Total de acessos

Teste

sábado, 14 de novembro de 2015

Dicas e informações sobre investimentos: Fundos Imobiliários valem a pena?

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar, e é fruto de uma das mais recorrentes dúvidas enviadas pelos leitores: 

- Se o mercado imobiliário está em queda, vale a pena ou não investir em Fundos Imobiliários?

Boa leitura a todos!

PARTE II - OUTRAS OPÇÕES DE INVESTIMENTO
Fundo Imobiliário: devo investir?
Comprar um empreendimento, sem dúvidas não é tão fácil, pois os preços dos imóveis ainda afastam os compradores interessados que não têm todo capital em mãos para efetuar a compra. Além de compradores, investidores sofrem com a instabilidade e as nuances que a bolha imobiliária provoca. 

Na primeira parte deste artigo falamos sobre a poupança e outras opções para diversificar os rendimentos na renda fixa, entre elas. Neste presente artigo será abordado sobre as particularidades do FII.

O que é o Fundo Imobiliário?
O FII Fundo de Investimento Imobiliário é um grupo de investidores que partilham do mesmo interesse: aplicar seu capital em empreendimentos imobiliários, seja comercial, residencial, uso misto ou outros.

Os ativos do Fundo Imobiliário possuem semelhanças com os títulos de renda fixa, como CDB, Letra de câmbio e Tesouro Direto porque pagam rendimentos periódicos aos investidores, principalmente os títulos que possuem pagamento de cupom. O FII possui uma volatilidade alta, tal qual as ações da bolsa de valores e saber como investir na Bolsa traz melhores e maiores rendimentos.

Rendimento do Fundo Imobiliário e Aplicação
Os rendimentos são calculados de duas formas: através da Via de Valorização (Assim como ações, você pode ganhar dinheiro vendendo as cotas por um preço mais alto que o preço de compra) e da Via Distribuição de resultados (quando as cotas se valorizam e o rendimento é pago é possível ganhar dinheiro também. Como na compra de qualquer imóvel, os rendimentos são resultantes dos aluguéis ou da venda do imóvel através do Fundo).

Os fundos imobiliários adquirem imóveis já construídos ou ainda em construção para em um futuro próximo alugar ou arrendar para novos locatários ou ainda para revendê-los.O lucro é proveniente do aluguel ou venda com valorização dos imóveis.

Os imóveis podem ser de diversas tipologias, desde shopping centers, hospitais, prédios comerciais ou residencias, espaços de uso misto, etc. Os fundos investem em participações diversas de imóveis, o que torna o investimento uma opção com variedades dentro do mercado imobiliário. O investidor não fica condicionado a um único empreendimento que pode ou não gerar o lucro esperado.

Quais as vantagens, desvantagens e riscos dos Fundos Imobiliários?
A acessibilidade e o baixo valor de investimento são as maiores vantagens. Não precisar desembolsar uma grande quantia não restringe os pequenos investidores de aplicarem o capital no Fundo. Com os fundos o investidor pode diversificar a aplicação do capital em imóveis de alto valor. Outra vantagem se dá pela isenção do imposto de renda resultante dos aluguéis e venda de imóveis para as pessoas físicas.

Altas taxas de administração podem afetar a rentabilidade do investimento, sendo assim, é melhor analisá-las antes de investir. Outro ponto é sobre o fato de não existir garantia do investimento pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) o que torna fundamental a avaliação da solidez da instituição em que se vai comprar as cotas.

Assim como todo investimento há riscos e ganhos, com o Fundo Imobiliário não é diferente e o maior risco decorrente dessa aplicação é a vacância. Isso ocorre porque o imóvel pode se desvalorizar ou o empreendimento não ser alugado como o previsto.

4 dicas para escolher os melhores Fundos Imobiliários
1. Opte por fundos de alta liquidez para evitar maiores riscos e oscilações de cotação.

2. Escolha bem seus inquilinos e evite inadimplências para não prejudicar seus investimentos e o imóvel.

3. As cláusulas revisionais causam grande impacto no desempenho do fundo. prejuízo que o cotista pode ter caso a ação seja proposta pelo inquilino do fundo. Recomenda-se a escolha de fundos que tenham prazos mínimos de vigência residual dos contratos.

4. O pagamento de renda do FII ocorrerá apenas durante o prazo de vigência dos contratos de locação dos imóveis. Uma dica é optar por fundos que tenham prazos mínimos de vigência residual dos contratos.

Por Renata de Faria
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br

3 comentários:

  1. COMO ESTA SATURADO DE ESTOQUES ENCALHADOS,CONSTRUTORAS JA FALINDO....NAO RECOMENDO NAO....SERA QUE TEM FUNDO IMOBILIARIO RURAL? AI SIM COMPENSA....TODOS PRECISAM COMER NE....

    ResponderExcluir
  2. Tudo que levar a palavra imobiliário, corretor, imobiliária, construtora, Caixa econômica, PT, pirâmide... Não quero nem passar perto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo. O investimento em fundos imobiliários é uma ótima opção de gerar renda mensal isenta de Imposto de Renda. Para descobrir os melhores FIIs, acesse o www.fundsexplorer.com.br

    ResponderExcluir