Total de acessos

Teste

domingo, 9 de setembro de 2012

Valor: Para analistas, construção é a grande vilã do PIB

No segundo trimestre, a construção civil foi um obstáculo para uma retomada mais forte da atividade, segundo economistas consultados pelo Valor Data.

Nas contas desses analistas, houve queda na produção de insumos típicos da construção civil, que conta como investimento no PIB.

De acordo com Aurélio Bicalho, do Itaú Unibanco, se esse ramo de atividade tivesse ficado estável, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) poderia ter registrado uma alta de até 0,3 ponto porcentual superior à expectativa do banco, que era de avanço de 0,9% no segundo trimestre. Para Bicalho, a construção civil acompanhou a desaceleração da economia, com redução de vendas e lançamentos no setor imobiliário.

Em julho, a Sondagem da Construção elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) continuou a mostrar desaceleração do setor. Pelo terceiro mês consecutivo, a atividade na construção civil ficou abaixo do usual, ao marcar 45,5 pontos, nível inferior à linha divisória de 50 pontos. Abaixo desse patamar, a indicação é de desaquecimento.

O Índice de Confiança da Construção Civil, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostrou a mesma trajetória. No trimestre encerrado em julho, a confiança do setor recuou 9,9% em relação a igual período do ano passado. A coordenadora da sondagem, Ana Maria Castelo, ressalta que nos últimos dois meses a deterioração das expectativas com os próximos meses também ficou mais intensa. No trimestre encerrado em junho, a queda foi de 8,6% em relação a igual período do ano anterior. O recuo se aprofundou nos três meses encerrados em julho, para queda de 9,2% ante 2011.

As edificações, diz, parecem passar pelo fim de um ciclo de expansão. "No emprego, percebemos que as contratações concentram-se em funções como acabamento", afirma ela. Em áreas como a preparação de terreno, por exemplo, a queda é acentuada, sugerindo que as expectativas com novos empreendimentos estão em baixa. "Isso significa ritmo menor de início de obras, e junta-se a isso o fato de que os investimentos das empresas estão em marcha lenta, o que também afeta expectativas."

Recentemente, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) reduziu novamente a estimativa para o crescimento do setor neste ano, segundo Sergio Watanabe, presidente do sindicato. A revisão da projeção de expansão do setor, segundo a entidade, ocorreu por causa do ritmo menor de atividade econômica do país e também em decorrência da desaceleração da criação de empregos pela construção civil.

Por causa da redução dos lançamentos, Octávio de Barros, diretor do Departamento de Pesquisa e Análise Econômica do Bradesco, afirma que esse ramo de atividade será um obstáculo para crescimento também no próximo ano, já que tende a afetar a construção residencial de forma mais pronunciada em 2013.

(Valor Econômico - São Paulo/SP - BRASIL - 31/08/2012 - Pág. A4) 

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Em paralelo a busca pelo assunto "BOLHA IMOBILIÁRIA" tem crescido no GOOGLE. Pq será ???
    Muito interessante, vejam o gráfico google trends:
    http://www.google.com.br/trends/?q=bolha+imobiliaria&ctab=0&geo=br&geor=all&date=all&sort=0

    ResponderExcluir
  2. Materia na folha deste domingo. O aluguel está hoje rendendo menos do que renda fixa . Uma analise fundamentalista do mercado imobiliário indicaria um péssimo P/L (preço/Lucro sendo lucro=aluguel). Ou seja, os imoveis aos preços atuais já não são bom negocio, portanto a tendencia é de que investidores deixem de comprar e comecem a vender.

    http://m.folha.uol.com.br/mercado/1150912-professor-da-fgv-responde-as-questoes-dos-leitores-na-coluna-bussola.html

    ResponderExcluir
  3. Note que por exemplo o Banco Do Brasil está vendendo todos seus imoveis (na forma de um fundo de ações). Ou seja, vendendo seus ativos na alta. Ninguem conhece melhor a realidade do mercado imobiliario do que o BB e a Caixa.

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/bb-lanca-fundo-que-abre-investimento-em-imoveis-do-banco

    ResponderExcluir
  4. COMPRADORES NÃO CONSEGUEM APROVAR FINANCIAMENTOS E TENDA CANCELA CONSTRUÇÃO DE 12.000 IMOVEIS
    A expectativa do mercado é de que a Tenda, comprada pela incorporadora Gafisa em 2008 para atender os consumidores de baixa renda, cancele a construção de aproximadamente 12.000 imóveis. Isso porque a empresa, depois de ter pré-aprovado o crédito de muitos compradores, que contratariam mútuos habitacionais para quitar os imóveis, acabou verificando que seus clientes seriam incapazes de tomar os financiamentos. A direção da Gafisa, cuja estabilidade acabou comprometida, admite que ainda desconhece toda a extensão do problema.

    http://www.forumimobiliario.com.br/2012/09/cartorios-eletronicos-outras-notas/

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria!
    Aproveito para falar sobre o site de classificados de imóveis gratuito mais completo da web.
    Um portal moderno e com muitas opções para as imobiliárias, corretores, construtoras e proprietários que querem anunciar seus imóveis gratuitamente!
    Acessem www.facero.com.br e confiram as vantagens!

    ResponderExcluir