Total de acessos

Teste

domingo, 16 de setembro de 2018

Estadão: 2014,15,16,17,18... Retomada da construção fica agora para 2019

As perspectivas para o semestre em curso são de estagnação, não se afastando o risco de que o PIB da construção civil recue pelo quinto ano consecutivo

Além da recuperação muito lenta da economia, a incerteza crescente quanto aos rumos da sucessão presidencial é outro fator decisivo para reduzir as possibilidades de retomada clara do segmento de construção civil em 2018. É longo o prazo de maturação do investimento no setor, o que afeta o investimento privado, ao mesmo tempo que o setor público dispõe de poucos recursos para aplicar em infraestrutura. As perspectivas para o semestre em curso são de estagnação, não se afastando o risco de que o PIB da construção civil recue pelo quinto ano consecutivo.

No primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que reúne 20 empresas de grande porte, foram vendidas 41.202 unidades, mais 28,5% em relação a igual período de 2017. Mas, em junho, as vendas de imóveis novos avançaram apenas 3,3% em relação a junho de 2017, lideradas por imóveis enquadrados no Programa Minha Casa, Minha Vida, que registrou elevação de vendas de 25%. Nas mesmas bases de comparação, houve recuo de 16% na comercialização de imóveis de médio e alto padrão.

A Sondagem da Construção da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre) mostrou que a confiança das empresas do setor caiu 1,6 ponto entre julho e agosto, em contraste com a alta de 1,7 ponto registrada entre junho e julho. O indicador de expectativas retrocedeu para os níveis de agosto de 2017, resultado que “sugere uma piora mais definitiva do cenário de retomada vislumbrado anteriormente pelas empresas de construção”, segundo a economista Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do FGV/Ibre.

As empresas estão mais preocupadas com os negócios de curto prazo, pois falta demanda e as tendências são negativas. As contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a construção civil caiu 2,1% em 2014, recuou 9% em 2015, perdeu 5,6% em 2016 e cedeu 5% em 2017. Está prevista nova queda em 2018, embora em porcentual menor. A retomada muito fraca se reflete no emprego, que caiu 2,5% entre os segundos trimestres de 2017 e de 2018.

A abertura de 10 mil postos formais no setor em julho, indicada pelo Ministério do Trabalho, foi apenas um alívio, sem que se alterem as perspectivas.

(Estadão - Economia - Notícias - Geral - 04/09/2018)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

12 comentários:

  1. Mercado imobiliário é o último a parar, demora uns 05 anos para parar... quaaaaaaando voltar a andar se voltar, é o último a se recuperar. Vai demorar uns 5 anos..

    2023... Tá logo ali kkkk vai vêno vai.. . Mas primeiro a Caixa tem que vender os q estão nos leilões .
    Nem o petralha Haddad consegue fazer a locomotiva andar com canetada...
    Bolsonaro consegue depois de sanear as contas e por a locomotiva nos trilhos. Mas vai demorar exatos 5 anos...

    Se não tiver uma vara de condão da fada... nada feito kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse monte de chupins no governo, tá mais prá "Default" falência geral da Banania,divida interna com 5,5 trilhoes impágaveis...melhor ser recolonizado por outro país....Ou dolarizar a econômia Brazuelense...kkkkk....

      Excluir
    2. não é impagável
      mas as medidas serão duríssimas pra população geral, venda de ativos estatauis em leilões, Juros altos ad eternum, ameaça de inflação, reformas draconianas e tudo o mais que já vimos antes.

      ou virar uma argentina e derreter o valor do real, pra ter uma idéia, em 1994 eramos 1 dolar = 1 peso = 1 real, hoje o dolar vale 4 reais e 40 pesos, então tem muito ainda o que çangrar antes da gente virar uma argentina.

      Virar uma venezuela??? ...bem, nossos herois acabam de interceptPar um carregamento de dolar, diamentes e ouro, vindo duma ditadura aliada do foro de SP pra financiar a revolução aqui dentro. Acho muito difícil! ainda que não seja impossível

      Excluir
  2. Pra quê, se não tem pra quem vender, pra quê se ninguém tem mais $$$$ e renda e nem emprego, prá quê se tem um monte de imóves dasocupados e indo à leilões com 80% de desconto,prá que se as famíiias estão cada vez menores, além de ser um péssimo "IMBESTIMENTO"...2100 é logo ali ..Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Já fazem exatos 6 anos que ouço esse mesmo mimimi:
    -"ano que vem melhora"
    -"já estamos no fundo do poço"

    São novas formas de dizer:
    -"a hora de comprar é agora"
    -"vai valorizar 30%"

    Bem, um dia eles vão acertar...
    Quando?
    Ninguém sabe... Ninguem tem bola de cristal

    Mas a julgar pelos números, NMHO o mercado já se ajustou metade do caminho (uns 45%) falta ajustar outra metade. Sou desses como o comentarista acima que apostam em algo pra lá de 2023, e olha que há quem calcule NUNCA, ainda que eu ache exagerado, respeito as contas deles, é uma aposta mais coerente que essa do ano que vem, ano que vem é piada, é papo de corretor desesperado ou o joazinho do nucleo vendido da Poli, que passou 10 anos negando o óbvio, mas agora que fica ridiculo demais teimar nisso, aderiu ao time do "ano que vem" e assim agrada a gregos e patrocinadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Era 2016 melhora.... 2017 melhora.....infinito......

      Excluir
  4. https://jovempan.uol.com.br/programas/jornal-da-manha/numero-de-inadimplentes-no-pais-cresce-pelo-11o-mes-consecutivo.html

    Mais da metade da população ativa endividada,vái comprar imóvel como hein?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epa
      Endividado deve ser uns 90% da população economica
      O que a matéria diz é que mais da metade da população não paga as suas dívidas, está inadimplentes

      São um total 63 milhoes de pessoas com nome sujo, potenciais eleitores do CangaCiro que prometeu limpar o nome deles.

      Excluir
  5. da saga crédito podre (para leigos credito podre é aquele sem garantias, tipos o que deram pra imóveis)

    https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/09/18/presidente-bndes-diz-que-emprestimos-para-cuba-e-venezuela-foram-um-erro-discute-divida.htm

    Pra vcs verem que o vício de espalhar credito podre na economia nacional E internacional tinha por trás uma visão revolucionária de manter e expandir o poder, seja imoveis pro povo, metro em caracas ou porto em cuba (inclui nas obras do porto um condominio de luxo anexo) o objetivo era o mesmo, apodrecer a moeda, tomar o poder democrático do simbolo da moeda e passar para as mãos da cumpanherada.

    ResponderExcluir
  6. 2119 seria a data ideal...Kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Se parar de construir hoje até 2030 estará tudo resolvido... não sei pq insistem ...

    ResponderExcluir
  8. A construção civil nunca vai acabar. O mercado apenas ingressou em um novo ciclo.

    A título de exemplo, em 2000 e poucos ser webdesigner era sinônimo de ganhar muito dinheiro. Hoje o buraco é bem mais embaixo: o mercado ainda existe (e sempre vai existir), mas apenas para empresas sérias e estruturas que trabalham com margens factíveis. Acabou o oba-oba de chover jobs, qualquer um entrar na área e começar ganhando bem, etc.

    Este é o futuro da construção civil. Menos players, mais profissionalismo, apenas negócios bem estruturados e cirúrgicos com margens sensatas.

    ResponderExcluir