem R$2.800.000.000 em 2022 irão valer o dobro...

      Parabéns pelo comentário inteligente.

      Excluir
    2. Comentário idiota o seu, fica claro que você não tem estudo.

      1 - O crédito de imobiliário não irá voltar em 2020, pois, nunca deixou de existir;
      O que voltou foi a liberação de financiamento com critérios adequados devido a quebradeira em que a CEF quase entrou;

      2 - É de entendimento geral de que não há déficit imobiliário em todos os segmentos da Sociedade Brasileira ou de qualquer sociedade no mundo;
      O que existe é um grande grupo com baixa renda que aos poucos tem de sair das casas de papelão sem saneamento básico, para isto temos o minha casa minha vida. Que também está quase falido devido ao desemprego e consequente inadimplência.

      Tome ciência.

      Excluir
  8. Nova valorização, atá só se aumentar as parcelas para se pagar em 50 anos para caber no bolso do trabalhador...Aproveita e compra bastante antes de 2020, uns 2 ou 3 corvo faminto para não perder a oportunidade...

    ResponderExcluir
  9. Eu sou engenheiro de avaliações e também já trabalhei como corretor de imóveis, gostaria de contribuir no debate.
    Amigos corretores, vamos ser honestos, os preços estão surreais e não não vai ser com mais financiamentos que o mercado irá voltar. Os financiamentos hoje estão mais cautelosos, antigamente uma pessoa praticamente sem renda conseguia uma aprovação no MCMV em 15 dias, através de guia de previdência social ou até mesmo IRPF( até os retificados). Os bancos, principalmente a CEF deixavam passar e isso é um pequeno exemplo no meio de tantas distorções.
    Um imóvel de 300.000,00 em 2010 hoje custa 1.000,000,00 , nada justifica tal preço pedido ( especulação).
    Vamos supor que mesmo assim os financiamentos fiquem mais atrativos, e uma pessoa quer comprar um imóvel num bairro comum por 600.000,00. A questão é, quem tem de 30%-40% para dar de entrada no imóvel? Quem tem renda para financiar? QUEM TEM RENDA PARA PAGAR 5.000,00 POR MES? (NEM O DONO DO IMOVEL TEM)
    Senhores corretores, vocês conseguiram por parte legal realizar um serviço da nbr 14.653 que é destinado aos engenheiros de avaliações(não quero entrar no debate se corretor pode ou não avaliar bens) usem a norma para avaliações e façam o mercado cair, os preços precisam cair, é necessário fazer avaliações coerentes!!!!!!!!!!!!!!!
    Vocês leitores do site, sabem como é feita uma avaliação hoje? O corretor liga para o proprietário e fala "quanto se quer na mão?" Se baseiam em preços de portal imobiliário , cada um poe o preço que quiser e foda se.
    Mercado imobiliário é um mercado de lucros e prejuízos e as pessoas cedo ou tarde vão perceber.
    Os clientes que me procuram eu digo: " se puder vender, venda agora porque vai cair o preço a níveis de 2009"
    É ilusão acreditar que os preços vão subir, é ilusão acreditar que vai ter atos de venda nesse nivel de preço . O mercado vai cair por coerencia ou necessidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado engenheiro 18:51, você tem razão. Não há meios de vender imóveis nos preços praticados, atualmente. A coisa é racional. Exige-se no mínimo 30 ou 40 % de entrada. Qualquer apartamento meia boca está custando mais de 500 mil. Isso significa uma entrada de no mínimo 200 a 300 mil. A média salarial do brasileiro é de 2,2 mil. Como conseguir financiar? Não fecha a conta, mesmo que os bancos queiram financiar, o cliente não consegue. E a quantidade de imóveis de um milhão? Já notaram que estão anunciando imóveis de um milhão com a maior facilidade? É ridículo o mercado do jeito que está.

      Excluir
    2. Excelente comentário do nosso amigo engenheiro. Jogou luz onde eu leigo, sabia que tinha coisa errada, mas não sabia porque chegou nesse ponto.

      Acho que vc deveria comentar mais vezes nos blogs para ajudar a compreensão dos leitores.
      Pode ter certeza que tem gente de todas as classes sociais que visitam esse blog e que são os únicos que há quase uma década vem denunciando essa lavagem de dinheiro no mercado imobiliário, e só agora estamos vendo que era verdade.

      Pois bem, no meu entendimento, além da avaliação (que deveria ser feita por um engenheiro e não pelos corvos passa fome) deveria ter um cálculo de depreciação, por exemplo:

      Apartamento de 40 M2 novo, valor R$ R$55.000,00
      Apartamento de 40 M2 com 05 anos R$50.000,00
      Apartamento de 40 M2 com 10 anos de uso R$45.000,00

      Um engenheiro sabe que, embora sendo um leigo, sei que o metro quadrado de um conjuntão em um apartamento de 40 M2 não pode ser mais que R$1.000,00;

      Assim, o engenheiro faria a avaliação, baseado na localização, material utilizado (normalmente usam os piores materiais) e hora trabalhada por profissionais.

      Depois, de calculado o metro quadrado, entraria o cálculo de depreciação do bem por ano de uso.

      Quem sabe algum jurista ou político ou economista esteja lendo a matéria, poderia nos ajudar porque de certa forma, não é bom para o país que o setor de construção civil esteja parado trazendo prejuizo e desemprego porque não perceberam que acabou a corrupção... acabou pessoal, não tem espaço pra isso. Caixa Econômica (de 02 anos pra cá) está mais cautelosa, não porque é boazinha, mas porque o bicho tá pegando e tem muitos executivos indo preso por má gestão do dinheiro público.
      Gedel (o homem dos R$50.000.000) do apartamento, foi vice presidente da Caixa... aprovava financiamentos sem nenhum critério sérios.

      ACABOU A LARANJADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      BARRACO NA FAVELA POR R$500.000.00.0000.0000000 NUNCA MAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Prezados, Obrigado pelas respostas
      Isso me motiva ainda mais a esclarecer algumas práticas do mercado imobiliário que eu considero importante vocês saberem.
      Vou colar aqui alguns trechos dos comentários, e responder em baixo:
      i)"Exige-se no mínimo 30 ou 40 % de entrada. Qualquer apartamento meia boca está custando mais de 500 mil. Isso significa uma entrada de no mínimo 200 a 300 mil. A média salarial do brasileiro é de 2,2 mil. Como conseguir financiar? Não fecha a conta, mesmo que os bancos queiram financiar, o cliente não consegue."
      - É exatamente este o meu ponto hoje com os donos das construtoras , corretores e clientes. O mercado Brasileiro sofre há anos com a perda de postos trabalhos , os que ficaram empregados sofreram fortes reduções nos salários e tem um medo constante do desemprego. Isso nos gera queda nominal e real nos níveis de renda da população. Acreditar que isso vai melhorar virando os anos é ilusão. O preço dos imóveis não comporta a renda da população. Enquanto nossa industria estiver em declínio -que é onde se pagam os melhores salários-, ociosa, e o emprego em geral estiver patinando, as coisas não vão melhorar.( vamos aqui tirar as exeções, existem sim cidades que tem o setor imobiliario rodando, para esses casos a analise vai um pouco além dessa proposta.

      ii)"Pois bem, no meu entendimento, além da avaliação (que deveria ser feita por um engenheiro e não pelos corvos passa fome) deveria ter um cálculo de depreciação"
      - A avaliação é uma ciência de engenharia regulamentada pela resolução 345 de 1990, no qual devemos seguir a nbr 14653 para fins de "valuation", envolve de tudo - finanças, mercado, contabilidade, direito, estatística sendo para bens móveis e imoveis, desde imoveis urbanos, base imobiliária e industrias. Eu não quero entrar na na jurisprudência de que os corretores podem ou não podem avaliar, existem alguns muito bem preparados e éticos, eu mesmo comecei minha carreira sendo corretor. O problema é que tem prostituição no mercado, o proprietário nao quer pagar por uma avaliação- porque ja tem preconceito com o corretor-, então o corretor vai la pega foto, coloca o preço que o proprietário quer (que este viu no portal imobiliário)e deixa la mofando o imóvel por anos, nisso outros corretores e imobiliárias vão anunciar o mesmo imóvel dezenas de vezes poluindo o mercado.
      Quero elencar também para que vocês não se enganem com a ética e moral dos engenheiros, explico: O engenheiro é contratado pela construtora ou bancos, muitas vezes eles se curvam aos interesses de um desses clientes, para não perde-lo e até para ganhar mais honorários. O mecanismo é complexo e existem essas distorções, há bons e maus profissionais em todas as áreas.
      Dentre os métodos de avaliação, existem vários tipos, o mais utilizado para imóvel urbano é o comparativo de dado de mercado. De nada adianta o engenheiro/ corretor fazer uma amostragem diante de dados errados, vide: zapimoveis, imovelweb e etc. (Acredite é oque mais tem).
      Você acertou anon das 15:28, a depreciação é usada nas formulas para o nosso valuation imobiliario. Elas muitas vezes são indices pre estabelecidos e a criterios do avaliador. Entram coisas subjetivas também como localização, potencial construtivo, regional, dentre outros.
      continua....

      Excluir
    4. CONTINUAÇÃO...
      iii)"Um engenheiro sabe que, embora sendo um leigo, sei que o metro quadrado de um conjuntão em um apartamento de 40 M2 não pode ser mais que R$1.000,00"
      - Qualquer dia eu vou abordar com vocês de uma forma didática a viabilidade de incorporações. Respondendo brevemente sim, não sai muito caro, oque encarece são variáveis como: Preço do terreno pedido, benfeitorias que a prefeitura impõe para que o construtor faça, documentação, lei de zoneamento, produtividade da empresa, maquinário, dentre outros. Parece ser complicado, mas não é, soma tudo isso e faz um custo de oportunidade, se for viavel manda bala, se nao créu....
      O fator que impacta bastante é o custo do terreno, que os incorporadores fazem uma sub-rogação(permuta) , e tem que ser rateado dentre os demais. Feito isso soma o custo de construção, custos de projetos, marketing, comercialização, enquadram no preço de m² que o mercado estava absorvendo. Como as obras duram em média 3 anos, tudo pode mudar. Se o preço de mercado cair, o incorporador vai ter que tirar do lucro para vender as unidades, ai começam os descontos, promoções e etc. Se já estão com o P/L negativo, eles vão segurar e tentar flexibilizar parcelas direto com eles para não terem tudo perdido- vejam se não é isso que está acontecendo no mercado.
      Um pessoal que se ferrou nessa história foram os donos do terreno, que sem informação aceitaram as propostas das incorporadoras, mal sabendo que para eles venderem depois de o imóvel ficar pronto iria ser praticamente impossível, já que o imovel pronto com um dono (dono do terreno) não se enquadra nos financiamentos mais baratos, fazendo que o comprador compre direto da construtora pois se enquadra na faixa mais barata. Ai o imovel fica parado, tendo contas como iptu, condominio, sem inquilino...um terror - Isso poderia ser evitado se o proprietário contrata-se uma consultoria especializada , mas aqui é Brasil, lei de gerson, a conta de padaria que a engenharia financeira dos incorporadores fizeram brilharam os olhos dos proprietários do terreno .

      Gente tem tanta coisa no mercado que eu precisaria fazer um site ou blog e para ir trocando ideia com vocês.
      Por enquanto é isso
      Até a proxima
      Eng avaliador.

      Excluir
  10. Maldito fipezap.Só serve para iludir e inflacionar os preços.Alguém ja viu um anúncio de algo que valha apena cpmprar no zap imóveis???.De uma emissora que passa BBB não poderia vir coisa boa😣😣😣

    ResponderExcluir
  11. Nào sou corretor, na verdade oa preços estãlo fora da realidade brasileira.
    Mas comentar que teremos um apartamento de 40 metros quadrados a R$ 50.000,00??? Ae é sonhar muito, e mais ainda que com o tempo irá sofrer depreciação do valor...quer dizer que depois de alguns anoa você quer pagar R$ 1,00???
    Vamos colocar os pés no chão, permanecendo os valores surreais, basta não comprar e optar por alugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é corretor, com certeza é aprendiz de corvo!
      Eu construí uma casa de 240 m2. Mão de obra a R$400,00/m2 com material ficou em torno de R$1.000,00.
      Lote: $200.000.
      Preço final de um CASA de 240m2...
      240.000 + 100.000 R$340.000.

      Vai tentar enganar outros em outro milharal corvo passa fome.

      Excluir
    2. Belza Lê a, saiu pra Vc 340k o imóvel mas isso varia muito de região pra região, localização do terreno, documentação, tipo de material, mão de obra, etc. Afinal construir tbm não é fácil e pode ter problemas durante a construção e precisar parar a obra e volta a construir só depois, etc.
      E não sou corretor e tbm compartilho da ideia de preços abusivos e surreais, mas achar que Vc vai comprar um apto de 40 metros quadrados por 50 mil, ai já Ta querendo força demais, ainda mais querendo um apto em um bairro bem assistido ou mesmo central nesse valor? Desculpa, Vc vai morrer e isso jamais vai acontecer, isso simplesmente não existe. Talvez em algum imóvel na Cohab Vc consiga encontrar isso, e digo talvez.
      Vc Ta fazendo comparação com preços da década de 80 pra 90. Se está esperando os valores chegarem a essa época, compra o caixão e ja espera deitado.
      Os valores estão irreais para o brasileiro, e esses valores precisam ser corrigidos e isso é um fato, mas achar que vai chegar a esse preço de 50k um apto já é muita falta de bom senso ou ignorância mesmo, Pq nunca que vai chegar a isso. Ate mesmo a preço de custo, dependendo da localidade em que um apto foi construído, chega nesse valor.

      Excluir
  12. Pagou caro demais no terreno, preço do terreno desalinhado com custo da casa. Não vi novidade nenhuma nos comentarios, alias não precisa ser engenheiro para percerber que ha algo errado, e sim ter educação financeira. Sou a favor do liberalismo economico, então voce pode tentar vender pelo preço que quiser, acredito que muitos aqui agem desse forma, em outro segmento, e nem percebe, querem vender seu carro usado bem acima do preço justo, vender sua tv usada ou celular querendo ganhar um pouco. Enfim esta no DNA brasiliense a chamada lei do gerson.
    Precisamos é evoluir, estudar mais, adquirir mais cultura e educação, viagem mais e preocupem menos em adquirir. Para que comprar se podem alugar, seja casa seja carro, sabia que se voce contabilizar o preço do carro, mais gastos com manutenção e gasolina, e tempo de uso, custo de oportunidade do valor investido , voce poderia andar de UBER que sera mais vantajoso.
    Educação financeira é o que nos falta

    ResponderExcluir
  13. Acredito que não tenha nenhuma casa e mora de favor na casa dos fundos da sogra. Sou engenheiro aeronáutico, pago aluguel e sei muito bem investir meu dinheiro ganho de forma honesta.
    Tenha mais respeito e aprendiz de corvo deve ser você, que não conseguiu passar em uma boa universidade e deve estar tentando FIES, PROUNi ou o Lula sair da PRF em CWB.

    ResponderExcluir
  14. A tenho diploma no ITA e nestrado na UBI em Portugal. Já você deve sonhar em comprar um barraco no CDHU em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papel aceita tudo... uma coisa é certa... corvos estão passando fome... seja engenheiro, seja quem for...

      Excluir
    2. Engenheiros formados em instituições que no processo seletivo entram quem deixa cair no chão RG sim....Mas quem se formou em instituições federais de renome como ITA nunca passará fome.
      Trabalho como projetista aeronautico na Embraer e tanto Boeing como Airbus vive me fazendo convite.
      Graças a Deus vivo de aluguel e os lucros de meus papeis investidos na bolsa que está estourando mais de 80 mil pontos, irei investir em casa em Lisboa ou Miami.
      Agora continui achando que todos são corvos e viva a sua mediocre vida, sonhando em um dia uma apt virar R$ 50 mil no Brasil.
      Como não achei meu dinheiro no lixo, não irei comprar nunca um imóvel com péssimos materias de construção neste país.
      Agora ainda dá tempo de estudar num curso como medicina e engenharia.
      Fica a dica.

      Excluir
    3. A dica que dou será... Essa escola que vc está nela, sou Oficial Superior... portanto, não tem só bobo aki não... não me venha com essa de engenheiro de ITA pq pra cima de mim não cola, pq os intelectuais e bons profissionais estão nos Estados Unidos ok... o resto é torcer para não entrarmos na estatística dos 60.000 assassinados por ano no Brasil do Zé Carioca essssssssssssperto.

      Oremos a Deus para nossos filhos não entrarem nessa estatística. Imóvel no Brasil, nem de graça, somos unânimes em dizer que não tenho coragem de comprar essas bostas de apartamentos de R$500.000,00, eu morro mas os corvos não verão meu dinheiro...

      Excluir