Total de acessos

Teste

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Portal G1: Devolução de imóveis alugados bate recorde em São Paulo

Em junho, o número de imóveis alugados devolvidos na cidade foi 26% maior que o de casas e apartamentos alugados no mesmo mês. [...] “Dá para fazer contraproposta, pechinchar, porque senão o proprietário vai ficar com o imóvel vazio”

O número de pessoas que estão se desfazendo de contratos em São Paulo bateu recorde em junho. Muita gente está aproveitando para negociar descontos ou se mudar para imóveis mais baratos porque a oferta é grande.

A explicação é a crise financeira que atinge o país. O aluguel caro está sendo deixado para trás. Tem até gente aproveitando para dividir a conta da moradia.

Em casa, cada um tem o seu cantinho favorito. Para alguns é a cozinha, tem gente que gosta mais do quarto, alguns preferem o banheiro ou ainda relaxar na sala. Só que para quem mora de aluguel em São Paulo está cada vez mais difícil manter esse conforto. Tanto é que tem mais pessoas devolvendo as chaves do apartamento do que alugando um imóvel.

É o que mostra o levantamento do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo. Em junho, o número de imóveis alugados devolvidos na cidade foi 26% maior que o de casas e apartamentos alugados no mesmo mês.

“Vence o contrato, os 30 meses, que é quando o proprietário pode pleitear um reajuste do aluguel, ele está pleiteando um reajuste e o locatário, então, não está conseguindo. Então, ele está entregando o imóvel”, diz o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

Aluguel dividido
Dividir o aluguel é uma opção para quem está com a grana apertada. Faz dois meses que Maria e Márcio trocaram dois aluguéis por um só. Ela pagava R$ 1 mil, ele, R$ 1,3 mil. Ficou mais barato juntar as escovas de dentes. “Dá para fazer supermercado, dá para ir a uma feira, às vezes, dá para arrumar o cabelo também”, diz ela.

E eles ainda conseguiram diminuir o valor do contrato. 

Maria e Márcio fizeram bem em pechinchar. Com tantas pessoas desistindo de alugar, agora é um bom momento para conseguir desconto. “Dá para fazer contraproposta, pechinchar, porque senão o proprietário vai ficar com o imóvel vazio”, afirma José Augusto Viana Neto.

Para o Márcio e a Maria, a vantagem não foi só no bolso. “Acredito que sim, tem sempre, sabe como é que é, né, sempre tem um lado aí romântico, né?”, brinca Márcio.

O número de devoluções de aluguéis em São Paulo este ano só foi menor que o de novas locações nos meses de fevereiro e março.

(Portal G1 - Bom Dia Brasil - Notícia - 15/08/2016)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. Eu tenho uma sugestão para o locador. Não fique pagando imobiliária que só fica parasitando e burrocratizando para não alugar.
    Ponha nas mãos de um advogado, faça um contrato e pronto.
    Os riscos são os mesmos, pois se o locatário resolver não pagar meu amigo...
    Risco por risco, pare de dar dinheiro para os Corvos.
    Eu preferi não correr riscos vendi meus imóveis e hoje estou colhendo os frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi na prática como a imobiliária não ajuda em nada. Aluguei um imóvel comercial. A dona parou de pagar alguns meses e acionamos a imobiliária para tomar as medidas cabíveis para retirar a locatária.
      Assistência péssima da imobiliária. Por fim a locatária, saiu do imóvel. Descobri sem querer um mês depois e a imobiliária nem sabia que já havia ido embora. Isso já tem mais de 1 ano.
      Resumindo imobiliária só quer receber, por a mão na massa pode esquecer.

      Excluir
  2. Ué... uma vez um corretor me disse q imóvel nunca desvaloriza e q aluguel só sobe pra acompanhar a valorização... Fui enganada!

    ResponderExcluir
  3. O salário não acompanhou essa valorização. Tanto para locação como para a venda. É preciso fazer ajuste o qto antes.

    ResponderExcluir
  4. Como o salário vai acompanhar uma valorização de 300% que tiveram os imoveis onde um salário mínimo não chega a mil reais, que morram com seus tijolos kkkkkm

    ResponderExcluir
  5. o professor Same Dama deu em minha humilde opinião, desde que acompanho esta crise (2014), a melhor avaliação para um preço de qualquer imóvel.Não é qto o construtor gastou, nem indice fipe, ou outro qualquer; Vale qto o Mercado aguenta pagar precificado em aluguel numa relação inversa ao que paga a pior aplicação que é a poupança. Ou seja; 0,5% do valor. Se o aluguel maximo que o mercado paga é por ex: 1.500,00. Logo o imovel deve valer 300.000,00 +ou- 10%. O QUE TIVER A MAIS É BOLHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante esse pensamento. Sempre soube que aluguel e venda tem relação, mas nunca tinha colocado isso no papel em termos matemáticos.

      Excluir