Total de acessos

Teste

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Portal G1: Crise faz disparar número de imóveis retomados por falta de pagamento

Sabe o sonho que vira pesadelo? É bem isso: famílias perderem seus imóveis, foram todos para o leilão. Isso só de contratos da Caixa Econômica Federal que é quem financia a maior parte. E não é de hoje. Em quatro anos, mais que dobrou o número de imóveis tomados e revendidos

Com a crise, mais que dobrou o número de imóveis retomados por falta de pagamento em quatro anos. Mais de 13 mil casas e apartamentos financiados pela Caixa Econômica foram a leilão só no ano passado. É um drama para quem perde a moradia duramente conquistada, todo mês com o orçamento apertado. Agora, para comprar um imóvel com dívida, também é preciso cuidado.

Quem atrasa mais de três prestações pode perder o imóvel financiado. Ele volta para o banco e é leiloado. Resta quem perdeu ficar com o prejuízo e a frustração.

Sabe o sonho que vira pesadelo? É bem isso: famílias perderem seus imóveis, foram todos para o leilão. Isso só de contratos da Caixa Econômica Federal que é quem financia a maior parte. E não é de hoje. Em quatro anos, mais que dobrou o número de imóveis tomados e revendidos.

Drama de muitos de brasileiros
O advogado de Brasília Raul Rodrigues, especializado em direito imobiliário, diz que vê de tudo. “As pessoas estão perdendo o emprego ou então tendo sua capacidade financeira diminuída severamente. Então, chega um momento, que mesmo depois de abandonar várias contas a pagar, mesmo assim elas não conseguem pagar o que é mais importante que é seu financiamento imobiliário”, afirmou.

É assim. Quem tem mais de três prestações em atraso perde o direito. Para não chegar a esse ponto de perder o imóvel, a pessoa deve tentar negociar. Pode, por exemplo, pedir para aumentar o prazo do contrato. Assim, a dívida é incluída no valor total do financiamento e diluída nas prestações. Outra opção: para quem tem FGTS pode usar para abater o que está em atraso ou a prestação atual.

Se não dá de jeito nenhum, a venda do imóvel pode ser uma saída. “Se você sabe que não tem condições, vai perder mesmo, comece a procurar alternativa de vender”, disse o economista José Eustáquio Carvalho.

Agora, venda com contrato de gaveta não funciona. Não tem valor nenhum para o banco. O comerciante Irineu Hernandez comprou uma casa para o filho. Botou uma moto, um carro e dinheiro no negócio. O vendedor estava com prestações atrasadas. Se comprometeu a quitar o financiamento e passar o imóvel para o nome do novo dono. Só que não pagou nada no banco. O imóvel foi a leilão e agora a família espera a ordem de despejo.

“Fiquei com as mãos atadas, não podia fazer nada. Eu chego a chorar de noite. Não consigo nem falar”, disse o comerciante.

Perda total
Imóveis leiloados têm saído mais barato. Tem gente que perde a casa própria, se reestrutura e aí aproveita o leilão. Agora, se for o caso de fazer um novo financiamento, os economistas insistem: só com planejamento. E dá para fazer.

No caso do imóvel ser leiloado com um lance acima do valor da dívida, o dinheiro excedente volta para o comprador, mas os especialistas alertam que isso é muito raro. Na maioria das vezes, quando vai para leilão, o dono tem perda total.

(Portal G1 - Bom dia Brasil - Notícia - 05/01/2017)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

76 comentários:

  1. o que teve e ainda tem de loucos financiando apartamento de 300 mil reais em 30 anos.....impagável. Financiamento serve só pra quem ganha mais de 20 mil por mês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só resta devolver

      Excluir
    2. 20 mil por mes? kkkkk...1% de quem trabalha realmente ganha isso.Crasse merdia peteba esta pobre hoje.

      Excluir
  2. Muita gente acabou comprando corda para se enforcar.

    ResponderExcluir
  3. O grande problema é que os móveis ficaram muito caros com a bolha e crédito e estão custando a voltar aos valores históricos. Mas vão voltar, não tenham dúvidas, pois isso é a lei da oferta e da procura, não tem saída. A bolha de preços de imóveis está no fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renda pra compra depende de emprego de qualidade.Nunca mais havera emprego de qualidade, so havera subemprego e sera o ultimo setor na cadeia economica a se recuperar na economia.

      Excluir
  4. Invistam na NA CHOM NA CHOM. lá sempre valoriza 30% a.a. Ass. o corvo esfomeado

    ResponderExcluir
  5. Esses casos deveriam ter avaliações pra cada caso. O Governo tem uma grande parcela de culpa!

    ResponderExcluir
  6. O maior problema é que o povo não tem educação financeira aliado aos governos anteriores que incentivaram o consumismo sem regra. Fazemos contas se o vr cabe no orçamento atual mas esquecemos que são longos 20, 30 anos de pagto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato..em 30 anos acontece muita coisa...ex: falencia.desemprego,etc...

      Excluir
  7. o luu laa liberou crédito a perder de vista na economia baixou a taxa de juros ao menor nível só pra favorecer construtoras e o resultado disso foi que qq barraco passou a custar 1 milhão e o povo caiu igual um patinho na armadilha do financiamento e agora estão perdendo os imoveis mas este era o plano destes safados do pete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberou crédito para quase todo mundo.
      Causou aumento irreal nos imóveis
      Comprador aproveitou o crédito e comprou a preços irreais
      Comprador não consegue mais pagar as mensalidades
      Só resta....

      Excluir
  8. trouxa de quem comprou sem estudar economia..ahhh vao lá acreditem no populismo que vcs perdem tudo e focam na miseria e o pior os preços vão cair ainda mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior não, Melhor que os preços irão cair, estou aguardando 30 a 50% de redução.

      Excluir
  9. Os bancos deveriam rever a taxa cobrada e renegociar a dívida, eles ainda estariam tendo um ótimo lucro e a pessoa não perderia o imóvel para banco.

    ResponderExcluir
  10. Vendo um tlipexxxxk de 300m2 vista de frente pro mar. proprietário aceita 1 litro de cachaça de entrada. ligar para 191 ou 17. obrigado

    ResponderExcluir
  11. voces fica disendo que a bolha vai estoura, cinto pena de voces, saiba que isso nao existi, essa bolha é esses blog que inveta, a parti de junho os preco vai volta a subi. quem nao comprou vai se arrepende pois o preco vai aumenta, ano que vem ja tera valorisação de ao menos 20%. guardi minhas palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fingir que acredito

      Excluir
    2. Xoooo Corvo analfabeto xoooo

      Excluir
    3. Vem Crise que Eu vou lhe usar ! Corvos Esfomeados se suicidando geral

      Excluir
    4. conheço um eleitor do Pt, q é dono de uma imobiliária.. kkkkkkkkkkkkk Por favor, sorriam junto comigo apenas para ele

      Excluir
    5. kkk .. kkkk kkkk..

      Processo de devolução de imóveis pode ser regularizado pelo governo
      Reportagem da Globonews afirmou que assessores de Temer já trabalham em proposta para distratos.

      ” o que o governo quer é que o dinheiro seja devolvido rapidamente, logo depois do pedido de distrato e que o imóvel volte ao mercado …” hahhaha
      http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/5989815/processo-devolucao-imoveis-pode-ser-regularizado-pelo-governo

      Excluir
    6. xoooooo corvo lazarento xooooo vai pedir pão velho nos albergues xooooo

      Excluir
    7. De onde você veio? Onde você estudou? Você não enxerga a realidade? Procure estudar antes de publicar, esses erros de concordância são horríveis. aproveite também para se atualizar.

      Excluir
    8. Vai estudar ohhhhhhh...corvo.

      Excluir
    9. Mano, vai estudar, em 5 linhas vc conseguiu cometer vários erros básicos de PT, além de não saber o que está falando...

      Excluir
  12. Uai!.....Tava ruim???.......Agora ta bom???...... Esperem mais um pouco!......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai melhorar para quem está esperando para comprar. Se todos resolverem comprar após uma redução significativa o mercado para e aqueles que quiserem vender terão que cair na real.

      Excluir
  13. CULPA DESSE GOVERNO MALDITO QUE PROMETEU TUDO E TODOS .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometeu tantas coisas, diz que tirou 40 minhões da miséria e Blá, blá, blá... coitado daquels que acreditou.

      Excluir
  14. Considero interessante que pro leilão "rapidim" o imóvel torna, se não ao valor real, bem próximo disso! Quase sempre metade do valor que foi comercializado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado se tiver ocupado ou com o estado geral do imóvel, você poderá gastar muito para tirar o inquilino ou reformar.

      Excluir
  15. Bem feito, quem manda cair no conto dos vigaristas CORVOS LAZARENTOS, juntamente com as construtoras corruptas e a incompetência de bandidos da quadrilha do PTRALHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos seguem aquilo que os outros falam e acabam caindo na conversa. O corretor quer vender, dirá coisas que você quer ouvir e não dirá muitas coisas que possam prejudicar a venda.

      Excluir
  16. Quem vai comprar nesse Bananal preste a explodir. O castigo vem a cavalo né eleitores craseeee média do PT kkkkk

    ResponderExcluir
  17. VIVA O GOLPE KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  18. os corvos não estão nem aí, pois já receberam as comissões mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Gente..corretor fez a festa ate onde pôde...O problema não é ter recebidi comissão e sim manter o padrão de vida q eles tiveram até o presente momento, visto q a farra acabou...
    Aqui em Jundiaí/Sp e região tem vários q abandonaram a carreira...não aguentaram o tranco
    Bom...q o mercado imobiliário ainda vai estourar...isso vai, então que sirva de lição para todos os envolvidos nessa farra, desde governantes, construtoras, corretores e especuladores.

    ResponderExcluir
  20. Esses dias eu estava me questionando a respeito da valorização dos imóveis, e não sei se estou certo ou não, mas me parece que algo está errado.
    Vejam só, meu salário não é ruim, nem perto de ser ruim. Entretanto, demorei 10 anos pra chegar nesse nível salarial, e hoje com a grana que juntei não consigo sequer comprar um apartamento decente de 2 quartos na minha cidade, nem perto disso. A não ser num bairro lá nas cucuias. Agora, se o valor dos imóveis aumentar pelo menos a inflação como muitas bestas dizem por aí, inacreditavelmente eu vou demorar mais uma infinidade de tempo pra comprar um ap decente, pois o meu salário vai congelar por pelo menos 5 anos ou mais (o meu e provavelmente o da maioria da população, com algumas exceções ), e o dinheiro que eu junto não acompanha a valorização anual do imóvel, e dificilmente vai acompanhar.
    Não tem algo errado nessa fórmula?
    Alguém me explica qual a lógica disso aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só corrigindo algumas coisas:
      - Se o seu dinheiro estiver investido, estará rendendo conforme ou mais que a inflação e ESTARÁ VALORIZANDO EM RELAÇÃO AOS IMÓVEIS. Há alguns 03/04 anos atrás seria verdade o seu comentário. O rendimento não acompanhava a valorização ARTIFICIAL dos imóveis.
      - Imóvel hoje não sobe de preço (tirando raríssias exceções) e é péssimo negócio como investimento.Como moradia ter a casa própria sem dever nínguem é ótimo.

      Excluir
    2. Acho que se você tiver 300K e o imóvel vale 400K.
      Se você aplicar o dinheiro com taxa de 1% ao mês, no final de 2018 você terá no mínimo 370K e o imóvel terá uma desvalorização de no mínimo 20%, portanto passará a valer 320K.
      Essa é a minha previsão

      Excluir
    3. Isso seria ótimo, não fosse a desinflação e o decréscimo dá taxa SELIC nos próximos meses. Até agora tava tudo lindo. Pessoalmente recebo 20 mil por mês de juros dos fundos de investimento. Agora já não sei qual a melhor saída.

      Excluir
    4. Nem todos os investimentos são atrelados à taxa SELIC. Mesmo com a queda da taxa, ainda é muito mais vantajoso.

      Excluir
    5. Mesmo com a queda da taxa selic tem muitas opções no mercado financeiro que darão ganhos acima da inflação.
      Nunca se esqueça de uma coisa, o Brasil foi é e continuará sendo o país dos juros altos, sempre ouve e continuará havendo boas oportunidades no mercado financeiro. Até mesmo a porcaria da poupança é possível render acima da inflação para vc ter uma ideia, tudo é uma questão do cenário, se ele muda, as coisas mudam e temos que mudar com elas, mas sempre, repito, SEMPRE vai ter várias oportunidades que permitiram obter ganhos acima da inflação de forma que seu poder de compra não se perde e ainda aumenta.

      Excluir
  21. Consultem o site da Caixa Federal....os preços não baixaram....vai entender

    ResponderExcluir
  22. A verdade é que nem você nem o próprio dono do imóvel teria condição de adquiri-lo pelos preços atuais kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. comissão de negócios imobiliários pros corvos? acabou

    comissão para leiloeiros? recém começou

    Rindo da corvaiada esfomeada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Povo sacando FGTS
    Povo sacando a poupança

    Será que ninguém está sacando que acabou o lastro do crédito imobiliário?

    Realidade batendo na porta. Já pensou o motumbado ter que pegar crédito lastreado em LCI? Vai ficar caro! Acho é pouco.

    Por um Brasil com imóveis mais baratos e pagamentos à vista, ou com parcelas combinadas entre vendedor e comprador, como era antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo não tem mais poupança e poucos tem FGTS. Não tem mais de onde tirar. Começará a vender o carro, pedir empréstimos, etc

      Excluir
  25. famílias perderem seus imóveis”

    Tecnicamente as famílias não estão perdendo SEUS imóveis. Frase essa pejorativa e muito mal formulada, pra um leitor ignorante dá a impressão q as tais famílias estão sendo prejudicadas. Elas não cumpriram o combinado e por isso não tem direito de pernanecer naquilo q não lhes pertence, simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, quando fazem um financiamento acham que já é o dono do imóvel. Só poderã considerar dono após pagar todas as prestações e transferir para o seu nome.

      Excluir
  26. O que acontece hoje em meio a uma crise avassaladora como essa?
    Os preços sobem menos que a inflação, mas ainda assim sobem, segundo a mídia…
    Vai cair 40-50% repentinamente?
    Eu acho que cai mais um pouco em 2017 e 2018, isso para aqueles condominios onde os apartamentos ainda não foram vendidos, praticamente uns micos, em poder das construtoras, ou os micos dos particulares. O resto, bem localizado, em poder dos particulares, não cai.
    Os corvos estavam certos: ano passado tinha oportunidades ótimas… pena que já eram…
    Vcs estão certos, 30 anos é muito tempo…
    Em 1996, um uno custava 7-8 mil reais. Hj custa 40.
    Num país onde a inflação é de 6-10% a.a., é obvio que um apartamento que vale hj 500 custará muito mais.
    É meio óbvio que o padrão de preços foi atualizado.

    Por fim, seja no imóvel próprio ou no aluguel, o que importa é ser feliz.

    Então desejo que vc seja feliz na sua escolha, pq eu fui muito feliz na minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queda repentinha não existe, vai sangrando aos poucos. E os preços estão caindo sim! Uma das razões dos distratos é o cara comprar na planta por 400.000 e descobrir que o colega acabou de comprar um imóvel no mesmo prédio por 300.000 ou menos.
      Um apartamento que custava 500.000 dois anos atrás está custando menos hoje e custará menos amanhã (se quiser vender), mas o seu investimento estará sempre crescendo. Se tinha 400.000 investidos a dois anos atrás, hoje terá bem mais de 500.000.
      Tanto em épocas boas ou ruins sempre aparecerão boas oportunidades. Em tempos de pessoas endividadas, ainda mais. O que é consenso geral: financiamento nunca é bom negócio.
      Poupem seu dinheiro e digam o seu preço. Uma hora comprará com preço justo. Pelo menos comigo deu certo!

      Excluir
  27. Vem pra Caixa você também, vem! Ass. O CORVO ESFOMEADO

    Patrocinada por: 9 dedos BEBUM - 171 - Triplequissssss - Cachaceiro

    ResponderExcluir
  28. Na aula de hoje aprendemos que devemos ficar líquidos e não sólidos (tijolos).

    E valorização de 30% a.a. Artigo do O CORVO PASSA FOME

    ResponderExcluir
  29. Dá licença, estou pagando o que é MEU! Porque pagar aluguel é jogar dinheiro fora. Quem compra terra não erra! Quem casa quer casa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem mora de aluguel hoje e RICOOOOOOOOOOO....pois nao paga juros aos bancos kkkkk...e se o locador quiser aumentar muito, vai embora e arruma outro local,enquanto o muitotaria tem que penar pra pagar os juros, ou sera despejado e perder tudo que deu de entrada....vai veno...

      Excluir
    2. Deve ser troll, uma pessoa em sã conciência não fala mais isso. Em um financimanto com prestação de 3.000, mais de 2.000 são juros que vão pro banco. Muita burrice!!

      Excluir


  30. Nem com 50% de desconto compraria, mas eu imagino que a grande maioria dos imoveis se vc fizer uma proposta real de 35% a menos vc leva facil.

    Só Sei que vai ter corvos se suicidando geral

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz as contas ha pouco tempo atrás, e no caso de São Paulo, para valer mais a pena adquirir do que alugar, teria que cair 60%

    ResponderExcluir
  32. Queda no m2, 50% de desconto, ou morram agarrados nos seus POMBAIS de cimento.

    ResponderExcluir
  33. Tomará que essas DESTRUTORAS vão todas a falência e que os CORVOS ESFOMEADOS sangrem muito, quiseram ficar rico a base do trabalhador honesto. Daí tu dorme rico e acorda pobre, graças a nova crasseeeee média dos PTRALHAS. Cadeira elétrica no LULADRÃO E C&A.

    ResponderExcluir
  34. “As pessoas estão perdendo o emprego ou então tendo sua capacidade financeira diminuída severamente. Então, chega um momento, que mesmo depois de abandonar várias contas a pagar, mesmo assim elas não conseguem pagar o que é mais importante que é seu financiamento imobiliário”,
    Sim essa é a realidade, vai levar vários anos para a situação mudar.
    Infelizmente grande parte dos compradores estão na situação relatada acima.
    Leilão: Eu compro só se for pela metade do preço, é preciso tomar cuidados como: Verificar se o imóvel está ocupado, se está em boas condições, etc.
    E ainda tem pessoas que defendem aqueles que contribuiram para a situação chegar nesse estado.

    ResponderExcluir
  35. A pessoa compra um imóvel novo, beleza, realizou o sonho.
    Quando pega a chave do imóvel novo, percebe que não tem piso na maior parte dos cômodos, já com a prestação no limite do salário, compra os materiais no cartão de crédito.
    Logo vem a fatura do cartão de crédito, e começa a pagar o mínimo, e pior, com o cheque especial.
    Depois que colocou os pisos percebe que a casa merece móveis planejados, para ficar mais lindo ainda, compra um carro novo e começa a convidar os amigos para verem a casa.
    Aí todos os amigos dizem: Nossa que casa linda, o fulano ganha bem.
    Coitado do fulano, pagando de gatinho pra todo mundo e a conta corrente vermelha que nem um pimentão.
    Final do filme, ou vende quase de graça para quitar as dívidas, ou perde para o banco.
    Eu digo isto porque já vi muitas pessoas nesta situação.
    O pior é a frustração de ter tudo e no outro dia não ter nada.
    Isto é falta de educação financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certo e a "fritura do cartao de credito"...kkkk

      Excluir
    2. Anônimo 9 de janeiro de 2017 16:41 já vi uma situação assim, como vc descreveu. Mas eu avisei "não é o momento", "está caro, "vai se perder". Mas chegou um momento que fui chamado de "chato".
      Hoje estou triste pq a situção está da maneira que foi descrita. Triste.

      Excluir
  36. Pago R$ 1.300,00 de aluguel e mais R$ 600,00 de condomínio em um apartamento com 03 quartos, 125 m2, em um local privilegiado. No condomínio tem portaria 24h, piscina para adulto e infantil, sala de ginástica, salão de festa, churrasqueira, campo de futebol gramado e brinquedoteca. Visitei um imóvel que está à venda por 320K, não tem armários e tem laser completo, portaria 24H. área 62 m2,.
    Por que eu deveria comprar ao invés de alugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a maioria dos brasileiros não enxerga é que não basta ter crédito para financiar é preciso fazer as contas para saber por quanto vai sair no final e simular o pior dos cenários e se estiver nele vai conseguir honrar. E o também que não basta ter dinheiro para comprar a vista seja carro ou casa é preciso ter grana para manter.

      Excluir
    2. Apoiado...kkkk e isso mesmo.

      Excluir
    3. http://sl.empiricus.com.br/im03-aluguel/?xpromo=XE-ME-AL-IM03-X-20170107-EMKT-X-X

      corretissimo.

      Excluir