Total de acessos

Teste

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dicas e informações sobre investimentos: Conhece os Fundos DI?

A dica de hoje é mais uma parceria do blog do Observador do Mercado com a Toro Radar:

Fundos DI: Ainda não conhece?

Boa leitura a todos!


Conhecidos como Fundos de Renda Fixa Referenciados DI, esses fundos aplicam 95% do patrimônio, no mínimo, em títulos privados com risco pequeno ou títulos públicos do Governo como o Tesouro Direto.

Pós-fixados, esses títulos seguem a variação da taxa SELIC, como o Tesouro Selic.

E os 5% não aplicados nos títulos mencionados acima podem ser investidos em títulos que fazem uso das regras dos Fundos de Curto Prazo, mas esse tipo de aplicação não é das mais indicadas se levarmos em conta o atual cenário econômico que vivenciamos.

Vantagens e Desvantagens dos Fundos DI
Uma das grandes vantagens desse investimento é a segurança, já que a maior parte das aplicações realizadas por esses fundos é em títulos público do Governo. Além disso o desempenho está atrelado ao CDI, o que se torna vantajoso para busca um baixo risco na hora de investir.

Se comparado à poupança ou a um CDB, esse investimento chega a ter um retorno até superior a ambos. E diferentemente de um CDB, os Fundos DI possuem liquidez diária, ou seja, pode-se resgatar o capital sem afetar a taxa de retorno.

A rentabilidade do Fundo chegar aos 100% do CDI geralmente não é algo comum, devido o fato dos resultados serem afetados pelas taxas de administração. Sendo assim, quem busca uma alta rentabilidade pode não ter uma boa experiência com o investimento.

O investimento em Fundo DI também não possui proteção do FGC, como ocorre com CDB, Letra de Câmbio, LCI e LCA por exemplo. Mas, em contrapartida possui a independência jurídica do seu patrimônio em relação ao patrimônio da instituição. Caso aconteça a falência do banco responsável pelo fundo no qual você investiu, o fundo estará protegido.

Comparação com a Poupança
A Taxa Selic está na casa dos 14,26% ao ano e sabe-se que a relação entre essa taxa e o rendimento da poupança é inversamente proporcional, já que quanto maior a taxa Selic menor o rendimento da poupança. Sendo assim, os Fundos DI são mais interessantes, mesmo com a cobrança das taxas administrativas e a cobrança do IR.

Atualmente a rentabilidade da Poupança é de 6,17% ao ano (ou 0,5% ao mês) acrescidos da taxa referencial.

Comparação com o Tesouro Direto

Os Títulos do Tesouro Selic compõem as carteiras dos Fundos DI e como são replicados, eles replicam as variações do CDI, que por sua vez se aproxima bastante da taxa Selic.

Assim como acontece com os Fundos DI, no Tesouro Direto o investimento inicial é bem mais acessível que se comparado a outros investimentos.

O investimento no Tesouro Direto pode ser utilizado como Margem de Garantia para que o investidor possa também operar na Bolsa de Valores, o que é uma vantagem, já que os Fundos DI não possuem essa flexibilidade.

O Tesouro Direto possui algumas taxas, tais como: Taxa de custódia anual (0,30%), taxa de negociação por operação (0,10%) e taxa de administração da corretora.

Diante dessas informações você tem duas alternativas:

     Títulos do Tesouro Direto em que as taxas possam ser menores que as dos fundos, se você souber como operar sozinho.

     Ou Fundos DI com taxas de administração menores que 1% ao ano, já que , operacionalmente são mais fáceis para se investir.

 

Fundos DI - Tributação

Há incidência do Imposto de Renda sobre os lucros obtidos nesse tipo de investimento. O pagamento do IR é efetuado no momento do resgate da aplicação. A alíquota segue a tabela regressiva do IR, de acordo com o período decorrido até o resgate do investimento, da seguinte forma:

     Até 180 dias: 22,5%
     De 181 a 360 dias: 20%
     De 361 até 720 dias: 17,5%
     A partir de 721 dias: 15%.

Agora que você sabe um pouco mais sobre Fundo DI, pode utilizar as informações para escolher entre ele e outros investimentos. Se ainda houver dúvida sobre o tema, poste nos comentários.

Por Renata Cota
Toro Radar Investimentos
www.tororadar.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário