Total de acessos

Teste

domingo, 5 de agosto de 2018

Jornal Nacional: Mercado imobiliário está travado, afirmam corretores

“Conta o desespero das pessoas para vender, conta os preços. As pessoas querem comprar cada vez mais barato”, diz o corretor de imóveis Victor Rodrigues


No setor imobiliário, a palavra que os profissionais usam para qualificar o mercado atualmente é “travado”. Quem quer ou precisa vender tem encontrado muita dificuldade.

Dois corretores que sempre trabalharam em dupla. Antes, era para dar conta dos clientes. Hoje, para juntar forças contra a crise. “Conta o desespero das pessoas para vender, conta os preços. As pessoas querem comprar cada vez mais barato”, diz o corretor de imóveis Victor Rodrigues.

O mercado está parado mesmo. Em julho, o preço dos imóveis novos e usados caiu no Brasil. Os lançamentos de imóveis de médio e alto padrão aumentaram quase 70% no mesmo período, e as vendas caíram.

“O mercado imobiliário se retrai por dois fatores: alta de juros e queda na confiança. Se você hoje não tem confiança que seu emprego vai continuar e que sua renda vai aumentar, você não vai aceitar entrar numa dívida maior ou assumir um compromisso maior”, explica o especialista em mercado imobiliário Bruno Sindona.

Mercado travado
O que a gente vê é um monte de gente esperando vender um imóvel para comprar outro. Aí, o negócio não sai. Só que esse cenário não interessa para ninguém, e de uns meses para cá, tem gente que encontrou uma saída. Afinal, é de mudança que vive o mercado imobiliário.

Indiferente ao momento econômico, o Davi nasceu e deixou o apartamento pequeno demais. “Nós temos algumas experiências, aqui mesmo no condomínio, de pessoas que estão vendendo o apartamento há um ano, há dois anos. Nós não esperávamos que ia vender assim de uma hora para outra”, afirma a supervisora de RH Barbara Serricchio.

A gente só está vendo o apartamento cheio de caixas porque, do outro lado, tinha uma outra família morando em uma casa, cansada de esperar. Aí eles aceitaram o apartamento como parte do pagamento

“Mais pela dificuldade mesmo. Já estava há muito tempo tentando vender, há 14 meses tentando vender. A gente acabou aceitando para não ficar mais tempo adiando, procurando”, conta a dona de casa Aline Fernandes.

Na incorporadora de imóveis populares, 100% das compras ou vendas recentes envolveram permuta. “Tivemos caso de vigilante que ofereceu serviço e trabalhou na própria obra que comprou ou no apartamento. Coisas desse tipo. Não só a gente aceita permuta como forma de pagamento, como a gente também paga em permuta, com essa baixa liquidez, a criatividade é o que resolve o mercado”, diz Bruno Sindora.

(Portal G1 - Jornal Nacional - Notícia - 02/08/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

28 comentários:

  1. A realidade vindo à tona,demorou,mas chegou.Agora só falta os imoveis baixarem e muito de preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente isso.... ou caem na real, ou o mercado vai implodir... Os preços estão absolutamente super valorizado, as pessoas acham que colocam o preço que querem e vão vender.... Exemplo real : 01.2010 = 90.000,00 04.2010 = 220.000,00 05.2010 = 330.000,00 hoje, em algumas imobiliárias, 700.000 a 900.000,00, em outras até 1.200.000,00, o mesmo imóvel.... Surreal !!!!!!!!

      Excluir
    2. é como você disse = bolhudo não vai vender mesmo !!!!!!

      Excluir
    3. é o que os Bancos (os verdadeiros donos) estão fazendo ao liquidar dívidas estão baixando muito de preço, pondo a leilão por até 80% de desconto do valor (na média tenho visto 50%)

      Excluir
    4. Aqui em Florianópolis, mais especificamente em bairros como Trindade, Itacorubi e Agronomica, existem ofertas de apartamentos minusculos de 70 metros quadrados por 700 a 850 mil. Fico pensando....pra quem eles acham que vão vender isso? Rico nao compra porcaria de 70m2 ainda mais por esse preço. Um trabalhador que ganhe 15 mil reais não teria renda suficiente para arcar com as parcelas de um financiamento. O delírio das construtoras não tem limite. Falência é inevitável porque não há renda para suportar estes preços ridículos que são praticados. E pra piorar ainda tem o atravessador, mais conhecido como corretor de imóveis querendo levar mais 6% as custas do otário que topa um negócio desses.

      Excluir
  2. Simples, o brasileiro não tem renda para comprar um Bolhudo.

    Como um apartamento voltado para a classe média de 100m2, pode atingir valores de 600 a 800 mil.

    Isso é surrealista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente isso !!! onde foi que os imóveis baixaram de preço ??? o que custava 500.000 agora está em 800.000, o que custava 800.000 está 1.200.000, tudo absurdo, surreal !!! qualquer desculpa é esfarrapada, não condiz com a realidade..... vai implodir, tenho certeza do que estou falando, porque acompanho o mercado desde 2010, e é um absurdo a escalada dos preços.....

      Excluir
    2. Unknow. Se em 8 anos o preço foi de 500 mil pra 800 mil, quem comprou cometeu uma grande burrice, não é nenhuma escalada de preço absurdo não.

      corrigido pela inflação 500 mil seria quase 900 mil reais, uma perda de quase 100 mil reais, ou 15% do valor, fora os impostos, taxas de compra e a sua comissão de 5%.

      Mas o pior nem é isso, aplicado num CDI conservador qualquer a pessoa teria 1.200.000 reais. liquidos, que rende hoje num fundo conservador mais 5 mil reais por mês, liquidos, mais do que custa um aluguel de imovel de 800 mil (ou rende no caso de inbestidor)


      Mas o pior, pior, nem é isso, esse 800 mil é anuncio pago em sites de internet, não é valor real
      Se a pessoa precisar HOJE do dinheiro, vai ter que dar um bom desconto da ordem de 30% pelo menos, segundo os proprios sites, ou seja vai vender quase que pelos mesmos 500 paus de 2010


      Mas tem algo ainda pior que tudo isso, se a pessoa comprou financiado em 35 anos e parou de pagar por alguns meses ela terá 2 destinos possíveis:

      1- renegociar a dívida e jogar as parcelas não pagas no residual que daqui 27 anos (35-8) em 2045 o saldo estará maior do que vale o imóvel, terá que desocupar e devolver pro verdadeiro dono, o Banco

      2- Ir a leilão por 50% do valor (ou menos), com sorte tem a dívida perdoada e só perde o que pagou de parcelas nesses 8 anos, parcelas essas maior que o aluguel diga-se de pasagem. Termina sem nada, do mesmo jeito.

      Mico do século

      Excluir
    3. Perfeita a avaliação do anônimo 11:27. São esses valores mesmo. O pior é que considerando investimentos um pouco menos conservadores mais garantidos pelo fundo de crédito ou alguns pré indexados. Esses 1.200.000 rendem de 6.000 a 9.600.
      Enquanto isso quem vive de aluguel de apartamento de 800.000 está recebendo (maioria dos casos) entre 1.400 a uns 2.800) menos do que a poupança e correndo os famosos riscos de inadimplência.
      Para quem está pagando financiamento = Mico do século.

      Excluir
    4. exato nnnnnn das 16:22
      considerei o dinheiro congelado em fundos conservadores de qualquer banco grande por todo o período.

      Agora se a pessoa teve um pouqinho de discernimento, em 8 anos e se moveu com prudencia, inclusive diversificando em titulos do tesouro direto, ou mesmo negociando taxas em bancos, essa pessoa certamente conseguiu algo por volta de 110% do CDI no mínimo. O que já daria algo por volta de 1,3 milhão de reais, que como vc disse na poupança rende 4.800 reais por mês ou em algum fundo destes de prateleira que vc citou estaria rendendo o dobro da poupança quase 10 mil reais liquidos.

      O apartamentinho comprado na planta, entregue na lage e com muito atraso que hoje é anunciado por 800 mil, ainda vai mais uns 50 a 100 mil em reformas pra tornar habitável e vai render seus 2,5 mil a 3 mil reais /mês, ou se der muita sorte de pegar uma região que valorizou consegue no maximo uns 4 mil brutos, fora os custos já citados.

      Pro investidor, é menos que a poupança
      Mico do século.

      Excluir
  3. É mesmo assim ainda tem gente que acha que está milionário, aqui no meu bairro tem muita tapera a venda há anos por preço fora da realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu bairro também,mas só ficam na vontade e vc. está absolutamente certo,querem ficar milionários só com um pedaço de terra,antigamente podia até dar certo,pois essas malditas construtoras compravam tudo,agora não.E pergunta se baixam os preços,nada,ou seja querem ficar ricos mesmo.Se depender de mim vixi vão continuar em suas casas mofadas de azulejo da vovó a vida toda.Valeu!!!

      Excluir
  4. As tabelas oficiais apontam que imóvel não compensa nem a inflação dos ultimos 5 ou 6 anos, muito menos compensa o custo de oportunidade perdido em juros e outros investimentos abertos pra quem é brick-free e tem liquidez imediata do dinheiro ou de papéis seguros.

    Muito menos compensa a enorme dor de cabeça de ter um imóvel: reformas para tornar habitável ou interessante ao locador, vacancia, inadimplencia, IPTU, condominio, taxas extras, seguros, gastos com administração ou com advogados pra despejar os caloteiros.

    Fora a depreciação normal do imóvel com o tempo, o projeto vai ficando antiquado, a eletrica/hidraulica começa a dar manutenção, o bairro vai ficando feio, a tinta desbotada a caixa dagua que precisa arrumar e assim vai.


    Sem falar em riscos de eventos extremos, uma igreja evangélica, um acidente qualquer, uma obra na região, invasão de crackeiros, erosão, entre outras possibilidades nem tão raras assim em se tratanto dum país zoado onde tudo pode acontecer.


    Investir em imóvel é o mico do século.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo..só burro compra imóvel hoje...prá ficar imóvel...kkkk... a não ser prá uso mesmo ou sem intenção de mudar de país...Brasil já era nesse nicho de mercado por décadas....

      Excluir
    2. concordo com o acima 13:23, tem que ser muito iletrado em matematica pra investir no mico do séculos

      Só não sei se pra morar vale a pena, claro que as contas são mais amenas, incide menos impostos e pode haver outras vantagens pessoais em certos casos, mas mesmo assim, se não houver um bom desconto frente as tabelas oficiais a conta não fecha, melhor alugar e esperar o mercado terminar de derreter, segundo especialistas da GV, vai acontecer pra 2020 em diante pelo menos. (pessoalmente acho que vai mais, mas sou apenas um anonimo qualquer).

      Excluir
  5. Brazuela em Depressaão Econommica...s´isso...Nem precisa mais que isso....

    ResponderExcluir
  6. repetindo:
    Olha o que eu recebi na caixa de spam dum ex-corvo que desistiu do mercado e agora dá curso

    Workshop Gratuito - by investidor imobiliario nnn

    POR QUE FAZER ESSE TREINAMENTO (investir em imóvel) ?

    1- Há muitos imóveis sendo vendidos abaixo do custo de construção
    2- Dificuldades de venda e locação criam oportunidades para o investidor
    3- Incorporadoras estão fazendo liquidação de imóveis para fazer caixa
    4- Invista como o bilionário Sam Zell, conhecido como o “Rei da Cova”
    5- Imoveis já caíram 16% blablabla
    ______________________________________________

    Agora eu pergunto?
    Porque perder tempo dando aulas se ele tem o segredo pra ficar bilionario igual o Sam Zell ???

    ResponderExcluir
  7. Repetindo o que já disse em outros posts, a situação está do jeito que está (desconsiderando obviamente o crédito farto (falso), a robalheira e a lavagem de dinheiro) por causa da visão deturpada do brasileiro sobre o que é investimento. Imóvel NÃO É INVESTIMENTO. Não na maioria dos casos. É investimento para construtores, imbiliárias etc. Para você amigo, pessoa física até pode ser se você compra um imóvel sabendo que a região terá a construção de um shopping ou obra ou alguma coisa que irá melhorar e valorizar seu imóvel. Até é investimento para quem, por exemplo, reforma um imóvel e vende.
    Agora para um cara que compra um imóvel na planta ou um imóvel normal mesmo e quer ganhar 30% de valorização a.a sem FAZER NADA... Fala sério isso é especulação isso nunca foi investimento. Só na terra da banânia que um imóvel vai ficando velho e vai ficando mais caro, ou melhor, ficava..
    Para nós "pessoas comuns" imóvel deveria ser encarado exclusivamente como moradia. Enquanto esse pensamento não mudar, iremos passar pelos mesmos ciclos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o crédito podre que o PT distribuiu pro povão comprar imoveis das empreiteiras patrocinadores do próprio PT na minha visão foi o maior estelionato político-eleitoral que se tem notícia na história do planeta, uma grande piramide financeira oficialmente conduzida por uma mafia organizada para instilar medo e euforia nas pessoa feito uma droga e levar elas a atitudes irracionais tipo comprar imóveis medíocres por quase milhão de dolares.

      Obviamente, um dia a piramide quebra, não existe mágica. Quebra no dia em que não há mais pessoas entrantes suficientes pra garantir o lucro dos que estão na cabeça, já que todos que podiam entrar, entraram. Isso desestimula ainda mais os novos a entrar, pelo contrário pulam fora, os que já estavam dentro, todos começam a pedir distratos duma vez só, isso vem desde 2012 (na verdade antes, mas conseguiu-se abafar os primeiros momentos com olimpiadas e copa do mundo)

      A pequena grande diferença desta bolha imobiliaria das demais, tipo telexfree, boi gordo, picanha de avestruz, é que o governo deu aval, bancou e estimulou com a maquina publica algo insustentável com objetivo de jogar a culpa no próximo eleito, e voltar elle próprio (vcs sabem quem) como o Salvador da Pátria.

      Se soltarem esse criminoso, é isso que vai acontecer ele volta presidente e aí sabe-se lá Deuses o que pode acontecer. Vendo a Venezuela temos uma idéia: Inflaçao de 1.000.000% ao ano pra ficar em apenas um indicador

      Excluir
  8. A única certeza que tenho é que tem muitas placas e placas de venda/aluga espalhadas pela cidade. O resto é balela!

    ResponderExcluir
  9. Em jan/2008 comprei um apartamento na Tijuca, próximo ao Maracanã por R$ 165.000,00. Deixei de pagar aluguel, logo se o imóvel valorizar de forma a corrigir a inflação, entendo que fico no zero a zero. Corrigindo pelo IPC-A daria R$ 306.000,00. Hoje apartamentos similares estão anunciados entre 550.000,00 e 650.000,00 (Mas ninguém está conseguindo vender). Mesmo comparando com investimento que tem ganho real como a poupança ou o tesouro selic, ainda assim foi um bom negócio. Pela Poupança antiga daria 342 mil e pela Selic 480 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ideal seria ter vendido no auge da bolha no RJ lá por 2013 ou 14.
      Vc teria 2 alugueis em juros, e hoje vc poderia comprar 2 do mesmo imóvel.

      Como vc não vendeu, e como a compra foi em 2008 numa fase incial da Bolha, em termos financeiros hoje vc está no zero a zero entre ter comprado ou não.
      Se vc achou uma boa ter comprado do que continuar de aluguel, essa questão é pessoal, depende de outras questões que pode ser bom pra um e ruim pra outro. Depende também da sorte, vai que um vizinho maluco se muda pra perto de vc, ou uma proposta de trabalho em outra cidade, o custo de mudança numa compra é muito maior, no aluguel é quase ZERO.

      Excluir
    2. Entendo que HOJE como você bem disse, pode custar até 10 bilhões, mas vender é ouuuuuuuuuuuuuuuuuuuutra coisa.
      Você está no zero a zero. Ou seja, vc mora no que realmente valha: R$165.000,00.
      Aliás, só no Brasil ocorre essa aberração de imóvel velho valorizar ad aeternum... Qualquer bem de consumo existe um fator de correção chamado DEPRECIAÇÃO.

      Por exemplo, se em janeiro de 2008 vc comprou por R$165.000,00, com o desgaste natural e as balas perdidas, etc, deverá ser aplicada uma fórmula que ao final não vai valer nem R$100.000,00.


      Eu não entendo muito de matemática, mas eu sei que só no Brasil, o cara compra um bem, usa usa usa usa usa destrói, rebouco cai e no final de 30 anos, ainda vai valorizar expoencialmente.
      Brasil neé

      Excluir
    3. 14 de agosto
      um imovel de 165 mil corrigido pela inflação daria uns 300 mil
      Aí vc tira uns depreciação em 10 anos que varia em até 4%ao ano, chega num valor no entorno de 180 mil, no maximo 200 mil.

      Outros fatores:
      - Quanto foi gasto de manutenção, reformas, revitalização nesses 10 anos?
      - O local melhorou? ou piorou nesses 10 anos?
      - A demanda no bairro, a renda média cresceu? perfil melhorou?
      - Migrou gente de outros bairros fugindo do caos?
      - A infra, houve alguma grande obra publica ou privada? um shopping, um Metrô?
      - A economia da cidade, do Estado e do país como um todo favoreceu?
      - A segurança na região em relação aos vizinhos?
      - Oferta de empregos nas proximidades, melhorou?

      Todos estes fatores vc resume num unico, a rentabilidade do imóvel, dado pelo valor médio do aluguel, que pelo visto nada espetacular aconteceu, portanto um valor real em torno de 200 mil para um imóvel usado é o mais plausível e aqueles propriotarios anunciando por 600 mil irão levar anos tomando prejuízo até que o mercado se ajuste novamente

      Excluir
  10. Obrigado meu amigo, vejo que mesmo não entendendo muito não estou louco de comer bosta , a ponto de pagar 500.000 em um apartamento que vale 200.000.

    Deve ser por isso que não saio do aluguel, feliz da vida.

    Moro no mesmo lugar a 3 anos sem reajustes e já renovei por mais 3 anos sem reajustes kkkk.

    Deixa para os matemagicos comprarem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa VER se eu advinho, um valor justo em torno de 2mil reais de aluguel e não tem porquê vc se expor num financiamento a perder de vista onde no fim vc paga 2 milhões e leva meio.

      Com o tempo o mercado vai se ajustando o que custava 500 mil começa a bater água na nuca, certamente alguém hoje dá um desconto de 30%, e os que não dão desconto em alguns anos a inflação vai comendo, ao mesmo tempo que o pool de potenciais compradores vai enriquecendo no PMJ, ao mesmo tempo que os juros de financiamento talvez abaixem na medida que a tartaruga via se recuperando, lá na frente eles se encontrarão comprador e vendedor. Quando? Pode levar 2 anos a 2 décadas, ninguém tem bola de cristal, depende de muitas coisas, inclusive eleições dalgum esquerdista louco que ponha a impressora de dinheiro pra rodar. Pessoalmente eu aposto em no mínimo uma década pro volume de vendas se normalizar, se tudo for bem, e acho que vai, Brasileiro é metido a espertinho mas é um bixo razoavelmente consciente da realidade, uma vez que ela aparece, não vai cair no conto da Venezuela.

      Mas veja que em determindos bairros e cidades o estoque é imenso, então tem que avaliar pontualmente, por exmplo no porto maravilha o aluguel vale ZERO, rentabilidade ZERO, o Estado é economicamente inviável, dependente do Estado, de royalties de funcionalismo, então não vejo volta tão cedo.

      Mas existem exceções raras, especialmente na periferia das capitais, para onde a old classe média está fugindo, tanto por causa dos preços quanto pela degradação das regiões centrais, a titulo de exemplo aqui em SP a região dos jardins aqueles imóveis enormes e velhos não tem nenhum com condominio abaixo de 2 mil reais, chega a 5 mil, e tem nada de especial no condominio nem no apartamento exceto plantas antiquadas, canos vazando eletrica velha incompatível com tempos modernos e muito barulho e poluição. Sem falar no IPTU altíssimo em áreas nobres.

      Essa periferização e favelização aconteceu nos anos 70/80 por causa do BNH e hoje se repete com MCMV, o governo esquerdista ao fingir ajudar aos pobres na verdade enriquece aos amigos e a si mesmos, em esquemas de populismo + propina diariamente desvendados nas paginas policiais. Mesmo que acabe os esquemas, as cosnequencias de 13 anos de farra com dinheiro publico eu pessoalmente acho que vai aí 1 ou 2 décadas pra reverter, ou 2 anos sendo poliana otimista e acreditando na previsão dos economistas especialistas de jornal.

      Isso tudo não impede que determinados setores se recuperem, há sempre quem venda lenços no velório, veja só o setor auto, o pessoal do uber, cabify a 99 que agora pertence aos chinas, a exportação, as oficinas de peças, de manutenção, só aí é 30% do Pib. Lmebra como tinha oficina pra todo lado nos anos 80??? Semana passada mesmo fiz minha suspensão, loja lotada, com ruas e estradas esburacadas nunca se vendeu tanto amortecedor, buxa mola, etc.

      Excluir
  11. Sou leigo no assunto, mas me parece que esse programa "Minha casa, minha vida" ajudou a provocar essa distorção no mercado imobiliário, sustentando as construtoras e diminuindo cada vez mais as metragens. Se for assim, vcs acreditam que exista chance de queda expressiva nos preços enquanto esse programa for mantido?

    ResponderExcluir
  12. Enquanto as construtoras receberem essa lavagem de dinheiro, elas não estão preocupadas em qualidade e não há que falar em concorrência de preços.

    ResponderExcluir