Total de acessos

Teste

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exame: Imóveis têm queda real nos preços anunciados

Como os preços dos imóveis vêm sendo corrigidos em uma velocidade menor do que o índice inflacionário, que mede a alta generalizada dos preços, é possível dizer que o mercado imobiliário teve uma queda real nos últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses, o preço médio do metro quadrado do país teve variação inferior à alta da inflação medida pelo IPCA no mesmo período, de 7,10%, se considerada a projeção de inflação do Boletim Focus do Banco Central para o mês de janeiro, de 1,20%. 
Como os preços dos imóveis vêm sendo corrigidos em uma velocidade menor do que o índice inflacionário, que mede a alta generalizada dos preços, é possível dizer que o mercado imobiliário teve uma queda real nos últimos 12 meses. 
A variação é a menor registrada desde 2011, início da série histórica do Índice FipeZap Ampliado, que inclui 20 cidades. 
No mês de janeiro, o preço médio do metro quadrado apresentou alta de 0,39%. O dado mensal também representa uma queda real diante da inflação esperada para janeiro, de 1,20%. 
Dentre as 20 cidades acompanhadas, somente Fortaleza registrou alta acima da inflação. Já a maior baixa ocorreu em Porto Alegre. 
O Índice FipeZap tem dados disponíveis sobre São Paulo e Rio de Janeiro desde janeiro de 2008. Para Belo Horizonte, a série histórica começa em maio de 2009. Para Fortaleza, em abril de 2010; para Recife em julho de 2010; e para o Distrito Federal e Salvador, em setembro de 2010.
Entre as cidades incluídas mais recentemente, que compõem o Índice FipeZap Ampliado, os municípios do ABC Paulista e Niterói têm dados disponíveis desde janeiro de 2012. Vitória, Vila Velha, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba têm séries históricas iniciadas em julho de 2012. O índice FipeZap Ampliado foi lançado em janeiro de 2013.
O indicador elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o site de classificados Zap Imóveis, acompanha os preços do metro quadrado dos imóveis usados anunciados na internet, que totalizam mais de 290 mil unidades por mês.
Além disso, são buscados também dados em outras fontes de anúncios online. A Fipe faz a ponderação dos dados utilizando a renda dos domicílios, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Exame - Seu Dinheiro - Notícias - 04/02/2015)
VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

4 comentários:

  1. Corrigindo pra baixo.a bolha esta instalada. havera descontos de 150%, e ainda assim nao irao vender.
    brazuca nao tem renda,. e pobre metido a rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce precisa estudar um pouco mais de matematica para entender que nao existe desconto maior que 100% (que significa gratis).

      Excluir
  2. Finalmente o papo das parcelinhas que cabem no seu bolso não cola mais pq a conta não está fechando, azar para os bolhudos e desinformados, sorte para quem teve paciência e se preparou, agora é só esperar o segundo semestre e assistir de camarote.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais é que tudo ir pro buraco mesmo. Vou economizar, aprender outro idioma e quando me aposentar compro uma casa fora do Brasil.

    ResponderExcluir