Total de acessos

Teste

quinta-feira, 28 de junho de 2018

O Tempo: Mercado de locação e venda de imóveis comerciais em crise

“Há uns cinco anos, ver uma loja com placa de aluga-se no centro era uma raridade. A gente colocava a placa, e em 15 dias já tinha alugado. Agora, tem loja vazia há uns três anos. [...] Segundo Corrêa, os reflexos são diretamente sentidos pelo mercado de locação e venda de imóveis comerciais

Já é praticamente impossível andar pelas ruas do hipercentro de Belo Horizonte e encontrar um quarteirão sem sequer uma loja fechada. Na rua dos Tamoios, entre avenida Afonso Pena e rua da Bahia, das 20 lojas, nove estão com as portas baixadas. Isso, só de um único lado da via. Do outro, nesse mesmo quarteirão, são 11 lojas, sendo duas fechadas. O comerciante Rogério Araújo trabalha no armarinho Xodreck, que está no ponto há 35 anos. De lá, ele perdeu as contas de quantos negócios viu acabar. “Teve lanchonete que virou loja de roupa, mas também não deu certo. Teve Feira Shop e até autoescola, mas tudo foi acabando, principalmente nos últimos dois ou três anos. Nunca vi uma crise desse jeito”, conta.

Do alto de uma experiência de 38 anos como corretor de imóveis comerciais no hipercentro, José Corrêa, 68, também nunca viu nada igual. “Há uns cinco anos, ver uma loja com placa de aluga-se no centro era uma raridade. A gente colocava a placa, e em 15 dias já tinha alugado. Agora, tem loja vazia há uns três anos. Com a crise, os proprietários foram quebrando e entregando os pontos”, explica.

Segundo Corrêa, os reflexos são diretamente sentidos pelo mercado de locação e venda de imóveis comerciais. “Em alguns casos, tem proprietário baixando o valor do aluguel em até 50%. Mas tem muita gente que quer cobrar muito caro e não consegue alugar”, comenta. Um empresário, que pediu para não ser identificado, contou que tanto é locador como locatário. “Para o dono, o mercado está tão ruim que tem que dar desconto. Para quem quer alugar, é uma boa oportunidade. Eu mesmo consegui baixar de R$ 4.800 para R$ 2.400 o valor de uma lanchonete que aluguei. Já no caso de um bar, estou há três anos sem mexer no preço, para manter o inquilino”, conta.

Na avaliação do presidente da Associação Comercial do Hipercentro, Flávio Fróes, a insistência daqueles que mantêm o aluguel alto é um dos maiores problemas. “Muitos proprietários ainda mantêm patamares de valores quando o comércio estava no auge, o que não se configura nesse momento. Sem contar o valor especulativo, que é mais forte aqui no hipercentro. Isso é apenas um dos fatores que fazem com que as lojas estejam fechando suas portas”, diz. Outro, segundo comerciantes, seria a concorrência com produtos chineses.

Outro fator, na visão dos lojistas, são as ruas visivelmente mais vazias. “As pessoas não estão tendo dinheiro. E tem muito menos gente andando na rua do que antigamente”, observa Araújo. De dez lojas localizadas em um único lado da rua Santos Dumont, entre as ruas Espírito Santo e Bahia, quatro estão fechadas. Nesse caso, em especial, além da falta de consumidor e de dinheiro para girar a economia, os comerciantes lamentam os impactos sofridos pelas obras do Move.

Até o McDonald’s decidiu fechar
Após quase três décadas no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e dos Goitacazes, o McDonald’s fechou no ano passado. Segundo a assessoria de imprensa, os motivos foram o alto custo do aluguel da loja e o fato de a rede ter outros dois restaurantes muito próximos, um no Shopping Cidade, a um quarteirão da loja que fechou, e outro na praça Sete. A mudança de perfil da região nos últimos anos também contribuiu.

(Portal O Tempo - Capa - Economia - 17/06/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

14 comentários:

  1. Sabe o que é MAIS pior de tudo isso, tem uns ESPECIALISTAS dizendo que a crise já passou e que vamos melhorar. Ouço isso a muito tempo e só piora a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade viu!!! e não temos crise não..

      Já é "Depressaõ econômica", com 40 milhoes de desempregados banania afora.

      Excluir
  2. Os proprietários são de uma burrice ímpar! Isso não é só em BH, ocorre no Brasil todo. As antas não diminuem os valores por nada nesse mundo. Preferem ficar com o imóvel se deteriorando, pagando IPTU, sem receber um real sequer, em nome do orgulho, achando que seus imóveis são ouro.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no centro do Rio é a mesma coisa. Na Rua da Carioca, por exemplo, são dezenas de lojas fechadas.

    ResponderExcluir
  4. Boa concordo,mas se fazem isso é porque tem outras rendas,se precisassem de verdade baixavam isso me da uma deprê da porra agente contando moedas e essas porras nem aí com a vida.Eita mundo injusto.

    ResponderExcluir
  5. A crise do mercado de imóveis comerciais não é só exclusividade no Brasil. Além da grave crise que passamos, o comércio com lojas físicas sofrem com o mercado eletrônico. Nos EUA existem shoppings que fecharam todas as portas, em razão da pouca procura. As facilidades da compra pela internet (segurança, entrega, preço, comodidade), estão levando as lojas físicas à banca rota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, pelo amor de Deus, não compara o Todo Poderoso EUA.

      Apartamentos de 40 M2 nessa falência Brasil, na favela de janeiro , vale mais que um apartamento de luxo em Nova York.
      Please corvo detectar.

      Excluir
  6. São Paulo centro a mesma coisa, mas a questão do aluguel é surreal, um centro deteriorado, com população de rua crescendo cada vez mais e o povo não baixa o aluguel prefere deixar fechado, acho que não precisam, tenho um cado de meu irmão que precisava de espaço, ao lado da oficina tem um espaço maior, foi procurar o proprietário e o cara queria 9.000,00 reais! Sem condições, meu irmão estava disposto a pagar 5.000,oo reais, o proprietário preferiu deixar fechado. Vejam bem todo esse dinheiro por uma região decadente, as pessoas ou não precisam ou estão cegos pela ganancia. A proposito acredito que é a mesma coisa em BH a reportagem diz que mudou o perfil dos frequentadores... sei...

    ResponderExcluir
  7. A crise existe sim,para classe baixa.Se realmente tivesse crise de verdade imoveis baixavam de preço,não se venderia tanto carro,baladas e shoppings estariam vazias e por ai vai.Eu mesmo fui atingido pela crise,estou desempregado.O que quero dizer que a crise é para poucos e muitos acham que que está geral tá nada vide que preferem deixar os imóveis vazios do que alugar á um preço mais baixo.Sei que vai ter um monte de gente falando que estou errado,mas quem está sentindo isso na pele e ossos sou eu só imbecil que não vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. A crise existe para uma grande parcela da sociedade. Mas também existe uma grande parcela da sociedade que está sobrevivendo bem nessa crise. Esses que estao sobrevivendo sao os que muitas vezes preferem deixar os imoveis desocupados do que alugar a um preço mais baixo. Acho que é porque nao possuem dividas pesadas entao podem segurar. O Brasil é um pais grande com diversos mercados. Mas eu acho que no longo prazo estamos lentamente indo para o buraco. Não dá pra ser otimista em um país de exploradores como esse

      Excluir
    2. Complementando, no Brasil temos três classes: os pobres, os ricos e os que acham que são ricos (classe média). Parte dessa classe média é alienada, uma minoria é conciente.
      Se somar pobres e classe média temos 99% da população brasileira. COMO QUE A CRISE É PARA POUCOS?
      Como um país com renda média de 2.000 pode comprar imóveis de 300.000?
      Todos sentem a crise, uns mais do que outros, MAS TODOS estão sentindo no bolso o supermercado, a gasolina, escola dos filhos etc.
      Respondendo a sua afirmação de que não há crise porque muitos proprietários não baixam o valor do imóvel ou aluguel, digo que está completamente equivocada! Isso se chama burrice e não está acontecendo no caso do aluguel. O que está se vendo hoje é recorde de imóveis disponibilizados para aluguel, por isso quem não baixa o valor não aluga e fica amargargando prejuízo de pagar condomínio.
      Resumindo é FALTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA pra não falar de educação em todos os sentidos! É por isso que o país está do jeito que está. As pessoas não enxergam a realidade e não se preocupam em entender política, economia e tem preguiça de lutar pelos próprios direitos. São roubadas pelos mesmos políticos, querem se dar bem em cima dos outros, acham que dinheiro cai do céu e se preocupam apenas com cerveja, futebol e rede Grobo.

      Excluir
    3. Concordo com você. Masssss... vamos ver até onde vão aguentar kkkk porque já são 5 anos que de certa forma os imóveis estão desvalorizando.
      É um jogo pessoal, um investimento. Mas já sabemos quem vai perder e estão perdendo. Uma vez que imóveis perdem até para a poupança kkkk 0,27% 😂😂😂😂😂
      Em 2013 vendi meu ap e apliquei, peguei aplicação de 12% aa. Meu dinheiro dobrou kkkkkk
      Imóveis continuam imóveis kkkkk
      arrevoa

      Excluir
  8. Nobre Luciano,tamo junto,bela observação.Exploradores mesmo.

    ResponderExcluir
  9. ATé o mequidonald????
    gisuis!!!

    ResponderExcluir