Total de acessos

Teste

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Portal G1: Em meio à crise, cresce o número de brasileiros que moram "de favor", aponta IBGE


Os imóveis cedidos são aqueles emprestados por terceiros, no qual nenhum dos moradores paga pela moradia. “O morador pode pagar apenas os gastos correntes, como condomínio e serviços como fornecimento de água e luz”. [...] Na prática, 70% das novas residências do país passaram a ser classificadas nessa categoria

Com o orçamento reduzido em função da crise financeira, aumentou no Brasil o percentual de domicílios cedidos, ou seja, aqueles ocupados mediante empréstimo - condição popularmente conhecida como "morar de favor". É o que revela uma pesquisa divulgada na quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, entre 2016 e 2017 aumentou em 0,8% o total de domicílios no país. Isso significa que foram construídos 549 mil imóveis no período, chegando ao total de 69,8 milhões.

Já o número de imóveis cedidos cresceu 7% no ano passado, passando de 5,6 milhões para 6 milhões, exatos 396 mil a mais. Na prática, 70% das novas residências do país passaram a ser classificadas nessa categoria.

O avanço ocorreu em um período em que a economia brasileira está fraca e o número de desempregados chegou a superar 14 milhões em 2017.

Entre as outras categorias de moradia, 147 mil residências a mais foram classificadas como casas própria e quitada (alta de 0,3%) no ano passado, enquanto outras 188 mil novas unidades foram alugadas (1,5% a mais). Houve uma redução de 184 mil unidades financiadas, cerca de 4,5% de queda em um ano.

Imóveis cedidos cresceram na crise
Os imóveis cedidos são aqueles emprestados por terceiros, no qual nenhum dos moradores paga pela moradia. “O morador pode pagar apenas os gastos correntes, como condomínio e serviços como fornecimento de água e luz”, destacou a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Na pesquisa não entram os casos de pessoas que moram na casa com o proprietário. Está sendo analisada a condição de ocupação, e não de cada morador dentro dele.

Maria Lúcia enfatizou que “é difícil entender esse movimento de aumento dos imóveis cedidos”. Isso porque, conforme salientou, a pesquisa não investigou as razões pelas quais o imóvel estava ocupado sob aquela condição.

“Pode ser que tenha a ver com a crise [econômica], mas como a gente não pergunta por que a pessoa mora ali, ou mesmo há quanto tempo ela mora, fica difícil saber”, ressaltou a pesquisadora do IBGE.

Ela explicou, no entanto, que o imóvel pode ter sido cedido por parentes, amigos ou até mesmo por empresas. “A Região Centro-Oeste, por exemplo, é a que concentra o maior percentual de imóveis cedidos. Sabemos que isso tem relação com o Distrito Federal, por causa do número de imóveis funcionais [que são destinados aos políticos]”, destacou.

Deste total, 193 mil são localizados no estado de São Paulo. A gerente da pesquisa ressalvou, no entanto, que se trata do estado mais populoso e com o maior número de domicílios do país.

Edícula na casa da amiga
Aldeice Bezerra, de 42 anos, deixou o aluguel para morar em uma edícula nos fundos da casa de uma amiga na Zona Norte de São Paulo no ano passado.

Ela trabalhava como pintora de manequins em uma fábrica na Zona Leste, mas perdeu o emprego em 2016. Ela ficou sem condições financeiras para dividir o aluguel da ampla casa onde morava com outra amiga. Ambas desempregadas, entregaram o imóvel devendo vários meses de aluguel. Entraram em acordo com a imobiliária e dividiram o valor devido em 12 vezes. “Demos sorte ainda porque o dono do imóvel foi compreensivo com nossa situação”, diz.

Foi nessa hora que veio a ajuda dos amigos. Ela se mudou para a edícula e combinou com a dona que ficaria sem pagar aluguel até que sua situação financeira voltasse ao normal.

Após cerca de dois meses desempregada, conseguiu um emprego numa padaria com carteira assinada. Mas o salário que ganhava só dava para pagar dívidas acumuladas. Sua situação só melhorou no segundo semestre do ano passado, quando foi contratada como vendedora. Ela então passou a pagar um valor simbólico para a dona do imóvel e divide com ela as contas de água, luz, TV a cabo e internet.

Aldeice considera que sua situação melhorou bastante, mas ainda sonha em ter seu cantinho.

“Serei sempre grata por ter sido acolhida num momento tão difícil, mas sei que logo vou voltar a ter minha própria casa”, diz.

Norte e Nordeste têm mais imóveis próprios já pagos
A pesquisa do IBGE revelou, também, que as regiões Norte e Nordeste do país concentram o maior percentual de imóveis próprios já pagos do país – respectivamente 74,5% e 74,1% do total de domicílios de cada uma.

O menor percentual de domicílios próprios já pagos é observado no Centro-Oeste (59%). No Sudeste, este percentual chega a 64,4% e no Sul a 68,3%.

“Apesar das regiões Norte e Nordeste concentrarem os menores rendimentos, nelas os preços dos imóveis são mais baratos”, apontou a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Segundo ela, a redução do percentual de imóveis próprios ainda sendo pagos pode ter ocorrido “ou porque o financiamento foi quitado, ou porque a pessoa precisou entregar o financiamento”.

(Portal G1 - Economia - Notícia - 26/04/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

26 comentários:

  1. Dolar a 3,53 , agora avoa andorinha ...............KKKKKKKKKKKKKKKK
    E seu imovel so desvalorizando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. População ativa diminuindo, expectativa de vida aumentando, natalidade dimuindo geometricamente,filhos morando com os pais ate os 30 anos, numero de divorcios aumentando e filhos voltando a morar com os pais, home office e novos empregos e atividades exigem mobilidade constante, PIB e renda caindo, queda no consumo, eleições, copa do mundo, corrupção, rombo no orçamento, estados e municipios falidos, 13 milhões de desempregados, dolar disparando, aumento dos juros americanos levando os grandes investidores para fora do Brasil,
    enfim o mercado imobiliario esta FALIDO, oferta maior que demanda, preços descolados da realidade e da renda, escassez de credito e FGTS no volume morto.
    Espera até final das eleições, vou profetizar como o Vidente sumido, SELIC a 14% a ano e Tesouro Direto pagando 16% a ano prefixado com juros semestrais.
    E Eu surfando nos juros .............................

    ResponderExcluir
  3. Com ofertas de aluguel pela metade do valor atual, Caixa negocia mudança
    Banco paga mensalmente R$ 4,2 milhões a um fundo imobiliário administrado pelo BTG Pactual
    Se comprar imovel fosse um excelente investimento, Bancos não alugavam, e até a CAIXA querendo economizar esta como nós, explorando do aluguel barato. Acordem amigos, comprar para que se posso alugar pelo valor do condominio, usar até deixar de ser vantajoso, ficou velho, e desatualizado, mudo, vou para um novinho , todo decorado, e com valor de aluguel mais barato.


    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/com-ofertas-de-aluguel-pela-metade-do-valor-atual-caixa-negocia-mudanca.shtml

    ResponderExcluir
  4. O Titulo da materia é pejorativo, como se morar em algo que não é seu seja vergonhoso e esteja devendo um favor ao emprestador, muito pelo contrario, afim de fugir das despesas de manutenção, condominio e IPTU muitos emprestam os imóveis a parentes, que em muitas vezes moravam de aluguel.
    Portanto quem esta favorencendo quem? é muito relativo.
    As consequencias são otimas, mais imoveis que antes alugados, voltam para mercado ja saturado de alugueis, menos um propenso comprador que iria inflar mais o mercado.
    E por fim como no Brasil as pesquisas são sempre tendenciosas, o felizardo que mora de graça, ainda continua constando no indice da demanda de compra de imoveis, iludindo as construtoras a lançar mais empreendimentos porque ainda tem muita procura e demanda reprimida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo o déficit de imóvel ainda é grande http://www.valor.com.br/brasil/5498629/deficit-de-moradias-no-pais-ja-chega-77-milhoes

      Excluir
  5. Estes movimentos especulativos são realizados pelo grandes Players do Mercado Financeiro Mundial, que migram de paises como gafanhotos, e deixam para trás o caos financeiro, e levam todo o lucro e capital investido. Em 2010 tivemos este movimento:
    PDG é a mais lucrativa do setor de construção na América Latina e nos EUA
    A incorporadora registrou lucro líquido de US$ 148,3 milhões no período de julho a setembro, segundo um levantamento da consultoria Economática.
    Hoje a PDG esta renegociando dividas e em recuperação judicial.
    Agora pesquisem quem fez investimentos na PDG em 2010 e quem fez no mercado imobiliario Americano, Espanhol, Grego, Irlandes, Canadense e muitos outros

    ResponderExcluir
  6. https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2018/05/02/riscos-para-emergentes-vem-aumentando-diz-iif.htm

    O Instituto Internacional de Finanças (IIF), formado pelos 500 maiores bancos do mundo e com
    sede em Washington, apontou, em relatório divulgado nesta terça-feira, 1, que a economia mundial
    passa por um período de mudanças e que os riscos para os emergentes estão aumentando.
    O relatório mostra ainda que Brasil e Indonésia também merecem ser monitorados.

    Entre os emergentes que têm
    tido maior pressão para desvalorização de suas moedas estão, pela ordem, Argentina, Turquia,
    Hong Kong, Brasil e Indonésia.

    ResponderExcluir
  7. Se chegou nesse estágio e porque já era mesmo,vish.....

    ResponderExcluir
  8. Parem de de se iludir. Vocês estão achando que o preço de um imóvel simples vai despencar para 50 mil reais. Isso nunca vai acontecer! Vão passar a vida toda nesta doce ilusão. Parem de falar: chegou a hora, a bola vai estourar, o preço vai despencar, é melhor morar de aluguel...

    Nunca que o preço vai atingir estes patamares! Acordem!!! E nunca que morar de aluguel é melhor do que ter a casa própria. Quem fala isso é porque não tem condições de comprar.

    Investir o dinheiro da casa própria e morar de aluguel não vale a pena. Os retornos em renda fixa e outros investimentos sao conservadores. Apenas ações dão alto retorno, porém com elevado risco.


    Os problemas em morar de aluguel, fora a reposição de móveis em mudanças por desgastes ou quebras não vale a pena. Só quem tem casa própria que sabe que vale a pena.

    Voltar de um dia de trabalho e deitar numa cama sabendo que o teto é de sua propriedade, não tem preço. Cuidar de um jardim, planejar sua casa, não tem valor. Não há grana que pague isso!

    Parem de falar besteiras. Muitos iludidos e /ou invejosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce.Tirando o seu comentário,só foi dito asneiras.Provavelmente foi gente que vendeu barato e agora não estão conseguindo comprar mais nada.Tomem cuidado para não morar debaixo da Ponte na velhice.

      Excluir
    2. Por se tratar de Trol, nem é necessário responder. Por isso que tem muito brasileiro comprando imóvel em Miami. Tá mais barato.

      Excluir
  9. Vc também está iludido. Se financiou a casa é do banco e não sua. Eu tenho casa própria construída por mim. Mansão de 3 andares e 300m2. Reafirmo, vale mais a pena alugar economicamente. Não tem jeito. Agora chegar cansado depois de um trabalho e descobrir que teu vizinho é funkeiro ou miliciano. Qual é o preço??????
    Ardam!!!

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi tanta asneira junta, e pelo vocabulario e argumentação percebe-se claramante a falta de estudos e conhecimento de economia e do setor imobililario. Só este mês o dolar valorizou mais de 6%, sabe quanto desvalorizou imovel neste mês?
    Pelo visto voce é um duro, que mora em seu caixote de bide rosa e se acha milionario KKKKKKKKK
    Porque desconhece os valores e qualidades do imoveis a alugar, inclusive temos imoveis com mobiliario, devido ao excesso de oferta. Com valor da prestação voce consegue alugar um imovel muito melhor do que compraria, e alem disto não precisara reformar nos 35 anos que iria financiar. Acha mesmo que quem não tem imovel é porque não tem condições, ou porque quer surfar no juros, se 6% em um mes é pouco, percebe que não tem um put** no bolso. Hoje temos renda fixa atrelada ao dolar, ao ouro , etc. Temos Titulos hoje prefixados a 10% a ano, que deverão chegar apos eleições a mais de 15%. Voltar para casa sabendo que voce tem 420 prestações para pagar e dizer que é seu deve ser com certeza maravilhoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O Idiota não entende de contabilidade e acredita que divida é ativo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Não a grana que pague isto mesmo, comprar 1 e pagar 4 é para desinformados como voce KKKKKKKKK
    Inveja é não ter mais de 1 milhão em aplicações e ter independencia financeira .

    ResponderExcluir
  11. Estatuto das Cidades impõe para evitar o abandono de prédios está a utilização compulsória do imóvel — o governo notifica o dono a dar uso ao bem no prazo de dois anos. Caso não mude a situação, ele pode ser obrigado a pagar o IPTU progressivo — em cinco anos, a alíquota, de 0,3%, pode chegar à 15% sobre o valor do imóvel.
    Agora vaiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  12. vejam a simulação de uma aplicação no tesouro direto e constatem quanto teriam apos 10 anos de aplicação, e cheguem a conclusão voces mesmos:
    https://simulador.tesourodireto.com.br/#/simulacao-resultado
    Vale ou não vale a pena poupar

    ResponderExcluir
  13. Com a sobretaxação do aço brasileiro, havera uma queda de mais de 10% nas exportações, queda maior ainda do PIB, queda da safra e perspectivas de aumento do defict publico, e segundo do CORVO acima, tudo esta maravailhoso, empreado estara garantido durante seus 35 anos de financiamento, e podem comprar para falar que é seu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  14. O cara das 1442 é um fanfarão, o comedia alem de tudo esta desempregado, postando as 1442 , ou corvo de plantão sem ter para quem vender KKKKKKKKKKKKKKKK
    O cara é totalmente incoerente e sem fundamentos nenhum, o preço de imovel simples não vai cair, e cuidar do jardim , planejar sia casa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk
    Casa simples tem jardim e paisagista agora KKKKKKKKKKKKKKKKKK e tambem tem decorar para planejar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. So sei que o DOLAR JA ESTA A 3,54444444444444444444444444444444444444444444444

    comprem casas, apartamentos, façam finacilamento, comprem para nulher, para o amante, para a mãe
    não vamos matar nossa galinha dos ovos de ouro, quero que paguem meu juros , PMJJJJJJJJJJJJJ

    ResponderExcluir
  16. Dólar disparando,significa que quem tem dinheiro aplicado,está vendo seu dinheiro derreter
    Pode ter uma fuga em massa para algo mais seguro que é o investimento em imóveis: o famoso efeito manada.Aproveitem que ainda da tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investimento em imóveis é seguro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      E dolar disparando significa que dinheiro derrete KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Percebe-se claramente que você nunca teve um real aplicado , sabia que tem renda fixa atrelada ao dolar, ao ouro, a bovespa e etc. Ha mais de 50 tipos de aplicações em renda fixa. Eu mesmo tinha investimento em renda fixa atrelada ao dolar, e ganhei so este mes ¨mais de 6%. Enquanto isto imovel so desvalorizando.
      Va aos sites imovelweb, redemorar, netimoveis e outros e comprove:
      Lote quintas do sol Nova lima MG em 2010 600 mil reais, lote quintas do sol hoje preço de anuncio 320 mil reais, se oferecer 250 mil em dinheiro o cara abre as pernas.
      Fora condominio de mais de 1200 reais por longos 8 anos, enfim realmente imovel é muito seguro KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  17. Todos que aqui comentam querem comprar imóveis.(Quem desdenha é porque quer,diz o ditado.).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem desdenha ou quer comprar ou é porque faz contas e sabe que o mais racional, economicamente falando é não comprar! Esse papo de “invejoso, que desdenha, blá, blá, blá” não cola mais! É querer influenciar sem argumentos.

      Excluir
    2. Não resta dúvida de que as pessoas são interessadas no mercado imobiliário. Você não descobriu a roda! O blog é sobre isso, inteligência! Agora, justamente pelo interesse de todos em imóvel é que a conclusão geral é que o melhor a fazer, no momento, é alugar. Comprar não é opção, considerando a conjuntura real da situação.

      Excluir
    3. METADE dos que comentam quer comprar, metade quer vender

      acontece que um dos lados faz de tudo pra vender inclusive argumentos que procura humilhar quem aluga, além de falta de educação, reflete desespero dos vendedores, muito provavelmente porque estão tendo prejuízo, ou é corvo em busca de milho

      Excluir
  18. Warren buffet e Marck Zuckerberg moraram de aluguel quase toda a vida
    invejosos? iludidos? pobres?

    nada a ver.
    Escolher entre comprar e alugar é assunto pessoal de cada um, nem sempre um ou outro é melhor.

    O que não tem o MENOR cabimento é comprar a esses preços de anuncio e ainda por cima financiado, basta 3 meses desempregado e o banco te joga no olho da rua, pela nova Lei o dono é o banco, em alienação fiduciária, vc é apenas um ocupante, você só será dono daqui 35 anos, quando pagar todas as parcelas que diga-se custam muito mais que o aluguel, fora a entrada, fora os reajustes, fora os custos de adm do Banco, o seguro contra calote, tudo isso vc que paga.

    ResponderExcluir
  19. Anon de 14:42, vc está certo quando diz que não vai ter imóvel de 50 mil. O custo da construção é muito alto. Porém, com 14 milhões de desempregados, salário médio em 2112 reais e preços descolados da realidade do brasileiro, também não vai aumentar! Quanto aos juros, brasileiro acha pouco a taxa Selic a 6,5%. Ora, é uma das maiores do mundo! O Brasil ainda é o melhor lugar para render dinheiro!
    Outra coisa, vc só levanta as coisas boas de se ter imóvel, mas esqueceu -se das inúmeras ruins. A vida muda! Vc muda o endereço do emprego, é transferido, fazem um viaduto ao lado da sua janela, muda um vizinho que vc não se dá bem, o cara de cima faz barulho, etc.
    O aluguel te dá mobilidade. Nos dias atuais, é um fator decisivo para a vida.
    E quem te disse que vc não pode morar de aluguel é ter o seu jardim? E colocar um papel de parede? Pode sim. É só ser menos mesquinho e parar de pensar que por não ser seu, vc não pode fazer nada, mesmo que seja para o seu conforto.
    Quanto à inveja, eu moro de aluguel, tenho dinheiro para comprar à vista um imóvel no prédio que moro, porém não tenho a menor vontade. Os juros de um mês pagam 3 meses do meu aluguel . É uma questão racional e matemática!

    ResponderExcluir