Total de acessos

Teste

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Agência Brasil: Imóveis comerciais perdem valor no eixo Rio-SP

O coordenador da pesquisa, Paulo Picchetti, disse que a crise econômica vem provocando impactos em cadeia com menos clientes nas lojas, menor procura por locações para escritórios, e, principalmente, por queda de preços dos aluguéis em shoppings centers

O desaquecimento da economia já se reflete na desvalorização de imóveis comerciais principalmente por causa da queda de demanda nas lojas de shoppings centers no eixo Rio-São Paulo. É o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) em torno do Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial (IGMI-C).

No segundo trimestre deste ano, o IGMI-C apresentou variação total 2,21%, que é a soma da taxa de retorno do capital (-0,01%) com a taxa de retorno da renda (2,22%). Embora o resultado absoluto tenha sido praticamente o mesmo do primeiro trimestre (2,2%), ele embute a primeira queda na taxa de retorno do capital (medida que demonstra o comportamento do mercado em relação à evolução patrimonial) desde o início da pesquisa, no ano 2000.

O levantamento por amostragem inclui a coleta de informações sobre 529 imóveis comerciais do país como hotéis, galpões industriais, escritórios, lojas em shoppings centers. Comparado ao mesmo período do ano passado, a taxa de retorno do capital ficou em 0,62% e da renda 8,76%, inferiores ao apurado no primeiro trimestre com 1,3% em relação ao capital e de 8,8% sobre a renda.

O coordenador da pesquisa, Paulo Picchetti, disse que a crise econômica vem provocando impactos em cadeia com menos clientes nas lojas, menor procura por locações para escritórios, e, principalmente, por queda de preços dos aluguéis em shoppings centers. Esta é uma situação que se verifica em especial no eixo Rio- São Paulo.

Para o economista, a reversão desse quadro depende da retomada do crescimento econômico do país, uma situação “ainda incerta e que vai demorar”. Picchetti destacou que para uma previsão mais efetiva da volta das atividades é necessário saber os rumos da condução política.

(Agência Brasil - Economia - Notícia - 03/08/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

2 comentários:

  1. Mais uma reportagem com valores maquiados.

    ResponderExcluir
  2. Reportagem "cunverça pra boy dormirrrrrr"..Esse ainda nao se tocou que tudo no brasil esta "bolhudo" e nao vale o quanto pesa.O problema do brasil foi "credito fiado e caro",ja que o povao nao nao sabe matematica,por essas e outras se acabrestou por 30 anos nesses finaciamentos(agiotagem legalizada e patrocinada pelo PT)absurdos do paga 4 leva 1.
    40 m2 a 300 mil = 7.5 mil o m2 acabado,um absurdo mesmo se fosse de ouro.
    Imovel nao e investimento, e so posse...investimento e outra coisa.

    ResponderExcluir