Total de acessos

Teste

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Correio Braziliense: Construção civil derruba PIB e puxa desemprego

Em meio a um ambiente recessivo, um dos principais motores da atividade econômica apresenta sinais claros de enfraquecimento: as demissões começaram e as projeções para 2015 são de forte queda

A construção civil costuma refletir o desempenho da economia de um país. Se as obras estão paradas, alguma coisa não vai bem no cenário nacional. Mas se os canteiros pulsam, há a certeza de um período de bonança. Não à toa, o setor vive atualmente um momento delicado no Brasil. Em meio a um ambiente recessivo, um dos principais motores da atividade econômica apresenta sinais claros de enfraquecimento: as demissões começaram e as projeções para 2015 são de forte queda. 

Especialistas acreditam que o período promissor da construção civil, observado principalmente entre 2007 e 2010, chegou mesmo ao fim. Nas obras de infraestrutura, no mercado imobiliário e no varejo, a estagnação da economia derrubou a demanda e interrompeu de vez o ritmo acelerado de contratações e investimentos. 

Desde abril de 2014, o número de vagas vem caindo, constata o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic), José Carlos Martins. Somente nos últimos cinco meses, foram fechados 250 mil postos de trabalho, número significativo para um setor que emprega cerca de 13 milhões de pessoas em toda a cadeia produtiva. Em 2014, setor encolheu 2,6%. Este ano, a queda estimada será de 5%. “A situação vai piorar. Não estão previstas contratações para os próximos meses.” 

A tendência é de que a construção civil siga degringolando se a economia não mudar de rumo. Na avaliação de Martins, os investimentos devem cair, especialmente por conta da operação Lava-Jato, da Polícia Federal - o investigado esquema de corrupção na Petrobras - que atingiu as maiores empreiteiras do país. “O empresário investe se o país voltar a crescer. Se o setor público não fizer a parte dele, as empresas também não farão”, afirma. 

(Correio Braziliense - Notícia - Economia - 12/04/2105)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Vão nos fazer um favor interrompendo a construção desses imóveis diminutos a peso de ouro

    ResponderExcluir
  2. A crise está apenas começando.

    Quem sabe com 4 anos que inflação e desemprego as pessoas não aprendam a votar.

    ResponderExcluir
  3. Por isso a terceirizaçao e bem vinda. Para absorver os demitidos, que serao em massa infelizmente.INCLUSIVE DAS MONTADORAS. E ACABA COM ESSES SINDICALISTAS CHUPINS.VIVA A CHINA.

    ResponderExcluir
  4. A terceirização não serve para essa massa de desempregados. Nós sabemos que a terceirização serve para os políticos venderem votos e contratarem os "seus".... TODOS OS CARGOS DEVERIAM PASSAR POR CONCURSO PÚBLICO, JÁ QUE, COMO O NOME DIZ, É SERVIÇO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  5. "Caixa volta a aumentar juros para financiar a casa própria
    Ajuste foi de 0,3% e vale para contratos feitos a partir de 13 de abril.
    Juros relativos a financiamento de 'MCMV' e FGTS não mudam"

    Fonte: G1

    Cambada de Corvo, senta e chora.

    ResponderExcluir