Total de acessos

Teste

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Portal R7: Mercado imobiliário esfria e abre espaço para queda dos preços

Após a bonança da última década, o mercado imobiliário ainda não decolou em 2014 e já amargou, por duas vezes, crescimento abaixo da inflação. Isso significa que os imóveis estão valorizando pouco e que o dinheiro investido está sendo corroído. Para economistas ouvidos pelo R7, o ideal é deixar mais para frente para comprar um imóvel ou, então, pechinchar muito e fazer o preço cair.

Menos compradores, inflação em alta, consumidores inseguros e instabilidade econômica estão entre os fatores que causaram esse esfriamento no mercado. Segundo economistas, para quem busca comprar um imóvel, a palavra da vez é cautela.

José Kobori, coordenador de MBA Finanças do Ibmec/DF, explica que o mercado imobiliário vem estabilizando os preços desde o ano passado. Mas, a partir de agora, com oferta ainda elevada e queda na procura, a tendência é que os preços baixem ainda mais.

Se você olhar numa perspectiva de ciclos, nós estamos no fim do momento de alta e entrando no momento de baixa. Por isso, no momento, investir em imóveis não é recomendável.

A economista da FGV/Ibre, Ana Castelo, afirma que não dá mais para falar de maneira genérica em bom investimento quando o assunto são imóveis.

Comprar na planta, agora, é um péssimo negócio, pois os imóveis não estão mais subindo como antes. O aumento dos últimos anos não existirá mais. Então, depende muito do negócio.

Por que a procura e os preços estão caindo?
De acordo com o professor Keyler Rocha, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP), a menor procura se deve à alta dos juros, que tem desestimulado o endividamento a longo prazo dos consumidores, que, por sua vez, estão mais temerosos para se endividar.

Os salários não cresceram na velocidade dos imóveis e a capacidade de financiamento ficou restrita, pois a prestação subiu acima da renda familiar.

Para Rocha, não é indicado comprar um imóvel no curto prazo uma vez que as eleições, no segundo semestre, devem causar um reajuste no preço da energia e impactar na inflação, provocando reflexos no setor.

Eu não compraria imóvel hoje, esperaria as coisas ficarem mais claras. Se for para uso próprio, não é tão ruim. Já se for para revender ou alugar, é péssimo negócio, pois é provável que você não encontre lá na frente um comprador disposto a pagar mais do que você pagou. É hora de vender.

O outro lado (e os eufemismos de sempre)
Se as perspectivas dos analistas sobre o mercado imobiliário não são as melhores, o mesmo não se pode dizer dos órgãos e associações ligadas ao setor.

O diretor de Negócios Imobiliários da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) Marco Dal Maso afirma que o imóvel é um bem de investimento de retorno a médio e longo prazo e que, nessa perspectiva, não há risco de prejuízo para o comprador.

Ele afirma que, apesar da menor alta dos imóveis neste começo de ano, haverá obras públicas de remanejamento urbano como o Novo Plano Diretor que causarão uma nova valorização imobiliária.

Hoje estamos num momento de estabilização, o que dá impressão que o imóvel cairá de valor, pois há mais oferta que demanda ocasionada pelo reflexo da economia e politica atual. Porém, a médio e longo prazo, não existe perda ou risco para o investidor de imóvel.

A presidente da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), Deborah Mendonça, comenta que a inflação mais alta neste ano de estabilização deve ser levada em conta na "valorização desacelerada" dos imóveis.

Em relação à variação de preços, ela afirma que haverá um aumento pouco acima da inflação. De forma alguma haverá uma queda nos preços neste ano, o que ocorrerá é um crescimento anual acima da inflação, apesar dos resultados negativos no início deste ano.

Opinião compartilhada pelo economista-chefe da Secovi-SP, Celso Petrucci, para quem o preço dos imóveis não deve cair daqui para frente, apenas em casos isolados.

Para a pessoa que pensa em comprar um imóvel, não se iluda porque daqui a um ano não vai encontrar mais barato, a não ser em casos isolados. O importante é ficar atento às ofertas de grandes empresas. Se você precisa comprar, não deixe de comprar pensando que o preço vai baixar.

(Portal R7 - Economia - 29/04/2014)

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO AQUI NO BLOG OU PELO LINK

5 comentários:

  1. Creio que os preços vão cair, é a lei da oferta x procura, tudo é questão te tempo.

    ResponderExcluir
  2. Após a Copa, os preços despencarão ..... e o PT irá voar do Planalto.

    ResponderExcluir
  3. É terrorista a posição de subida permanente acima da inflação. Simplesmente por que é insustentável e gera a quebra do mercado com o fim de entrantes nesse mercado.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo blog 1 milhão de acessos e ainda tem corvo negando - segurem essa p_ica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor:

      Agradecemos pela lembrança e por prestigiar nosso blog.

      Foram leitores como você que fizeram com que um simples e despretensioso espaço de opinião e informação chegasse a essa expressiva marca.

      Mais uma vez, obrigado, e continue nos acompanhando.

      Um abraço,

      Observador

      Excluir