Total de acessos

Teste

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Infomoney: Bolha derruba mito de que imóvel nunca desvaloriza

O assunto bolha move paixões polares, tipo gremistas e colorados no Rio Grande do Sul ou garantidos e caprichosos no Amazonas. Cada um já tem sua opinião sobre o tema. Eu também tenho a minha e ao revelá- la apenas passarei a ser ofendido pela “torcida rival”, ninguém vai mudar de opinião por causa da minha. Qual das duas “torcidas” está certa só o tempo dirá, mas uma coisa de bom essa discussão trouxe, está ajudando a derrubar um mito: que imóvel não desvaloriza.

Imóvel é um ativo como qualquer outro, que valoriza ou desvaloriza conforme as condições de mercado e não há nada que garanta que o investimento é seguro. Aliás, é cheio de riscos. Porém, ao longo desses 15 anos de mercado, centenas de vezes já ouvi pessoas dizendo que imóvel nunca desvaloriza, que sempre repõe a inflação e é um investimento muito seguro.

Eu diria que até dois anos atrás essa era a opinião que reinava no nosso país, o mito que imóvel não desvaloriza nunca. Mas desde que a crença na existência de uma bolha imobiliária ganhou força, muitos (não sei dizer se a maioria) passam a afirmar que os preços vão cair. Uma notável mudança de postura que vai derrubando a antiga crença popular.

Portanto embora eu já esteja um tanto cansado dessa discussão, me alegra notar o lado bom da bolha, ou seja, que muitos perceberam o óbvio, que imóvel pode sim desvalorizar.

Isso é importante porque traz mais clareza e racionalidade ao ambiente de negócios. Imóvel é um bom investimento, talvez o mais antigo e tradicional de todos, mas é apenas mais uma classe de ativos e oferece riscos, inclusive de desvalorização, como quaisquer outros ativos (ações, FII, ouro, gado, títulos de renda fixa etc.).

Imóvel nunca foi nem será um “investimento seguro” porque isso simplesmente não existe. Investir implica em correr riscos, investir bem implica em conhecer os riscos e oportunidades de cada classe de ativos, evitar riscos desnecessários e dirimir os aceitáveis. Aquele que investe em imóvel (ou FII) por acreditar que não desvalorizará nunca ignora um risco elementar e vai precisar de muita sorte para não se arrepender.

A discussão sobre a bolha já se tornou passional, mas contribuiu muito para trazer racionalidade ao mercado imobiliário.

Minha opinião? Sou dos que nega a existência da bolha, pelos mesmos motivos que você já ouviu por aí, mas acredito que o preço dos imóveis deve cair moderadamente. 

Mas o que importa é que cada vez mais gente se dá conta que imóvel também desvaloriza!

(Infomoney - Blog dos Fundos Imobiliários - 11/05/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

7 comentários:

  1. É lógico que imóvel desvaloriza. Mas não é por isso que é ou não um bom investimento.
    Pois como qualquer outro investimento, sobe, desce e anda de lado.
    No Brasil, infelizmente, eu não fecho melhor investimento do que imóvel. Logicamente que não estou dizendo para comprar imóvel agora. O momento de comprar já passou.
    Mas, ainda chegará o momento de comprar de novo.
    No Brasil não existe nada que seja seguro. Nem o tesouro direto é seguro, visto que os nossos governantes já confiscaram dinheiro da poupança. Tudo bem que devolveram, mas na época do confisco, meus pais e muitos outros tiveram sérios problemas.
    Ações? FII? Eu até tenho, mas não coloco mais do que 5% do meu patrimônio. Afinal de contas, quem pode confiar em balanços apresentados por empresas brasileiras?
    Poupança? Nunca. Perde feio para a inflação. Melhor um CDB em um banco grande.

    Agora, para colocar, tipo, uns trezentos mil em algum investimento, para mim só imóvel mesmo. Isso o governo não me toma.
    Quem tinha imovel na época do confisco da poupança, seguiu a vida do mesmo jeito. Na realidade, quem tinha ações também. Só se fudeu o povo da poupança mesmo.

    Enfim, não confio em colocar altos valores em outro tipo de investimento pelos motivos expostos. Mas, obviamente não é para comprar imóvel agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fecha porque deve ser corretor e te doutrinaram a imobilizar todo o seu capital. Absolutamente todos os investimentos em renda fixa estão batendo o ganho dos imóveis.

      Quem tinha imóvel na época do confisco e precisou vender, teve que baixar e muito o preço, já que ninguém mais tinha dinheiro no país. E depois da estabilização amargou 20 anos de ganho zero ou negativo. Excelente investimento, né? rs

      Excluir
    2. kkkk.
      Argumento ridículo.
      Primeiro me chama de corretor.
      Segundo se esquece que imóvel vc ganha com valorização e aluguel. Aluguel corrigido pelo igp-m.
      Já na sua poupança vc perde da inflação. rsrs. E ainda corre risco de confisco.
      Fique na poupança e seja pobre forever.

      "Absolutamente todos os investimentos em renda fixa estão batendo o ganho dos imóveis".
      Depende.
      Nós estamos falando de qual período?
      Um ano, dois anos, vinte anos?
      Incrível como a pessoa ignora o fator tempo no seu "brilhante argumento".
      Exemplo básico: nós últimos 5 anos os imóveis ganham de todos os investimentos de renda fixa. No último ano não. Viu inteligente?

      Excluir
    3. Nos pròximos 5 anos quem investiu em imòveis vai tomar fumo sim.Se quiser vender vai ter que "baixar as calças".Se quiser alugar,vai ter que aceitar o que oferecerem.Se aumentar demais o aluguel,vai perder o inquilino e ainda por cima amargar 1 demora de meses,ate' de anos.Quem esta' no mercado imobiliàrio nâo deveria torcer para que aconteça outro confisco,,porque vçs serâo os primeiros a serem pulverizados.Ok,especulador?

      Excluir
  2. Investir em imóvel foi um ótimo negócio para quem comprou antes de 2008. Este papo de corretor de que "imóvel na planta é um ótimo negócio" não existe. Foi realmente um ótimo negócio para quem tinha imóvel antes da disparada dos preços, mas isto não quer dizer que continuará sendo um bom negócio no futuro. Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, gente!

    Concordo com o artigo de que não ocorrerá estouro de bolha mas sim uma "soft landing", ou seja, uma tendência geral de estabilização de preços e ligeiras correções para baixo em algumas localidades.

    Eu comprei um imóvel na planta em 2010 para moradia. Na mesma época em que o imóvel foi entregue pela construtora, eu tive que mudar de cidade. O imóvel está à venda, e a minha expectativa é de que eu não ganhe e nem perca dinheiro com esta venda, apesar do valor do imóvel ter valorizado desde o momento da compra. Motivo? O IPCA do período foi 22%, tive que gastar 2% do valor do imóvel com ITBI e no momento da venda terei que dar 6% do valor negociado para o corretor. Não me arrependendo de ter comprado imóvel, já que tinha como objetivo morar nele, mas como investimento foi um péssimo negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fabiano,

      Até bem pouco tempo atrás quem comprou em 2010 teria tido um excelente lucro se tivesse vendido até fins de 2012. Havia hordas de especuladores na internet divulgando lucros fantásticos, havia blogs e mais blogs sobre isso, era interessante pra eles divulgar isso pra garantir a saída deles da piramide especulativa.

      De 2012 pra cá o que aconteceu foi o seguinte:
      Já Houve o soft landing dos preços com leves ajustes pra baixo, coisa de 15% na média de bairros residencias das grandes cidades (exceto no principado da Guanabara)

      Agora (2014) o que está se dizendo é que irá haver um tombo ainda maior nos preços.

      Faça as contas:
      É fácil conseguir 0,8% ao mês de rentabilidade aplicando dinheiro.
      Imovel hoje valoriza 0% ao mês ou até negativo, aluguel dificilmente consegue mais que 0,4%

      Excluir
  3. Imóvel perde valor, aluguel também cai, e quem sabe investir sempre ganha...;) tem gente que tem imóvel e quer acreditar que não vai perder , tem gente que quer comprar e acredita que vai desvalorizar, uma coisa é certa se quem tem dinheiro ou quer comprar não aceita o preço atual ou conseguiu enxergar que o preço está muito alto...não vai comprar , ai é questão de tempo para ver quem aguenta mais...eu acredito que quem tem dinheiro vai preferir INVESTIR em renda fixo ou variável e ter retorno sem dor de cabeça com imóvel...

    ResponderExcluir