Total de acessos

Teste

terça-feira, 8 de maio de 2018

Estadão: Reativação da construção civil em marcha lenta


Em condições normais, com os juros relativamente baixos para a compra de imóveis, contando as instituições financeiras com bom volume de recursos para essa finalidade, o setor da construção civil já deveria, a essa altura, apresentar um cenário mais animador

O setor da construção civil, um dos mais afetados pela crise, vem demorando muito para ingressar em um ciclo firme de recuperação. Como informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador do nível de atividade do setor ficou em 47,1 pontos em março, o melhor resultado desde novembro de 2013, mas, mesmo assim, abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que marca a diferença entre aumento e queda na atividade.

Em condições normais, com os juros relativamente baixos para a compra de imóveis, contando as instituições financeiras com bom volume de recursos para essa finalidade, o setor da construção civil já deveria, a essa altura, apresentar um cenário mais animador. A demanda, porém, reage lentamente em vista do alto desemprego e da insegurança dos consumidores, que, mesmo estando empregados, não se sentem encorajados a comprometer-se com gastos mais elevados como a compra de casa própria.

Com isso, as empresas de construção têm convivido com baixo nível de utilização da capacidade operacional, que foi de 57% em março. Embora o emprego no setor tenha aumentado 1,3 ponto no mês em relação a fevereiro, não passou de 45,4 pontos, também abaixo da linha dos 50 pontos, deixando claro que essa área, que é a maior fonte de ocupação na economia, ainda é marcada por um forte desemprego. A persistência de grande capacidade ociosa agrava a situação financeira das empresas do setor, que se ressentem da pesada carga tributária e dos altos juros cobrados para obtenção de capital de giro.

Apesar de tudo, as expectativas para os próximos meses são positivas. Em abril, houve pequenas quedas em relação a março, mas os empresários estão mais confiantes. Um indicador significativo é a maior disposição de investimento pelas empresas, que aumentou 4,1 pontos em abril em relação a março, ficando em 35,2 pontos, o maior indicador desde fevereiro de 2015. Espera-se que isso se traduza em novos empreendimentos e serviços, bem como aquisição de matérias-primas e aumento do número de empregados nos próximos meses.

Esta é uma questão de grande importância, pois, como se sabe, uma recuperação consistente da economia como um todo passa por um reaquecimento do setor da construção civil.

(Portal Estadão - Notícias - Geral - Opinião - 02/05/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

27 comentários:

  1. Até que enfim, o "Observador do Mercado" posta uma notícia boa, e de um jornal de âmbito nacional, e não de alguns jornaizinhos regionais, que por várias vezes tem feito a sua publicação.( Talvez por falta de notícias ruins.).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK. ANDANDO PARA TRÁS.

      Excluir
    2. Marchando para atrás...1 prá frente 4 prá atrás...kkkk...

      Excluir
  2. Falta interpretação de texto, a noticia diz que o mercado continua estagnado e os investidores abaixo da linha dos 50 continuam pessimistas. A unica "boa" notícia é "parou de piorar rápido"

    Os dados oficiais confirmam isso, o desemprego no setor da construção continua aumentando, o pib do setor continua caindo, vendas de cimento caindo, ao contrario de outros setores, como automoveis, que vem realmente recuperando com as exportações. Pena que não dá pra exportar casa

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, na terra da Banânia, prevejo que daqui alguns anos tudo acontecerá de novo. Os bananenses sem conhecimento voltarão a aplicar na poupança. A economia irá melhorar (artificialmente) da mesma forma quando o FHC e depois o Lula assumiram o poder. Os bananenses terão crédito farto e acharão que financiar um bem é o mesmo que chamar de seu. Os pseudo investidores voltarão assim como as vendas na planta. Os preços subirão artificialmente. E ai................ após alguns a conta vai chegar e vai ser quebradeira geral de novo.
    Esse ciclo vai repetir Ad infinito.

    ResponderExcluir
  4. Nobres amigos,não tem como escapar.Se achar algo mais barato vem uma construtora e compra e dai constrói e vende por preços absurdos que otários compram.Esse é o ciclo vicioso da nação.Sempre alguém leva vantagem,o negócio é assim mesmo.Antes odiava esses movimentos de sem-této,mas agora já estou simpatizando com a causa.Se tiver que ganhar algo que seja no grito mesmo.Uns com muito e outros muito com nada injuriei.

    ResponderExcluir
  5. noticia boa é esta:

    dolar tem alta consideravel e juros futuros tem forte alta..........

    http://www.valor.com.br/financas/5510359/dolar-e-negociado-acima-de-r-356-e-juros-futuros-tem-firme-alta

    ResponderExcluir
  6. esta tambem

    BC não vai conseguir conter alta do dólar e deve rever intenção de cortar a Selic, diz analista


    http://www.infomoney.com.br/mercados/cambio/noticia/7410716/nao-vai-conseguir-conter-alta-dolar-deve-rever-intencao-cortar


    ResponderExcluir
  7. cada dia que passa imovel esta valendo menos, com desistencia de joaquim barbosa cenario politico ficou instavel e confiança do mercado junto. Enquanto voces compram imoveis eu compro dolarrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  8. BC está contaminado pela mesma doença da DILMAnta, "nunca na história deste país tivemos uma taxa de juros tão baixa", e agora vem o resultado: dólar nas alturas, combustível o 2º mais caro do mundo, além de risco inflacionário. Ah mas com juros baixos estimulamos a economia e geração de emprego. Onde estão os juros baixos??? Esta manobra era para obrigar os rentistas a comprar imoveis, mas estamos quietos surfnado nos maiores juros do mundo, mesmo com a selic ridicula, todo mundo liquido esperando as eleições, agora sem Barbosa, vai dar LULA e nossa SELIC volta para 16%

    ResponderExcluir
  9. Inflação baixa, que piada, aqui em BH metro vai de 1,80 para 3,40 quase 100% KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. Minha aplicação em dolar rendeu 10% este mes, graças a Deus e a este blog, não comprei imovel, ganhei mais de 70 mil reais , e o apartamento que olhei esta com mais de 100 mil de desconto.
    È mole?

    ResponderExcluir
  11. Barbosa fora, vai dar Bolsonaro ou Lula, consequencia Brazulela a vista, dolar a 5,00 reais e selic a 16%, para quem comprou imovel lamento muito, para quem ainda financiou em 35 anos, meus pesames, perda do imovel por execução judicial e volta a morar com os pais.

    ResponderExcluir
  12. A argentina só não esta pior pq nesses anos todos soube fazer, via corrupção, excelentes acordos com o BR.
    E não é só o PT que investiu bilhões a fundo perdido na PDVSA, isso vem de longe, o caso das geladeiras, os autos, o trigo que a gente produz e é exportado por lá e assim vai.
    aliás acabo de ler 75% das exports BR de auto vai pra lá, com a quebra da moeda deles, do dia pra noite acabaram os lucros, exceto os governos subsidiem a operação, como de praxe, o nosso e o deles, por meio daqueles mecanismos de dolar subsidiado dos programas de exportação nosso.

    o BR há muito tempo paga pela boa vida dos argentinos
    PIB alimentado pela exportação de autos deve cair

    ResponderExcluir
  13. De todo lado que vejo tenho amigos e familiares desempregados.
    Empresas dando calote nas outras.
    Empresas que adiam notas de pagamento…
    Empresas fazendo empréstimo para pagar funcionário.
    Pessoa Física que pede “tem como depositar na poupança, se não o banco toma meu pgto ? ”
    Vendedores de bugigangas em todos os lugares (experimentem usar o metrô em São Paulo, mesmo num final de semana pra ver o jogo de futebol do seu time o que vai vendedor empurrando kit-kat, hall, salgadinhos em geral, não está escrito)
    POCs que não viram projetos
    Lançamentos que são adiados
    Roupas encalhadas em lojinhas que não pagam seus funcionários
    Academias que viram deserto (mesmo smartfits)
    Garotas de Programa do Brasil todo vindo pra São Paulo e as que antes cobravam 300/h, agora cobram 150/h
    Auto absurdo do número de anúncios garotas de programa, aliás…sites bombando como nunca.
    Bares vazios após o dia 15, quando o pessoal já torrou todo o salário
    Mulherada carente no Tinder, querendo dar o golpe
    Amigos empreendores buscando outras fontes de renda
    Empresas de amigos falindo…
    Até colegas donos de lanchonete fazendo vídeo no Youtube de “como empreender no setor de alimentação” , provavelmente porque perdeu cliente…aliás…
    Familiares do interior fazendo churrasquinho e pizza a 10 reais pra vender…
    Gente mandando curriculo para vagas que nada tem a ver com o que se anuncia
    Troca de executivos de médio escalão (o que vi de gerente sair nesses ultimos 3 meses, não está escrito).
    Vc faz orçamento num dentista para alguma coisa estética, e te pedem email e “WhatsApp” para te enviarem propaganda e prometer desconto toda semana pra branqueamento, limpeza, invisalign e etc, facilitado em 12 vezes sem juros no cartão e no cheque
    Carros morrendo no meio da rua porque o sujeito andava na reserva…
    E claro, Uber, Cabify, 99pop….e sempre puxando papo, lá estará um engenheiro , contador, ex-gerente disso ou aquilo, reclamando da situação.

    To ficando preocupado. Se isso ainda não é o fundo do poço, o caos social não é uma hipótese nula….

    ResponderExcluir
  14. https://www.freitasleiloeiro.com.br/leiloes/lote?leilaoid=2948&lote=48

    No leilão, sem lance, 617k.

    No vivareal, mofando, 760-900k o similar.

    ResponderExcluir
  15. https://www.zukerman.com.br/apartamento-passo-da-areia-porto-alegre-rs-13356-120064?utm_source=newsletter&utm_medium=mkt

    Vendido por R$ 860.000 em junho/2015.
    Financiaram R$ 688.000 com o Bradesco (30 anos, 9,84% ao ano)
    Leilão com oferta de R$ 372.000
    Na primeira página da matricula do imóvel tem um “CUSTO: R$ 154.661,30”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba, que pauldada, queda de 67% de valor nominal, sem contar a inflação, sem contar o que pdoeria ter rendido em renda fixa, nem falo no dolar, que dobrou nesse período, basta a poupança, uma naba de 80% em valor real.


      Mas não é só isso, todos os juros do financiamento que o cara pagou, 3 anos de prestações que devem ser eu estimo pelo menos uns 8 mil reais por mês todo o esforço jogado no lixo.

      O custo de pouco mais de 1 mil reais o metro quadrado é a cereja do bolo, o tanto que o mercado imob ainda esta prostituído para a alegria dos especuladores.

      Somente um imbecil pra comprar hoje em dia, ou senão, no caso desse leilão com 80% de desconto, sem finame, lógico

      Excluir
  16. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/calote-de-mocambique-e-venezuela-serao-bancado-com-r-1-bi-do-seguro-desemprego.shtml

    Acho que não vão ter dinheiro para quem perder o emprego. Que festival de noticias boas KKKKKKKK
    Vou correndo comprar meu imovel , antes que aumente 30% KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários do anônimo das 18:37 até 19:35 é da mesma pessoa. Cuidado para não acontecer com voce, o mesmo que aconteceu comigo, deixei de comprar minha casa no primeiro mandato do Lula, comecei a comprar dólar, fiquei todo empolgado como voce, e depois o tombo foi grande. Não consegui comprar mais nada com o dinheiro. Cuidado, quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. Fica aqui a dica.

      Excluir
    2. Dólar assim como outros tipos de investimento devem ser bem estudados. De alguns meses pra cá o Dólar está dando bons frutos, mas ninguém sabe o futuro. Por isso é importante diversificar os investimentos.
      Por se tratar de blog relacionado ao contexto imobiliário, independente do tipo de investimento, no contexto de alguns anos para cá, o rentismo está superando muito os imóveis. Não é regra absoluta, ainda pode-se encontrar boas oportunidades na compra de imóveis a preço justo. Mas repito, imóvel a preço justo hoje é escasso e a oferta de alguéis é bem mais interessante. Alias não consigo visualizar imóvel como investimento, pra mim o que é feito no Brasil é apenas de especulação. Se imóvel fosse tratado como dever ser "moradia", o contexto hoje estaria bem melhor.

      Excluir
    3. Houve aqui uma confusão muito séria, nem dolar, nem imovel são investimentos
      Dolar é dinheiro, imovel é bem de uso durável.

      Tentar especular seja com um seja com outro é um risco muito sério, alguns até podem dar sorte mas a grande maioria dá com burros n'água, o mais provável é que não vão ganhar nenhum lucro pelo simples efeito da inflação sobre o dinheiro e do tempo sobre o imóvel, os eventuais ganhos não cobrem os impostos da movimentação.

      Assim como investir em automóveis, especular nessas coisas é um grande erro de mentalidade.

      No seu caso, vc saiu dum erro para outro, deu azar, mas o pior foi que não aprendeu nada com a experiencia, perdeu no dolar, e agora vai perder investindo em imóvel.

      Excluir
    4. Vacilou feio, com dolares era so comprar imovel nos EUA
      ORLANDO
      12 Km da Disney
      à partir de USD 239.990,00
      https://www.dtbmiamirealty.com/

      Excluir
    5. Todo investimento exige cuidados e é sazional, quando dolar começar a retonar ao patamar de 3,20 é so vender, basta analisar o ponto de inflexão. Importante ter liquiddez.

      Excluir
    6. Desculpa, mas investir em dolar não é comprar dolar, não é comprar a moeda, nao se ganha dinheiro com isso (e quando eu falo dinheiro é dinheiro mesmo e não migalhas).
      Quem ganha dinheiro com dolar é quem investe em mercado futuro nessa moeda, apostando que ela vai cair ou apostando que vai aumentar, pode chegar a ganhos de até 90% do que foi aplicado, mas vou logo alertado isso é coisa pra especulador profissional, gente graúda e que sabe o que está fazendo, vive disso e esse é seu ofício. Quem se aventura nesse seguimento que menciono tem o azar de acertar a primeira, segunda e as vezes até a terceira vez. Digo azar pq vc vai ser fisgado achando que é um super investidor e pq conseguiu rentabilidade acima de 60% vc vai pra cima, afinal vc ganhou 2 ou 3 vezes seguidas e ai o mercado te fisga e como vc não sabe como as coisas funcionam na intimidade vai tentar de novo e ai vc quebra a cara, pq se vc erra projeção vc perde TUDO que aplicou. É complicado até para especular profissional imagina para aventureiro.

      Excluir
  17. Setor já em rítmo de falência...Brasil já entrando em "Default"..ou seja calote mesmo...kkk esqueçam esses bolhudos..cobram 4 mas vale 1 ...kkkk..

    ResponderExcluir
  18. 07:42 Vc vacilou se tivesse guardado suas doletas compraria um prédio hoje.

    ResponderExcluir