Total de acessos

Teste

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Folha: Especialista alerta sobre investimentos no mercado imobiliário

A ilusão de segurança oferecida pelo imóvel como forma de investimento já não é mais tão significativa. Mas será que o setor imobiliário, como opção para aplicar suas economias, é mesmo tão seguro quanto parece?

O investidor amador, encantado com promessas de rentabilidade, aplica seus recursos em um desses produtos, mas logo nota que o dinheiro não vem tão fácil.

Em qualquer modalidade de investimento, especialistas dedicam-se exclusivamente a seus negócios, e ainda assim são poucos os que conseguem obter grandes rendimentos.

Por isso, o investidor despreparado deverá sempre ter cautela e saber que sua chance de insucesso é alta, pois o risco, independentemente do mercado, sempre existirá.

De todo modo, após anos de alta nos preços, parece que agora a tendência é de desaceleração no mercado imobiliário. Conforme dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), de 2011 para 2012 o volume de vendas de imóveis usados caiu em 18%. O Sindicato da Habitação (Secovi-SP), em pesquisa recente, registrou queda de 8,6% no volume de vendas de imóveis novos na comparação de fevereiro 2013 com o mesmo mês no ano anterior.

Corretoras e construtoras também captaram essa queda, e, apesar de manterem os preços anunciados em ascensão, já começam a oferecer descontos na venda e têm se mostrado cada vez mais abertas a negociações.

As liquidações chegam a abater 25% do valor total do imóvel na cidade de São Paulo. Apartamentos há poucos meses lançados por R$ 350 mil hoje estão sendo oferecidos por R$275 mil.

Seja como for, o investidor, mesmo com a desaceleração, precisa avaliar diferentes formas de investimento para certificar-se de que obterá o retorno desejado.

SAMY DANA é Ph.D. em business, professor da FGV e coordenador do núcleo de cultura e criatividade GV Cult

(Folha de S. Paulo - São Paulo/SP - MERCADO - 22/04/2013) 

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Muitos dos imóveis que vejo eram ofertados para venda, agora estão sendo trocados por: aluga-se. rsrs. Já vi gente resolvendo baixar o valor de venda e mesmo assim não consegue vender. Pelas ruas, restaurantes, transportes públicos percebe-se bastantes pessoas comentando sobre o assunto. POr isso que falo: A quantidade de burros que tiveram a capacidade de comprar preços bolhudos está no fim.

    ResponderExcluir
  2. Pior que, mesmo com esses descontos, muitos apertamentos continuam com preços incoerentes.

    ResponderExcluir
  3. """http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2013/04/11/relatorio-de-estabilidade-financeira-esvaziamento-da-bolha-imobiliaria/

    “Banco Central do Brasil anuncia a explosão da bolha imobiliária!”

    ResponderExcluir
  4. Os descontos são o de menos Leiam http://horadobananense.wordpress.com/2013/04/18/sera-mesmo-que-o-brasil-e-uma-referencia-para-o-mundo/

    ResponderExcluir
  5. Pessoas totalmente mal assessoradas e que não sabem investir no mercado, pra isso serve um consultor imobiliário. Contratam qualquer prestador de serviços, gente despreparada e compram por impulso, realmente só tem isso a colher. Gente pequena, mente pequena, só pode colher pouco realmente. Contrate um especialista no mercado imobiliário. Consultor é um especialista que estuda 24horas por dia o mercado, os investimentos, as construtoras, enfim...não trabalha com qualquer construtor ou incorporador. Pensem nisso antes de investir e contrate um profissional que irá guiá-lo nos melhores negócios. Apenas visionários são empreendedores, todo resto, segue a massa.

    ResponderExcluir