Total de acessos

Teste

domingo, 2 de dezembro de 2018

Folha: Construção tem 18º trimestre com desempenho negativo, diz IBGE


Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais, disse nesta sexta-feira (30) que o setor sofreu profundamente com a recessão e ainda contribui negativamente o PIB

A construção civil registrou o 18º trimestre negativo na comparação com igual trimestre do ano anterior, mas as quedas registradas pelo segmento vêm desacelerando, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais, disse nesta sexta-feira (30) que o setor sofreu profundamente com a recessão e ainda contribui negativamente o PIB.

"Mas os sinais vêm melhorando", disse ela.

Nesse sentido, a construção apresentou alta de 0,7% no terceiro trimestre em relação aos três meses imediatamente anteriores.

No acumulado de quatro trimestres, no entanto, queda é de 2,5%. 

(Folha de S. Paulo - Mercado - 30/11/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

3 comentários:

  1. 18 trimestres, ou seja, quase 5 anos, desde 2013 os efeitos do estouro da bolha destruindo o setor de construção.

    No meu ver o estouro, digamos técnico, da bolha se deu em fins de 2010, mas o governo esquerdista pedalou loucamente até 2012 quando o folego acabou e a insanidade atingiu o que podemos hoje chamar de o maior movimento especulativo tipo piramide da história deste planeta.

    Lá atrás já se calculava que seria coisa década pro setor se reerguer, meio caminho ja foi andando, talvez dentro dos próximos 5 anos, a depender de decisões políticas (e estou entre os otimistas com a posse do novo eleito), daí talvez a coisa pare de degringolar


    Mas mesmo o setor imob recuperando produção e venda, isto ainda não significa inflação de preço, vendido como "valorização".
    A tal valorizaçãoa acima da inflação que vimos no crescer da bolha, somente veremos denovo pra lá da década de 20, sendo pessimista, década de 30 sendo realista, ou Nunca mais, sendo otimista que essa estrovenga nunca mais vá se abater sobre uma sociedade minimamente ajuizada, assim como preço do arroz, do carro ou do remédio, casa é bem de consumo longo, não é papel pra especular, quer especular, vai no bingo da igreja, vai na bovespa, vai no cambio, vão a putaqueos pariu, menos zoar com itens de necessidade de todos

    ResponderExcluir
  2. Não existe bolha, pois não tem mais mercado.Esse nicho ruiu...

    ResponderExcluir
  3. VEz ou outro dou uma olhada no que os site de pedalar bolha andam justificando para explicar o desastre aonde eles levaram quem seguiu seus conselhos

    A cara de pau é infinita, por exemplo tem lá no fingezap uma comparação entre rentabilidades

    Eles põe que aluguel gera 4%aa. na média
    Depois compara com juros liquido de 2,5%aa reais ao ano na renda fixa ou zero na poupança

    E fim de papo está explicado, ótimo negocio.
    Só tem um pequeno problema, eles comparam renda bruta do aluguel com liquida da renda fixa, escolhem a pior delas e ainda coloca a poupança

    Fazendo as contas direito:
    Rendimento do imovel bruto de 4%aa
    Primeiro vc tira a desvalorização do principal que caiu esses 4% ou mais, só aí já perdeu pra poupança, mas ainda tem que descontar os custos: vacancia é o maior leva 30%, depois o corvo leva 10% + primeiro aluguel, e ainda nem considerei se teve adevogado, depois as taxas: manutenção, condominio, iptu, envelhecimento, etc, etc, etc.

    É fácil perceber que mesmo com juros historicamente baixo, imóvel ainda dá na média rentabilidade negativa.
    Menos pior quem comprou pra morar, empata com a poupança.

    Agora vamos fazer conta pelo outro lado.
    Se pegar titulos um poquinho melhor, chega facilmente a renda real liquida de quase 4%aa, 5%aa e bem pouco tempo atrás tinha 6%aa, sem falar que no auge da bolha o mercado chegou a pagar mais de 8%aa.

    Então é assim: pro povão da base hoje meio que empata ou ele poupa ou ele se enrola num MCMV, ou realmente aluguel numa periferia pode custar até 1%am em favelas que dá mais de 12%aa. o Unico problema aqui é o desemprego e a falta de renda livre pra consumir mais do que comida. ou seja pra quem vale a pena não pode.

    Pra investidor fica óbvio, mico da década.

    Pra nivel investidor morar, bem aí só com desconto de uns 50% vale a pena comprar, ou um rolo muito bem feito com outro investidor mais otário.

    E assim segue o mercado, praticamente congelado, só desenrosca quando alquem se engana nas contas, de preferencia leito do fingezap

    ResponderExcluir