Total de acessos

Teste

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Veja: Crise e inadimplência fazem Caixa vender imóveis retomados no atacado


Com o aumento da inadimplência ocasionada pela crise financeira, a tendência é que mais imóveis sejam levados a leilão. Para quem sonha em ter uma casa própria, ficar de olho nos pregões pode garantir boas oportunidades

A Caixa vai fazer um leilão de venda de 6.013 imóveis no atacado em todo o país. O leilão será dividido em dois lotes, com aproximadamente 3.000 unidades em cada um, sendo que cerca de 95% deles são classificados como residenciais. É a primeira vez que a instituição financeira realiza um leilão dessa forma. Nas outras edições, os imóveis ofertados eram comercializados individualmente. Poderão participar da licitação pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas ou não no Brasil, mas a expectativa é de que oferta atraia o interesse de grupos de investidores.

O lance mínimo é de 1,17 bilhão de reais, já aplicado o desconto médio de 30% em relação ao valor de avaliação. Esses imóveis foram retomados de clientes que não pagaram o financiamento e por isso perderam o bem.

“Com essa ação, reduz-se o tempo e o volume de estoque dos imóveis, assim como a despesa com administração e pagamentos de contas, IPTU e condomínio, além de reduzir também a necessidade de acompanhamento, controle e gestão desses bens”, diz em nota o vice-presidente de logística e operações do banco, Marcelo Prata.

Os dois lotes são similares, com imóveis situados em todos os estados do país. O interessado terá um prazo até 25 de julho para obter as informações do edital e a lista dos imóveis, por meio do site da Caixa. Posteriormente, em envelope lacrado, fará a proposta de compra, mediante depósito prévio de 1 milhão de reais, que será efetuado e bloqueado na conta do cliente, após assinatura de termo de autorização de bloqueio.

O vencedor terá, a partir da divulgação do resultado final, mais 10 dias úteis para efetuar a transferência bancária para a Caixa. A partir daí, as escrituras serão assinadas e as propriedades transferidas.

Crise e aumento da inadimplência
Com o aumento da inadimplência ocasionada pela crise financeira, a tendência é que mais imóveis sejam levados a leilão. Para quem sonha em ter uma casa própria, ficar de olho nos pregões pode garantir boas oportunidades.

De acordo com Eduardo Jordão Boyadjian, presidente do Sindicato dos Leiloeiros do Estado de SP e leiloeiro da LeilãoVip, o mercado tem apresentado crescimento anual de 70% nos últimos três anos. “Além de retomada dos imóveis, muitas empresas com unidades em carteira decidem usar esses ativos para melhorar o seu fluxo de caixa. A crise também coloca isso em evidência”, afirma. A estimativa dele é que neste ano o mercado de leilão imobiliário movimente cerca de 8 bilhões de reais.

“A aquisição de imóveis em leilão tende a ser um bom negócio porque pode ter redução de até 50% do valor do bem, mas como toda oportunidade, esta também está ligada ao risco do negócio”, diz o advogado Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário e sócio do Karpat Advogados. Por isso, alerta o especialista, a verificação da documentação do imóvel, bem como os custos que estejam relacionados ao bem precisam ser bem analisados para evitar a ameaça de adquirir uma unidade com valor acima do mercado.

O primeiro cuidado é ler com atenção o edital do leilão. O comprador não pode se enganar pelo preço da arrematação, devem ser consideradas questões como o IPTU e condomínio, se houver, e verificar se o acerto de contas é responsabilidade do comprador.

“É importante ter atenção ao contrato do leilão e a questões como desistência e comissão do leiloeiro. Tudo deve ser analisado de maneira criteriosa, desde a forma de pagamento, preço e comissão, por exemplo”, explica o advogado Guilherme Dorta, especializado em direito imobiliário do Dorta & Horta Advogados.

(Portal Revista Veja - Economia - 13/06/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

34 comentários:

  1. Pqp nem em leilão pobre tem vez,pelo meu entendimento serão arrematados e depois de desenrolar vai ser posto a venda com preços absurdos favorecendo ainda mais a lavagem de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Forma de os grandes investidores dos fundos imobiliários arrematarem e continuar com o grande número de imóveis vazios, aumentando ainda mais o déficit habitacional.
    Ou seja, quem realmente precisa de moradia, continuará sem.

    ResponderExcluir
  3. Dependendo do lugar, nem de graça eu quero. Traficantes são os Sindicos kkkk

    ResponderExcluir
  4. Esses imóveis foram a leilão e não houve compradores agora querem ver se em lote é possível passar essa bucha para frente.

    Afinal o negócio da Caixa não é ficar pagando o condomínio impostos como IPTU ou fazer o papel de corretor.

    ResponderExcluir
  5. Para um banco vender um imovel por 50% do valor só pode ser que é muito difícil e oneroso retirar o inquilino,nem eles querem mexer nessa casa de marmbondo,daí vai um desavisado e acha que fez a melhor compra de sua vida.Se liga nem o pelotao de hábeis advogados do banco conseguem êxito para retirar os caloteiros,imagina uma pessoa sem qualquer conhecimento em leilão.Em suma,leilão é ótimo para o leiloeiro e os bancos,se duvidam de mim vai lá e compra um imovel de leilão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comprar desses, junto com uma metralhadora, bato na porta do caloteiro e falo sai ou morre.

      Excluir
  6. 30%aa, #sqn só que negativo

    ResponderExcluir
  7. A promessa do MCMV o que era? democratizar o acesso à casa pro povo, não era?
    O resultado foi o exato contrário, agora, além de concentração abusrda de renda, temos concentraçao de bens e patrimonios, 1% DONO de mais de 50%.
    Os ricos comprando na bacia das almas, no atacado a preços de estouro e lá na frente rentabilziando nos patamares dos preços-fantasia de anuncios pagos em sites.

    o BR na verdade são 2: O paraíso de poucos e o inferno de muitos

    ResponderExcluir
  8. São 05 anos amargando prejuízos... 05 anos imóveis sem nenhuma valorização e cano vazando, parede estufando e dá-lhe condomínio.
    São 05 anos perdendo para poupança...
    Quem comprou imóvel há 05 anos atrás, hoje o imóvel está no mesmo valor e quem investiu não!
    Exemplo: Quem comprou um MCMV em 2013 por R$160.000,00, hoje não vale R$140.000,00;

    Quem aplicou R$160.000,00 em 2013, hoje tem: R$ 258.078,13.

    Quem ganhou? Quem perdeu? Respondam quem tiver argumentos... Mas ainda deve aparecer algum corvo manso que vai querer confundir... e antes que se manifestem sobre os cálculos acima, se referem a cálculo simples de juros compostos viu corvos que só sabem calcular 6% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Tô oferecendo metade do valor dos preços anunciados os corvos nem ligam kkk.E vou continuar.

    ResponderExcluir
  10. “A aquisição de imóveis em leilão tende a ser um bom negócio porque pode ter redução de até 50% do valor do bem, mas como toda oportunidade, esta também está ligada ao risco do negócio”, diz o advogado Rodrigo Karpat...kkkkkkkkkkk...
    Obs: TÔ FORAAAAAAAAAAA........ E FRIAAAAAAAAAAA....KKKKKK,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk boa é só um detalhe ``o risco do negócio``e pensar que quase fui abduzido no desespero pela moradia cair em um leilão.Só cai na real quando vi no processo do imóvel que o dono éra advogado e legislando em causa própria.Que roubada !!!

      Excluir
    2. IMPRESSIONANTE. ENQUANTO ESSAS ORDENS DE SERVIÇOS ESTÃO SENDO ASSINADAS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS MORADIAS, A CAIXA ECONÔMICA ESTÁ COLOCANDO À VENDA, PELA 1º VEZ, EM GROSSO, NO ATACADO, 6.013 IMÓVEIS QUE JÁ FORAM OU ESTÃO SENDO RETOMADOS DOS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES.
      LEIAM ESSA REPORTAGEM DO LINK ABAIXO, DA VEJA:

      http://observadordomercado.blogspot.com/2018/07/veja-crise-e-inadimplencia-fazem-caixa.html

      SERÁ QUE ESTAMOS NO MESMO PAÍS, FALANDO DA MESMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA?
      APROVEITANDO A COPA DO MUNDO, POR BAIXO DOS PANOS, ESSE LEILÃO JÁ ESTÁ BASTANTE AVANÇADO.
      JÁ JÁ UM ESPERTO, DE DENTRO DAS ENTRANHAS DO PLANALTO VAI ESTÁ ARREMATANDO ESSES IMÓVEIS A PREÇOS DE BANANAS, PARA PAGAR EM 30 ANOS, OU NO DIA DE "SÃO NUNCA", E VAI RECOLOCÁ-LOS NO MERCADO A PREÇOS NORMAIS.

      E OS POLÍTICOS PREOCUPADOS APENAS COM SUAS ELEIÇÕES OU REELEIÇÕES NÃO ESTÃO VENDO NADA DISSO. DEPOIS É QUE A PF VAI SAIR CORRENDO ATRÁS DOS PREJUÍZOS, QUE NESSES CASOS SERÃO, MAIS UMA VEZ, BILIONÁRIOS.

      OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES QUE ADQUIRIRAM IMÓVEIS SUPERFATURADOS E JÁ LEVARAM SUAS VANTAGENS VÃO ESTAR NUMA BOA.

      OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES QUE ENTRARAM COM SUAS ECONOMIAS E FINANCIARAM APENAS UMA PARTE, E QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO SALDAR SUAS DÍVIDAS POR CAUSA DO DESGOVERNO QUE VIVE O PAÍS, FICARÃO NO PREJUÍZO.

      ALGUÉM PRECISA FAZER ALGUMA COISA ENQUANTO HÁ TEMPO. A CAIXA ECONÔMICA VAI PERDER BILHÕES DE REAIS. E É DINHEIRO PÚBLICO QUE VAI SER JOGADO FORA..

      Excluir
  11. "são 2 lotes de 3 mil unidades cada um"
    sim leilão é excelente oportunidade mas não é pro seu bico não.
    melhor ler direito antes de criticar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá então e arremata só tentei te alertar que é fria,tanto que o banco SANTANDER só leiloa para seus FUNCIONÁRIOS imóveis que estão desocuados.Procure melhor antes de me criticar.

      Excluir
    2. eu desconfio que não será uma pessoa fisica que vai arrematar lotes de 3 mil unidades, e sim um PJ - um banco, um fundo, uma empresa abutre - algo profissional, onde o risco é abatido, provavelmente por algueom com costas quentes no político-judiciário... Mas isso é só um comentário idiota, vc é quem sabe das coisas, obrigado por me iluminar com sua sabedoria e me prevenir de um grande mal. Boas vendas, abraços amigo.

      Excluir
    3. Concordo com você amigão,acho que você não me entendeu direito,quando quis falar éra sobre pf sem respaldo algum em imoveis retomados que é treta mesmo.Conheço casos que demoram anos e dividas do imovel rolando e o antigo dono te ameaçando caso vc ganhe o processo.Agora não precisa vir com ironia pra cima de mim,a grana é sua faça bom proveito dela,tenho o minimo de sabedoria para não cometer erros crassos agora vc é daqueles que precisam cair em roubadas e pirâmides e achar que o universo conspira contra sua vida.Boa sorte amigo,vai precisar.E
      a propósito não vendo nada só cuido da minha vida mesmo.Obrigado e vai pela sombra.

      Excluir
  12. Olhem essa pesquisa: O ruim é que concordo viu !!!!..kkkk...
    https://www.diariodobrasil.org/pesquisa-internacional-revela-que-brasileiro-e-o-3o-povo-mais-burro-do-mundo/

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, vejam bem... vamos aos cálculos...

    6.000 X 250.000 = 1.5 bilhões...

    Kkkk cada unidade está saindo a 250.000 no LEILÃO PQPPPPPPPP
    Isso quer dizer que quem comprar vai ter que vender no mínimo por 500.000 cada unidade Kkkkkkkk

    Podeme jogar a bomba atômica pq o mercado imobiliário vai demorar mais 20 anos sem solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO aí!!!
      2 lotes, cada lote 750 milhoes....!!!
      tá fácil, deixa eu pegar meu porquinho de moedas que uso no pedagio, vou dar um lance

      Excluir
    2. bem percebido, outra coisa é o tamanho da bomba.
      6 mil unidades é 0,12% do total de 5 milhões de unidades financiadas com crédito podre pelos bancos, 90% destes, bancos publicos.
      Serão 20 anos do governo absorvendo a lama....

      Aliás 30 anos atrás quando o BNH faliu, sobrou uma dívida de bilhões que o governo ainda deve ao setor financeiro até hoje e não pagou, nem vai pagar, já que o credor, que é a Caixa, é controlada pelo mesmo governo.

      Excluir
    3. Gsuis.............. Então quer dizer que.......... não vão vender...................... e a dívida vai ficar para..................................... todos os brasileiros que não são petralhas..................
      Isso é muito triste, mas muito mesmo..................

      Excluir
  14. O ANÚNCIO DESSES LEILÕES NÃO ESTÃO GERANDO POLÊMICAS NA MÍDIA PORQUE METADE DESSES IMÓVEIS JÁ ESTÃO ABANDONADOS PELO MUTUÁRIOS.
    UNS PORQUE FORAM CONSTRUÍDOS EM LOCAIS INADEQUADOS, SEM INFRAESTRUTURA. OUTROS PORQUE FORAM SUPERAVALIADOS PARA OS MUTUÁRIOS RETIRAREM O DINHEIRO DA CAIXA E APLICAREM EM OUTRAS ATIVIDADES ETC.
    NA VERDADE QUEM VAI SE PREJUDICAR SÃO AQUELES TRABALHADORES HONESTOS, QUE APLICARAM SUAS ECONOMIAS, ENTREGARAM R$ AOS EMPREITEIROS DAS IMOBILIÁRIAS, PERDERAM O EMPREGO E/OU ESTÃO EM SUBEMPREGOS, SEM A MENOR CONDIÇÃO DE PAGAR AS PARCELAS.
    A CAIXA VAI GERAR UM PROBLEMA SOCIAL DE PROPORÇÕES INCALCULÁVEIS. VAI DESABRIGAR CIDADÃOS TRABALHADORES PARA ENTREGAR OS IMÓVEIS A AGIOTAS, ESPECULADORES, QUE VIVEM MAMANDO NAS TETAS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS.
    NINGUÉM ESTÁ LEMBRANDO QUE A DIFERENÇA DO VALOR FINANCIADO, DEVIDO PELOS MUTUÁRIOS, DEPOIS QUE O IMÓVEL FOR LEILOADO POR 10, 20, 30%, CONTINUARÃO SENDO COBRADOS PELA CAIXA. SERÁ ESSE O GRANDE PROBLEMA QUE A CAIXA VAI TER MAIS DE UM SÉCULO PARA RESOLVER.

    ResponderExcluir
  15. IMPRESSIONANTE. ENQUANTO ESSAS ORDENS DE SERVIÇOS ESTÃO SENDO ASSINADAS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS MORADIAS EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, A CAIXA ECONÔMICA ESTÁ COLOCANDO À VENDA, PELA 1º VEZ, EM GROSSO, NO ATACADO, 6.013 IMÓVEIS QUE JÁ FORAM OU ESTÃO SENDO RETOMADOS DOS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES.
    LEIAM ESSA REPORTAGEM DO LINK ABAIXO, DA VEJA:

    http://observadordomercado.blogspot.com/2018/07/veja-crise-e-inadimplencia-fazem-caixa.html

    SERÁ QUE ESTAMOS NO MESMO PAÍS, FALANDO DA MESMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA?
    APROVEITANDO A COPA DO MUNDO, POR BAIXO DOS PANOS, ESSE LEILÃO JÁ ESTÁ BASTANTE AVANÇADO.
    JÁ JÁ UM ESPERTO, DE DENTRO DAS ENTRANHAS DO PLANALTO VAI ESTÁ ARREMATANDO ESSES IMÓVEIS A PREÇOS DE BANANAS, PARA PAGAR EM 30 ANOS, OU NO DIA DE "SÃO NUNCA", E VAI RECOLOCÁ-LOS NO MERCADO A PREÇOS NORMAIS.

    E OS POLÍTICOS PREOCUPADOS APENAS COM SUAS ELEIÇÕES OU REELEIÇÕES NÃO ESTÃO VENDO NADA DISSO. DEPOIS É QUE A PF VAI SAIR CORRENDO ATRÁS DOS PREJUÍZOS, QUE NESSES CASOS SERÃO, MAIS UMA VEZ, BILIONÁRIOS.

    OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES QUE ADQUIRIRAM IMÓVEIS SUPERFATURADOS E JÁ LEVARAM SUAS VANTAGENS VÃO ESTAR NUMA BOA.

    OS MUTUÁRIOS INADIMPLENTES QUE ENTRARAM COM SUAS ECONOMIAS E FINANCIARAM APENAS UMA PARTE, E QUE NÃO ESTÃO CONSEGUINDO SALDAR SUAS DÍVIDAS POR CAUSA DO DESGOVERNO QUE VIVE O PAÍS, FICARÃO NO PREJUÍZO.

    ALGUÉM PRECISA FAZER ALGUMA COISA ENQUANTO HÁ TEMPO. A CAIXA ECONÔMICA VAI PERDER BILHÕES DE REAIS. E É DINHEIRO PÚBLICO QUE VAI SER JOGADO FORA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas senhor João,osenhor ha de concordar que essas pessoas adquiriram imoveis com o preço elevado,sem condições de pagar e patrocinando mais ainda o valor que já é absurdo talvez até por esperteza,pois hoje tá 300 e alguns anos 800 e por ai vai.Eu lhe pergunto:
      O senhor quer que morem de graça???tem que serem leiloados mesmo e que tenham juizo e aperndam fazer contas da proxima vez.

      Excluir
  16. Não meu amigo , vc não entendeu... a Caixa vai vender no valor mínimo. 6.000 moradias por 1,7 bilhões .
    Isso quer dizer, a grosso modo, que cada unidade vai valer 250.000.
    Portanto , isso é outro golpe. Não vão vender.
    O que vc não perguntou é: quem vai pagar essa conta?
    E as próximas contas dos imóveis devolvidos?
    Governo irresponsável foi do PT que fez jorrar dinheiro público, via CEF. Pergunta se as construtoras vão devolver o dinheiro. Pergunta...
    Brasil não é para amadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu camarada entendi vc.,só tenho uma opinião um pouco diferente da sua,mas te respeito,o que quero colocar aqui é uma evidência de tudo isso.sinto pelas pessoas que vão perder sua moradia.Mas o principal culpado é o povo que comprou o que não podia pagar e acho que o ônus dessa divida quem vai pagar é o arrematante e os proximos sem ou com condições de comprar á preços absurdos e fique bem claro,sou apartidário e não foi culpa de qualquer governo seja PT ou outro,foi culpa da falta de juízo mesmo e sem falar que essas compras sem saber o quanto vale e o quanto é justo prejudica muito quem não tem moradia. Lei da oferta e procura aonde gente sem condições e sou um deles,infelizmente moro de aluguel,mas faço a minha parte,se eu vir a comprar um imovel e pretendo vai ser com um preço justo,pelo menos a metade do que estão pedindo,Que isso sirva de reflexão para todos.Um forte abraço,e é só uma mera opinião e atitude pessoal.Forte abraço meu camarada!!!

      Excluir
    2. Caro 'camarada' (essa é uma linguagem petralha) antes da gestão petralha, em 2003 pra trás, um apartamento de 40 m2 eu paguei 20.000 em BH.
      Com o derrame de dinheiro no mercado, e uma população que não sabe somar... aliado à lavagem de dinheiro via MCMV, puxou os preços pra cima e agora travou o mercado imobiliário. Ninguém compra ,ninguém vende...
      Apartamentos que são vendidos por 700.000 não valem 100.000. Casas de 2.000.000 não valem 500.000.
      Foi uma política equivocada e socialista do PT.

      Excluir
    3. O senhor é burro ou não sabe ler falei que sou APARTIDÁRIO pegue um dicionário se sabe o que é isso e camarada me refiro com respeito ja que não lhe conheçodesculpe se lhe ofendi já vi que vc.é um bitolado e acha que um governo regerá sua vida,á verdade é que são todos bandidos não tem nada que preste em politica seja PT,PMDB,PQP quero que morram e o Sr.Lula e sua corja que apodreçam na cadeia,o fato é que a maioria das pessoas não tem educação financeira e ficam fazendo merda e culpam o governo.Já se passaram vários governos e esse país tá uma latrina e teve roubo em TODOSVocê que não levante e vá trabalhar pra ver se ALGUM governo te ajuda.Para com essa idéia de coxinha de petralha já deu.

      Excluir
    4. Deixa de ser retardado camarada. Sendo a partidário ou não , o erro histórico foi do PT vou repetir e por favor não fica bravo , o erro foi do PT. Não foi dos coxinhas nem do PSDB.
      Pqp é difícil conversar com mortadelas anônimos kkkk

      Excluir
  17. Seu João Seresteiro.

    Tem outra notícia pior ainda para te dar... de acordo com a nova lei, se não vender no leilão no preço que dê pra pagar a dívida, o mutuário terá que pagar... vou explicar .

    O camarada caiu no canto da sereia e comprou um 40 m2 por 200.000.
    Na gestão petralha , deu 50.000 de entrada e financiou 150.000. Ficou desempregado e o imóvel foi a leilão.
    Se no leilão não apurar 150.000 e for vendido por 100.000... a dívida de 50.000 vai ficar para o mutuário. Kkkkkk
    Antes não era assim...
    Assim quem sabe os idiotas pensem mil vezes antes de assumir uma dívida de 35 anos...
    Eu fico rindo sabe pq?
    Pq todos compravam enquanto eu fiquei no aluguel barato e juntando dinheiro. Todos riam de mim...
    Agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tenho dinheiro pra comprar a vista , SQN.

    ResponderExcluir
  18. E o pior é que compraram super caro, no auge da onda e preferem ficar com imóveis fechados do que vender mais barato. Eu vejo imóveis fechados a mais de três anos e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Kelle,puxa!!!Não entendo isso mesmo,um mortal normal em um país em crise como o nosso usa um ativo como imovel para alugar ou vender,principalmente á um preço menor já que teoricamente,em crise o dinheiro mingua,mas no caso aqui preferem deixar os imoveis abandonados pagando os encargos e não baixam o preço de jeito nenhum.Não da pra entender mesmo.Esse povo nunca quebra e se vc.manda uma proposta de valor mais coerente,ficam ofendidinhos dizendo ''não estou passando fome,melhor ficar apodrecendo etc....Pqp.

      Excluir
  19. Kelle,minha amiguinha,os donos de imóveis quando estão em crise,preferem se suicidar,ou matar toda a família do que vender seu bens mateiais á um preço baixo,parece uma ganância sobrenatural saber que outra pessoa vai usufruir de algo que tem um valor inestimável para eles.

    ResponderExcluir