Total de acessos

Teste

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estadão: Nem juro menor segura queda dos imóveis

Mesmo com o ciclo de redução dos juros no País, o mercado imobiliário mantém trajetória de queda neste ano, com volumes menores de financiamentos e vendas. Se por um lado houve um reforço na demanda, com taxas mais atrativas para os consumidores, por outro, as incorporadoras lançaram bem menos projetos do que no ano passado. No crédito imobiliário os juros para o financiamento da casa própria dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) estavam próximos de 12% ao ano em 2010. Hoje, estão abaixo de 9%.

A redução deveria se configurar um incentivo para os consumidores, mas o volume de financiamentos do País também vem desacelerando. A previsão é de crescimento de 5% em 2012 ante 42% em 2011, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Dados da Abecip mostram que entre janeiro e agosto o crédito para incorporadoras caiu 28%, pois essas empresas ainda estão tentando vender os imóveis acumulados nos estoques, em vez de lançar projetos.

As vendas caíram nos últimos trimestres, conforme o balanço das principais incorporadoras e construtoras de atuação nacional. "O preço dos imóveis ficou mais alto, limitando o acesso para algumas famílias", observa a coordenadora de estudos da construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professora Ana Maria Castelo. Acomodação.

O diretor financeiro da MRV Engenharia, Leonardo Corrêa, acrescenta que as quedas mais recentes nas taxas de juros também têm efeito limitado, pois as vendas dependem de outros fatores, como estabilidade econômica e confiança dos consumidores. 

(O Estado de S. Paulo - São Paulo/SP - IMÓVEIS 1 - 22/10/2012 - Pág. 2)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK
 Compartilhe pelas redes sociais, acessando os ícones abaixo. 

9 comentários:

  1. Tudo isso ocorrendo porque "O preço dos imóveis ficou mais alto, limitando o acesso para algumas famílias", observa a coordenadora de estudos da construção da Fundação Getúlio Vargas. A coordenadora trocou algumas milhares de pessoas para algumas familias. O Preço dos imóveis esta descolado da renda e ponto. Culpados? governo, empreiteiros e corretores.
    Vislumbro a curto prazo redução de no minimo 20% nos preços de quem quer realmente vender o imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, adicione à sua lista de culpados as pessoas que aceitaram pagar valores exorbitantes nos imóveis. Tivessem elas recusado a gastar tanto e não estaríamos nesta bolha.

      Abs

      Excluir
    2. O anônimo acima parece o governo.
      O governo faz todas as atrapalhadas possíveis e coloca a culpa sempre na população. Ora, se o governo não tivesse com os juros elevados aos maiores do mundo por tanto tempo, não haveria esta bolha imobiliária. O governo é malandro, eleva os juros, trás muito dólares especulativos do exterior, dá a sensação de riqueza, mas depois quem paga a conta é o povo.
      .
      A CULPA É DO GOVERNO.

      Excluir
    3. Devemos lembrar que esse governo não trabalha, nem nunca trabalhou pelo povo (diga-se de passagem, eles não sabem o que é TRABALHO).
      Comparem o Brasil e hoje com o de 10 anos atrás. Vejam que a vida ficou absurdamente mais cara. Toda semana tem aumento no supermercado. Quem paga por isso? O povo ! Imóveis carrísimos, quem paga por isso ? O povo! Compramos as carroças mais caras do planeta, quem paga por isso? O povo! Somos refens de uma máfia bancária, quem paga por isso ? O povo.
      Agora me convençam do contrário, de que, esse governo só trabalha por essas elites que eu citei ?
      Se não bastasse esse cenário, ainda temos que trabalhar 5 meses/ano para pagar impostos, muito mais que a 10 anos. To falando mentira ? E onde esta o retorno dos impostos pagos ? Na mão dos mensaleiros, com certeza. E o povo ainda vai continuar entregando o ouro pro ladrão.

      Excluir
  2. Prezado,
    parabéns pelo blog. Sempre leio-o, embora até o presente momento jamais tenha comentado algo.
    Ontem saiu uma notícia que poucos deram a devida atenção, mas que julguei ser relevante: O GOVERNO VAI PERMITIR COMPRA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO COM RECURSOS DO FGTS PARA CONSTRUÇÃO OU REFORMA DA CASA PRÓPRIA.
    Diante disso, pergunto: esse não poderia ser - involuntariamente - o tiro de misericórdia na bolha?
    É que pode acontecer de aquelas pessoas que estavam prestes a comprar um imóvel pelo MCMV optarem por construir o seu, em vez de adquirir um imóvel a preço extremamente bolhudo.
    O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tivemos acesso a essa informação hoje, e concordamos com você quando diz que esse pode ser o "tiro de misericórdia na bolha".

      Na verdade, trata-se de mais uma atitude desesperada do governo, cedendo, é claro, às pressões do setor de construção que, segundo dados do TSE, continua sendo o grande doador das campanhas políticas.

      Agradecemos pelo elogio ao blog, e contamos com a sua participação em futuros comentários.

      Um grande abraço,

      Observador

      Excluir
  3. Onde está o link dessa reportagem do Estadão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leitor:

      Algumas matérias compiladas pelo blog foram veiculadas somente na versão impressa dos jornais (geralmente as versões locais) e, nesses casos, citamos o veículo, o caderno e as páginas.

      Continue nos acompanhando.

      Um grande abraço.

      Observador

      Excluir
  4. Primeiramente, parabenizo a criação desse blog, de muita utilidade para nós, consumidores.

    De resto, compartilho com a opinião do "anônimo". O incentivo à construção da casa própria objetiva acabar com a especulação imobiliária.

    ResponderExcluir