Total de acessos

Teste

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Veja: Esperança do PIB, construção naufraga e se mantém no patamar pós-crise


A construção civil foi o setor que mais sofreu na recessão e agora é o que tem mais dificuldade de deixá-la para trás, destacam os economistas. Houve um excesso de investimentos antes da crise que, na área imobiliária, resultaram em imóveis encalhados

Considerado um dos setores que dariam impulso à economia neste ano, a construção civil decepcionou. O setor encolheu 20,5% nos últimos quatro anos, fechou 1,2 milhão de vagas em todo o País e se mantém no mesmo patamar de 2009, para onde retrocedeu após a crise. O desempenho só não é pior que o registrado no início da “década perdida”, quando a construção recuou 22,5% entre 1981 e 1984.

No fim do ano passado, o consumo de matéria-prima do setor começou a reagir, indicando que poderia haver uma retomada em 2018, o que impulsionaria a economia do País. “Foi alarme falso. O começo deste ano já veio mais fraco”, diz o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges.

As projeções de crescimento para o setor estão entre as que mais mudaram nos últimos meses. Na LCA, por exemplo, enquanto a estimativa do PIB do País foi reduzida em 0,8 ponto porcentual, a da construção foi revista em 2,8 pontos. Antes, a consultoria previa um avanço de 2,6%; agora, queda de 0,23%. A aposta do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, é que o setor cresça 0,5% – a previsão inicial era uma alta de 2%.

“A gente continua com uma expectativa de crescimento, mas revimos o porcentual. O ritmo lento da economia e as incertezas políticas nos levaram a mudar a projeção”, afirma Ana Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre.

Dependente de investimentos de longo prazo, que, por sua vez, demandam confiança do empresariado e do consumidor, a construção também foi afetada pela paralisação dos caminhoneiros. “É um dos setores mais prejudicados, porque a greve afetou a confiança e as decisões de investimento”, acrescenta o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.

Recessão e imóveis encalhados
A construção civil foi o setor que mais sofreu na recessão e agora é o que tem mais dificuldade de deixá-la para trás, destacam os economistas. Houve um excesso de investimentos antes da crise que, na área imobiliária, resultaram em imóveis encalhados. “Leva tempo para digerir o excesso”, diz Ana Castelo, do Ibre, que lembra ainda que as obras públicas também estão paradas, travando a recuperação econômica.

A diferença da construção em relação aos demais setores é que ela é uma das atividades que mais demandam mão de obra. Uma recuperação na área impulsionaria o mercado de trabalho e, consequentemente, a economia.

Bráulio Borges, da LCA, afirma que, para o PIB do País apresentar um resultado melhor do que o atual – o mercado estima uma alta de 1,53% neste ano -, a construção tem de avançar em um ritmo semelhante. “O ideal é que seja até mais, já que a base de comparação é muito baixa”, avalia.

(Portal Revista Veja - Economia - 14/07/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

11 comentários:

  1. nao sei se rio ou se choro
    avisamos...
    sem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz os dois ou mais, grita, esperneia,chuta o balde,etc...kkk o "barraco desabou".....mesmo..

      Excluir
    2. dEscordo, vai subir 30% a.a.

      Excluir
  2. Revista Veja, mais uma que caiu na real ???

    E pensar que no auge da bolha eles mesmos falavam em invasão chinesa, em gringos investidores, em outro patamar depois da Copa, em ranking de bairros luxuosos competindo com Monaco e Manratã

    ResponderExcluir
  3. Caros amigo,s para quem acha que as coisas vão mau este ano, apertem os cintos, que ano que vem sera bem pior. Ano de eleição (este ano) o governo injeta dinheiro no mercado (que dinheiro) para melhorar a economia e se reeleger, no primeiro ano de governo (ano que vem), é hora ajustar as contas, de economizar para colocar as contas em dia. O próximo governo vai fechar as torneiras do dinheiro, e será um caos. QUEM VIVER VERÁ.

    O PAIS ESTA QUEBRADO (ESTAMOS A BANCARROTA), E NO ANO QUE VEM COMEÇARÁ A CHEGAR A FATURA. A QUEBRADEIRA VAI SER GERAL, NO RAMO IMOBILIÁRIO ENTÃO.

    A BOLHA IMOBILIÁRIA AINDA NÃO ESTOUROU, AGUARDEM O ANO QUE VEM ---- BUUUMMMMMM ----

    https://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2018/07/14/interna_noticias,50329/especialista-destaca-vantagens-de-alugar-um-imovel.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde 2012 imóveis dando prejuízo aos investidores, isto dito e admitido pela grande mídia, são 6 anos vendo o valor do imóvel definhar, ao mesmo tempo que se pagam os maiores juros do planeta, que o dolar disparou 200%, até a Bolsa subiu 100% desde o fundo, mas a bolha não estourou ainda?!? Então tá, aproveita pra vender antes que estoure mais, são mais de 1 milhão de anuncios em apenas um site pago de internet, rapidinho vc vende os seus.

      Excluir
  4. MATÉRIA QUE SAIU SITE DO ESTADO DE MINAS, SEGUE LINK ABAIXO.

    EMPRESAS NÃO VEEM PERSPECTIVA DE MELHORA
    Falta de confiança dos empresários do setor e alta no custo da construção (CUB/m²) em Minas são intensificadas em junho.

    https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/07/15/internas_economia,973520/empresas-nao-veem-perspectiva-de-melhora.shtml

    ResponderExcluir
  5. A Revista Veja, Estadão, Globo, UOL fazem parte da mídia podre que querem continuar manipulando a grande massa trabalhadora e pagadora de impostos a votar no candidato deles, seja Alckmin, Marina, Ciro Gomes ou algum vagabundo do PT.
    Ainda bem que nessa eleição temos a internet que está aí para provar as mentiras que esses canalhas inventam e também Bolsonaro que é o único politico desse pais que ainda tem um princípio de valor e defesa da família brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante manter o ânimo da população, para que continuem pagando as parcelinhas impagáveis, para que continuem cortando da mesa, da educação, da saúde, que morram pagando mas mantenham em dia o carnezinho da felicidade com 35x12 paginas.

      Soluções verdadeiras, podem ser ao mesmo tempo muito impactantes, podem criar outros novos problemas. Qual politico profissional vai querer carregar nas costas uma quebra de Caixa economica??? A mídia tradicional é conservadora, ao menor erro correm jogar pedra. E a mídia esquerdista está morrendo por falta de mortadela, mas ainda não morreu.

      Digo tudo isso porque sinceramente não sei onde vai dar! só observo.

      Excluir
  6. Não é mais bolha: Agora é "Depressão da construção,construtores,devedores,destratadores,etc..."...ufaaaa..até que enfim, saímos da bolha para o atoleiro mesmo.....

    ResponderExcluir
  7. Repare só, o mesmo roteiro:
    "mercado imob sofre com a crise"

    Alguma crítica ao crédito podre? gerado em 13 anos de PT? e empurrado com a barriga por mais 2 anos por seu vice e aliado político???

    ... Não. Nenhuma.
    Mais fácil culpar os caminhoneiros

    ResponderExcluir