Total de acessos

Teste

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Infomoney: Brasil viverá uma crise ainda pior se regra dos distratos não avançar, diz fundador da Tecnisa

Contribuição do leitor Eduardo Mazzini

“Quando você acaba recebendo uma unidade de volta, os descontos [para vender a outra pessoa] são de até 70%. A perda é muito grande”, exemplifica. [...] “Se não for aprovada uma lei agora, daqui alguns anos vai vir uma outra crise igual à que passou, ou pior. Passando a regra, a tendência é que a próxima crise seja menos nociva”

Para Meyer Joseph Nigri, fundador e presidente do Conselho da Tecnisa, a regulamentação dos distratos provavelmente será aprovada ainda em fevereiro. Se não for, o Brasil passará no futuro por uma crise “muito pior” que a deixada para trás no fim de 2017.

“Está todo mundo muito consciente da necessidade de rever essa regra. Para mim, tinha que acabar com a possibilidade de distrato”, disse Nigri em entrevista ao InfoMoney. “Mas isso é difícil, porque teria que alterar o Código de Defesa do Consumidor, e acho que não tem clima para isso”, pondera.

Segundo Nigri, os distratos são extremamente prejudiciais à Construção Civil, pois geram desistências, revenda com descontos muito altos e, na pior das hipóteses, atraso ou cancelamento de obras. “Quando você acaba recebendo uma unidade de volta, os descontos [para vender a outra pessoa] são de até 70%. A perda é muito grande”, exemplifica.

Considerando a Construção Civil a indústria mais atingida pela crise, o executivo acredita que uma mudança nas regras para distrato seja essencial para evitar uma crise mais catastrófica no futuro.

Ele vê os estragos no mercado imobiliário como um efeito dominó com capacidade de gerar desemprego em níveis muito altos e aprofundar qualquer crise econômica. “Se não for aprovada uma lei agora, daqui alguns anos vai vir uma outra crise igual à que passou, ou pior. Passando a regra, a tendência é que a próxima crise seja menos nociva”, diz.

O que é a regra
Promessa para uma das indústrias mais atingidas pela crise econômica brasileira, a regulamentação dos distratos pode vir em uma MP que deve padronizar a porcentagem retida pelas empreiteiras em casos de desistência por parte dos compradores. Fala-se na retenção de taxa de corretagem mais mais 50% do valor pago pelo consumidor até a data de desistência, respeitando até 10% do valor total do contrato - ou 30%, respeitando 5% do total, em caso de imóveis dentro dos parâmetros do Minha Casa, Minha Vida. Isso mesmo quando todas as parcelas estiverem em dia.

Em casos de inadimplência, prevê-se retenção de 50% do total pago pelo consumidor que não cumprir com as parcelas por mais de 6 meses e 30% em atrasos entre 3 e 6 prestações. A lei também pretende definir uma multa padrão caso haja atraso na entrega e o prazo para devolução dos valores já pagos pelos consumidores.

Nigri discorda de boa parte dos pontos levantados pelos textos já divulgados e acredita na necessidade de uma regra ainda mais estreita, com menos brecha para a especulação e aproveitamento da queda nos preços por parte dos consumidores. Segundo ele, a minoria das pessoas distrata porque realmente necessita - ou seja, por motivos de saúde ou perda de emprego. Por esse motivo, quanto mais duras fossem as regras, melhor para a indústria.

Edição: o fundador da Tecnisa entrou em contato com o InfoMoney explicando que não acredita que a regulamentação dos distratos seja feita por meio de uma Medida Provisória, como constava em versão anterior deste texto. A reportagem foi editada.

(Portal Infomoney - Negócios - Grandes Empresas - Notícias - 17/01/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

14 comentários:

  1. É fácil, é só acabar com venda na planta aí não tem risco de distrato.

    ResponderExcluir
  2. "Infomoney: As construtoras viverão uma crise ainda pior se regra dos distratos não avançar, diz fundador da Tecnisa"

    Esse título seria melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CORVOS ADOOOOOOOOOOOOOOORAM MANIPULAR, MENTIR, ENGANAR, LUDIBRIAR, ESPERTALHAR, GANHAR, MALANDRAR...

      Excluir
    2. É so comprar quando estiver pronto...simples assim.Na Planta é "Imbestimento"..kkk...

      Excluir
  3. Antes era a crise, agora são os distratos kkkk têm que dar desconto de 70%??? Imóvel não valoriza sempre? ACABOU minha gente! Os preços estão pornográficos kkkk corvos, eu já construí minha casa de 3 andares, mas estou torcendo para os preços caírem pelo menos 50%. E vcs, vão virar um concreto e produzir algo para o país

    ResponderExcluir
  4. Problema é deles. É só não vender na planta.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Senti cheiro de Corvo detect.

      Excluir
    2. 300m2 no Recreio. Apesar de ter meu imóvel próprio, não sou iludido achando q vale milhões, mas ninguém paga... Já era Corvos. Eu subi na vida graças a Deus e o trabalho. Coisa q vcs e o PT não sabem o que é. Agora acabou. Estimo q o mercado vai ficar assim por uns 10 anos. Pode crescer 15% aa q os preços vão cair!

      Excluir
  6. Acabem as vendas na planta que ninguém correrá risco, aliás risco correrá somente o trouxa que comprar imóvel com o preço absurdo que está sendo praticado...tem imóvel sobrando no mercado para vender por décadas, só não comprar amigos que um dia chegaram no preço, mas vai demorar alguns anos, tenham paciência e não joguem seu suado dinheiro no lixo

    ResponderExcluir
  7. Quem compra na planta não compra imóvel. Compra uma expectativa. Eu não concordo com esse modelo de negócio, que expõe o cidadão a sério risco. O sujeito assume o compromisso sem nem sequer ter a garantia de que conseguirá financiamento quando a obra for entregue. E ainda há o risco de calote da construtora...
    E mais: quem não consegue juntar, poupar nem 20, 30% do valor de um imóvel, evidentemente, não tem condições de comprar o imóvel...
    De qualquer forma, a regulamentação do distrato é bem-vinda. A uma, porque alerta a todos os consumidores da gravidade, seriedade do compromisso assumido; e, a duas, porque desestimula a especulação irresponsável (uma das principais causas da crise).

    ResponderExcluir
  8. O povo compra na planta exatamente pq não tem dinheiro.
    E um tipo de estelionato, um querendo enganar o outro. Por esse motivo não pode ter pena quando vejo esse povo tomar em pé.

    ResponderExcluir
  9. Acaba a venda na planta e pronto, só acertar a venda com a chave na mão, assim o cliente já tem certeza que vai receber o imóvel e já começa assumir a divida com o banco e assim a construtora tbm tem a sua garantia que vai receber.
    Quem quiser comprar imovel na planta que seja fora do financiamento, ou seja, o banco só deve financiar imovel pronto.

    ResponderExcluir
  10. QUEM COMPRA NA PLANTA É ANTA.

    ResponderExcluir