Total de acessos

Teste

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O Globo: Vendas caem 41% e lançamentos tem pior resultado em 10 anos no Rio


É o pior resultado em lançamentos em dez anos. E não há sinal de melhora. É que vivemos, agora, o oposto do que ocorreu nessa década, quando a estabilidade econômica e a maior oferta de crédito, a juros mais acessíveis, para empresas e consumidores impulsionaram o mercado

Dez anos. É o quanto o mercado imobiliário residencial do Rio recuou em termos de unidades lançadas neste ano de crise. De janeiro a agosto, foram 4.431, mesmo volume registrado em igual período de 2005, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Em vendas, a marcha a ré chega a 2010, despencando de 9.678 para 5.638 unidades comercializadas, queda de 41% em cinco anos. Os números refletem, ao mesmo tempo, o esforço do mercado para vender e, principalmente, reduzir o gordo estoque de imóveis novos. 

— É o pior resultado em lançamentos em dez anos. E não há sinal de melhora. É que vivemos, agora, o oposto do que ocorreu nessa década, quando a estabilidade econômica e a maior oferta de crédito, a juros mais acessíveis, para empresas e consumidores impulsionaram o mercado — avalia João Paulo de Matos, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ).

A crise de confiança, continua ele, freou demanda, investimentos e vem fazendo o setor encolher. Matos destaca que o desempenho do mercado imobiliário acompanha o da economia. Em 2010, foram 10.692 unidades lançadas no Rio, mais que o dobro deste ano, de janeiro a agosto. Naquele ano, o PIB do Brasil foi de 7,5%, o maior resultado desde 1986. De lá para cá, a taxa de crescimento econômico vem caindo. A previsão de economistas do mercado financeiro para este ano é de retração de 3,10%, segundo o último Boletim Focus, pesquisa do Banco Central.

— O setor está encolhendo, a exemplo de outros no país. Em poucos anos, saltamos da escassez de mão de obra para o corte de empregos — destaca Matos.

No estado do Rio, houve retração de 18.533 postos de trabalho na construção civil de janeiro a setembro, segundo o Sinduscon-Rio, entidade fluminense que reúne a indústria do setor. 

Queda real dos preços existe
Em todo o Brasil, porém, a previsão é de fechamento de 500 mil postos de trabalho na construção civil este ano. José Carlos Martins, presidente da CBIC, alerta que o setor está perto de voltar ao nível de emprego de 2009, que era de 2,3 milhões de postos de trabalho. A estimativa é encerrar 2015 com 2,4 milhões.

— Já estivemos com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) e esperamos para breve uma conversa com o (ministro) Nelson Barbosa (Planejamento) para discutirmos uma possibilidade de alento para o setor. O governo precisa fazer ajustes concretos para permitir a recuperação da economia e do mercado — frisa Martins.

Para Pedro de Seixas Corrêa, professor dos MBAs da FGV, a crise de confiança tirou o setor de um ciclo virtuoso para um vicioso:

— Temos o pior resultado em vendas em cinco anos, mas com ritmo de atividade similar ao período de alta. No entanto, considerando a expansão do mercado dos últimos anos, retrocedemos. É reflexo da situação grave de crédito. Não dá para ter juro acima de 12%. É inviável para empresas e consumidores.

A despeito da diminuição de quase 60% em número de unidades lançadas e de mais de 40% em vendas em cinco anos, o impacto nos preços parece tímido. 

— A queda real no preço existe, considerando a inflação de 2014 e os quase 10% previstos para este ano. O preço dos imóveis, contudo, não cai mais porque o custo do setor não está caindo — explica Luiz Fernando Moura, diretor da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). — 

Sem vendas, o negócio é alugar 
Em períodos de retração na economia, explica Moura, é comum haver mais venda que lançamentos de imóveis residenciais, pois a preocupação está em gerar caixa e reduzir estoques. Mas é preciso atenção, alerta o executivo, ao que esse movimento pode puxar lá na frente:

— Hoje, com base na atual velocidade de venda de imóveis no país, o estoque dura mais 13,4 meses. Isso mostra que, havendo melhora no cenário de crise, será hora de retomar lançamentos.

Corrêa, da FGV, calcula que, no Rio, essa longevidade do estoque seja um pouco superior, de cerca de 20 meses.

Por ora, com as vendas mornas, crescem as vantagens em outro segmento: o do aluguel. No Rio, a queda no preço do metro quadrado para locação chegou a 7%, embora a cidade continue a oferecer o metro quadrado mais caro do país, de acordo com o FipeZap. Já segundo levantamento do Secovi-Rio, o Sindicato da Habitação, o preço dos imóveis para aluguel caiu 13% este mês, na comparação com novembro de 2014. Há bairros com quedas acima desse patamar, como Ipanema (-14,99%), Ilha do Governador (-14,76%) e Copacabana (-13,25%).

— O segmento de locação sempre é mais sensível a variações na economia. Com a retração no mercado de vendas, a oferta de imóveis para aluguel subiu quase 60% em um ano. E a procura caiu. Como os proprietários precisam cobrir custos, são mais flexíveis em condições de contrato e no preço — conta Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi-Rio.

Para Schneider, as posições se inverteram, colocando o mercado na mão do inquilino. 

Para ampliar a rentabilidade dos estoques de unidades novas, também as construtoras entraram no setor de locação. A Carvalho Hosken, por exemplo, que conta com uma imobiliária própria na Barra, trabalha há três anos com aluguel. Há pouco mais de dois meses, passou a oferecer a possibilidade de uso dos últimos 30 meses de aluguel como parte do pagamento para comprar a unidade.

(O Globo - Economia - 23/11/2015)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

22 comentários:

  1. "Para ampliar a rentabilidade dos estoques de unidades novas, também as construtoras entraram no setor de locação. A Carvalho Hosken, por exemplo, que conta com uma imobiliária própria na Barra, trabalha há três anos com aluguel. Há pouco mais de dois meses, passou a oferecer a possibilidade de uso dos últimos 30 meses de aluguel como parte do pagamento para comprar a unidade"
    Incrível, eles sempre dão um jeito de manter os preços altos. Quanto mais enrolarem para deixá-los cair para quanto realmente valem, mais irá durar a crise do setor (e no Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo esqueceu de dizer que, com o preço do aluguel em queda (devido ao excesso de oferta) e com os juros no espaço, o aluguel é uma maneira das construtoras prolongarem o prejuízo, uma vez que o custo imobilizado na construção passa a ser remunerado a uma taxa muito menor do que a inflação e os juros de qualquer aplicação. Ou seja, o dinheiro empregado na construção ficou imobilizado num péssimo "investimento", ao passo que as dívidas contraídas junto aos bancos para financiar as operações (das construtoras) continuam cobrando os juros estratosféricos, e têm prazo de vencimento.
      A cada mês que sustentam os preços altos, é mais um mês rumo ao precipício.

      Excluir
    2. .
      Não existe estoque de imóveis, quem trabalha com estoque é estoquista. Você já ouviu falar em estoquista de imóveis?
      .
      Esse nome é mais uma idiotia da imprensa dos infernos.
      .

      Excluir
    3. Cada um se vira como pode né? Isso é lícito.

      Excluir
  2. Os Corvos estão sem fubazinho kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espécie em extinção, kkkkk

      Excluir
    2. Melhor ficar "calado" se não tem nenhum comentário que preste!

      Excluir
  3. Isso é um " cabo de guerra "...
    Eu estou firme no meu pedaço de corda, vou até o fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro comentário inútil!

      Excluir
    2. Burrice deles "cabo de guerra" com o mercado. Pois o mercado sempre ganha!

      Excluir
    3. Sempre ganhava 19:11, em épocas em que as organizações faziam o que queriam, pois a grande massa não tinha acesso a informação, e quando tinha, era manipulada, distorcida e descompactada.
      Hoje ninguém mais se esconde, e a grande força do consumidor é a mobilização, seja positiva ou negativa, pode decidir tudo o que julgar conveniente e importante através de redes sociais, blogs, foruns, sites, etc...acorda...

      Excluir
  4. Com tudo isso os preços estão os mesmo desde janeiro , não tem desconto nenhum tudo fraude !!!!

    ResponderExcluir
  5. Calma a quebradeira está só no começo!

    ResponderExcluir
  6. QUEM PUDER SE MANDAR DO BRASIL A HORA E AGORA....http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/gm-planeja-investir-us100-mi-na-colombia-e-exportar-para-o-brasil.html

    ResponderExcluir
  7. brasil na UTI.....ULTIMO APAGUE A VELA...

    ResponderExcluir
  8. Eles são teimosos e continuarão com a teimosia. A culpa agora é do juros do crédito alto... Então, eu pergunto, crédito aqui no Brasil já foi barato? Desde quando 7,5% a.a de juros é barato? Mas, tudo bem... Existem muitos lunáticos por aí que apostam na 'criatividade' como saída para crise. Porém, eu fico impressionado mesmo é com a teimosia dos agentes do setor. Eles insistem com os preços altos e esperam por um milagre. Chega a ser até engraçado.
    Estou a roer as unhas de curiosidade para saber sobre os próximo capítulos desta tragédia a moda brasileira.

    Ps:. Seria interessante se a matéria colocasse pessoas (especialistas de fato) de fora deste seguimento para falar sobre o assunto. A reportagem sairia muito mais interessante se terminasse da seguinte maneira: "[...] A saída mais próxima da crise e, quiçá, menos dolorosa é uma queda expressiva nos preços.".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não são teimosos. Eles têm é gordura pra queimar (ainda). Depois começarão (já iniciaram) os cortes de custos (demissões, etc). E finalmente, a chantagem ao governo (via mídia) no intento de obter maiores prazos, menores juros para o financiamento, etc (a bolsa empresário - porque o lucro é privado, mas o prejuízo deve ser coletivo).
      Só depois disso é que pensarão em abaixar preços e reduzir margens de lucros.
      As demissões já começaram.
      Outras fases virão.
      O problema deles é que os bancos não vão esperar por eles. As dívidas assumidas têm prazo.
      Preços menores, só no final de 2016 em diante.
      A crise é mundial e a recessão bate as portas. Não haverá incentivo fiscal ou creditício durante um bom tempo.

      Excluir
    2. O que não devemos esquecer é que este seguimento não é homogêneo e nem todos acumularam tanta gordura. Já existem pequenas e médias empresas que estão pedindo arrego. Os mais fracos sempre caem primeiro. Com construtoras é assim e imobiliárias também. Em outro post, eu já havia relatado que tenho percebido um movimento minimamente curioso, contrário ao que acontecia em 2011/12/13: inúmeras "imobiliárias" pequenas (re)surgindo - muitas com apenas um/a corretor/a, no máximo dois. Penso que isto seja fruto deste momento complicado para eles, pois em tempos de vacas gorgas muitas empresas grandes fundiram-se com/assimilaram outras menores, aumentando consideravelmente seu pessoal. Mas agora... Estamos chegando ao momento do salve-se quem puder. Isto é, sem vendas, sem lucro, demissões tornam-se necessárias, berram para aqueles que eles ajudaram a eleger etc. É a hora da criança chorar, pois o estomago já está roncando.
      E acho que você está certíssimo quando a questão de que o lucro é pretendido por poucos, mas o prejuízo eles sempre tentam dividir. E isto, para mim, é inaceitável. Cada responsável que assuma suas respectivas responsabilidades.
      Enfim, vamos esperar para ver no que tudo isto vai dar. Estou mega curioso para saber qual é o final desta "novela".

      Excluir
    3. Exato. As imobiliárias pequenas são constituídas pelos corretores demitidos das grandes, e sem muito expertise no ramo e capital nao durarão muito. As grandes construtoras estão endivdadas até a alma, vide os balanços contábeis das mesmas.
      São ciclos. Esse, ladeira abaixo, só está começando. Preços menores serão verificados lá pro final de 2016.
      Até lá, é "sentar nos juros" do rentismo e aguardar.

      Excluir
  9. Pois é, pq os preços, nada de cair.

    ResponderExcluir
  10. um renomado corretor de uma grande construtora disse ontem em (off) que 2016 será o MAIOR DESASTRE em vendas de imóveis dos últimos 30 anos,pois em reuniões fechadas já falam em QUEBRADEIRA mas não podem soltar isso ao publico pois senão aí que não venderia nada mesmo ao esperarem a o desmoranamento dos preços pressionados pelas dívidas, (construtoras).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estao esperando o 13º pra ver se melhora.....kkkkkkkkkkkkkk....carros idem,gealdeiras idem,ventilador idem.fogao idem,idem idem idem idem...rumo ao atoleiro movediço.....

      Excluir